Sunday, October 16, 2005

Todos os grunhos, O GRUNHO

Olhando a carantonha do major, não posso deixar de me sentir tentado a embarcar nas teorias daquela malta que tentava relacionar os comportamentos, "índoles", tendências, etc, das pessoas com as proporções da caixa craniana.

Mediam e re-mediam as cabeças dos presidiários em busca duma espécie de número de chumbo que permitisse determinar quem viria a ser criminoso (e quanto) e quem continuaria bonzinho pela vida fora.

O major, depois de ter sido expulso da tropa por se abotoar com o dinheiro da compra das batatas e outras vitualhas com que alimentava a soldadesca (parte do qual ia para a cadeia de lojas de electrodomésticos que se expandia à razão de várias por ano, só em Angola) lá conseguiu ser re-integrado, à custa de muita cunha e de chatear meio mundo. Teve, claro, que esperar muito tempo até que chegassem ao topo da hierarquia os seus camaradas de curso...

Na política, o homem mantém um curriculum parecido: lembram-se do grunho, em plena campanha eleitoral, há uns anos, com a TV a ver, oferecendo televisões e vídeos à escola visitada "vá lá, entrega um vídeo aqui à escola, pá!"...

Afinal, a forma da cabeça, o ar alarve, a carantonha feia, as feições grosseiras, os modos boçais não se alteraram.

Portanto...

7 comments:

Fátima Santos said...

e os que votam nesta peça...como serão eles?! é muita gente,n´é? Porra dói saber que este grunho (fixe!) leve gente atrás. Por isso gostava de perceber...
Beijinhos

Anonymous said...

Eu cá não concordo... acho que é a costela marroquina que está nos genes dos portugas... tipo, o gajo é um ladrão de feira, mas é muit'a esperto e engana toda a gente, portanto é o maior para nos representar no poder e vai fartar-se de gamas para nós!!! Ele gamar, gama... mas é mesmo para si próprio! E os tansos continuam a raciocinar em looping... não há nada a fazer, é mesmo assim...

Anonymous said...

Eu é que explico bem... e numa "pernada"... toma lá perna...

Anonymous said...

Eu é que explico bem... e numa "pernada"... toma lá perna...

Fátima Santos said...

eh! pá quem me dera me enganar, mas este Tiroliro (mais o basófias que o analista) cheira-me a TirolirA (podes apagar Dr Zeco..adoro este nick!)

Fátima Santos said...

vai lá ver as minhas artes fotográficas, carago!
Olhares Felinos

Anonymous said...

Oh Seila, oh Sheila, oh Seilá como te chamas, marca uma hora e um local reservado que te dou uma trancada, que te viro do avesso, que eu sou mais macho que o Zézé Camarinha, tás'ouvir... e são favas contadas que vais querer repetir... mas isso, só se fores boa comó milho qu'eu nã perco semen com canastrões... TirolirA à tua Tia e a Ti... é qué já a seguir!!!