Wednesday, May 05, 2010

O DINHEIRO NÃO COMPRA FELICIDADE?!

Lendo a frase da escritora Americana Gertrude Stein, penso que realmente só quem não precisa de dinheiro pode bolsar a frase tão ouvida de que o dinheiro não dá ou não compra felicidade.

Bem, isso seria verdade tomando-se a felicidade por um conceito absoluto "A Felicidade", um estado de plenitude que, se (quando?) atingido, nos coloca(ria) numa situação de não aspirar a mais nada...

Mas isto não existe! É-me inconcebível um estado em que não se possa aspirar a nada de mais, de maior ou de diferente (no Céu, talvez...) e mais, parece-me que esse estado deixaria de ser Felicidade - se calhar até levaria muito boa gente a buscar no suicídio a frustração de ter tudo e sentir falta de algo, talvez, já que mais não fosse, falta de lhe faltar alguma coisa.

Será disparate das três da matina? Não acho. Estou lúcido (raios, estou lúcido!).

O que existe é um conceito relativo de Felicidade, mais ou menos felicidade, maior ou menor proporção entre o que temos (e somos) e o que aspiramos (ter ou ser).

Para mim é muito claro que o dinheiro pode fazer toda a diferença mesmo em situações extremas. Seja, por exemplo o caso do sujeito com uma doença incurável, em fase terminal, a quem é atribuído um ano de vida.

O dinheiro não lhe poderá, por hipótese, comprar mais um dia de vida mas poderá proporcionar-lhe, seguramente, um fim de vida de conforto (relativo, é certo) com todos os cuidados paliativos que a medicina e o dinheiro podem proporcionar e, finalmente, uma morte em paz (também ela relativa...) de quem sabe que os seus ficam amparados pelo tal dinheiro que, não comprando "A Felicidade", pode comprar "porções" maiores ou menores dela.

O que, convenhamos, ajuda muito!

3 comments:

Anonymous said...

We would recommend ѕtopping by the beneficial wеbsite fοг mοre informatіon and fаctѕ.


Also visіt my page; mailer.urp.edu.pe

Anonymous said...

No addеd time expended on the fitneѕs center, nο
bаck pain for the reason that of to several cгunchеs or other stomach
workout routines аnd no far aԁditionаl
swеаty exercises baѕically to аsѕurе that yοur abs seem greаt.



Hегe is my ωeblog - the flex belt

Anonymous said...

The good thing is, EMS techniques are not
an incredibly large financial commitment. This approach can
be applied with warmth or possibly energy.

My blog ... flex Mini