Wednesday, October 26, 2005

Vasco Franco, low profile, man...

Este texto tem uns bons 2 anos (li-o num panfleto divulgado na C. M. de Lisboa), mas divulgo-o agora que o recebi de novo, enviado por uma colega da CML. Aqui vai:

"Apesar de ter apenas 50 anos de idade e de gozar de plena saúde, o socialista Vasco Franco, número dois do PS na Câmara de Lisboa durante as presidências de Jorge Sampaio e de João Soares, está já reformado.

A pensão mensal que lhe foi atribuída ascende a 3.035 euros (608 contos), um valor bastante acima do seu vencimento como vereador.

A generosidade estatal decorre da categoria com que foi aposentado - técnico superior de 1ª classe, segundo o «Diário da República» - apesar de as suas habilitações literárias se ficarem pelo antigo Curso Geral do Comércio, equivalente ao actual 9º ano de escolaridade. A contagem do tempo de serviço de Vasco Franco é outro privilégio raro, num país que pondera elevar a idade de reforma para os 68 anos, para evitar a ruptura da Segurança Social.

O dirigente socialista entrou para os quadros do Ministério da Administração Interna em 1972, e dos 30 anos passados só ali cumpriu sete de dedicação exclusiva; três foram para o serviço militar e os restantes 20 na vereação da Câmara de Lisboa, doze dos quais a tempo inteiro. Vasco Franco diz que é tudo legal e que a lei o autoriza a contar a dobrar 10 dos 12 anos como vereador a tempo inteiro.

Triplicar o salário. Já depois de ter entregue o pedido de reforma, Vasco Franco foi convidado para administrador da Sanest, com um ordenado líquido de 4000 euros mensais (800 contos). Trata-se de uma sociedade de capitais públicos, comparticipada pelas Câmaras da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra e pela empresa Águas de Portugal, que gere o sistema de saneamento da Costa do Estoril. O convite partiu do reeleito presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, cuja mulher é secretária de Vasco Franco na Câmara de Lisboa. O contrato, iniciado em Abril, vigora por um período de 18 meses.

A acumulação de vencimentos foi autorizada pelo Governo mas, nos termos do acordo, o salário de administrador é reduzido em 50% - para 2000 euros - a partir de Julho, mês em que se inicia a reforma, disse ao EXPRESSO Vasco Franco.

Não se ficam, no entanto, por aqui os contributos da fazenda pública para o bolo salarial do dirigente socialista reformado. A somar aos mais de 5000 euros da reforma e do lugar de administrador, Vasco Franco recebe ainda mais 900 euros de outra reforma, por ter sido ferido em combate em Moçambique já depois do 25 de Abril (????????), e cerca de 250 euros em senhas de presença pela actuação como vereador sem pelouro.

Contas feitas, o novo reformado triplicou o salário que auferia no activo, ganhando agora mais de 1200 contos limpos. Além de carro, motorista, secretária, assessores e telemóvel."

Moral da história: melhor que ser uma super star efémera é manobrar na sombra, com eficácia, capitalizando efeitos a longo prazo.

1 comment:

Anonymous said...

É uma questão de APELIDO, topas... e este mundo é dos espertos... ora toma lá esta:

Quando era jovem, o Vasco Franco levou uma gaja ao consultório de um médico terapeuta sexual (que era meu tio).

O meu tio perguntou:- O que posso fazer por vocês?

O VF respondeu:- Você poderia ver-nos a fazer sexo!

O mê'tio ficou espantado, mas concordou. Quando terminaram, o mê'tio médico disse:- Não há nada de mal na maneira como vocês fazem sexo. E cobrou-lhe 70,00 Euros pela consulta. Isto se repetiu-se por várias semanas, este casal marcava um horário, fazia sexo sem nenhum problema, pagava ao meu tio e a seguir, deixava o consultório.

Finalmente mê'tio médico resolveu perguntar-lhes: - Afinal, o que é que vocês estão a tentar descobrir?

E o Vasco respondeu: - Nada, o problema é que ela é casada e eu não posso ir a casa dela. Eu também sou casado e ela não pode ir a minha casa. No Hotel Tivoli, um quarto custa 120,00 Euros. No Hotel Holliday Inn custa 100,00 Euros. Aqui, nós fazemos sexo por 70,00 Euros, temos acompanhamento médico, é passado um atestado, sou reembolsado em 42,00 Euros pela Médis e ainda consigo uma restituição do IRS de 19,25 Euros...

Ele agora reformou-se, mas continua a ser o velho Vasco Franco (mas que de franco, não tem nada nem nunca teve... mas o apelido dele, andou uma vida inteira a enganar o pessoal).