Sunday, May 15, 2011

Quinta dos Alcoutins - qualidade às portas de Lisboa

No extremo norte da freguesia do Lumiar, parte já no concelho de Odivelas, foi construído um campo de golf ainda não haverá dez anos.

Com o campo de golf veio uma urbanização, um misto de moradias e alguns prédios de apartamentos, com um início titubeante, de tal modo que não me apercebi de o número de construções ter sido nada por aí além.

Como não é uma zona por onde circule, só no passado fim de semana passei por lá intencionalmente e me apercebi de que o campo de golf está bem e recomenda-se (bem tratado e com utilizadores, pelo menos ao fim de semana) e as moradias vão continuando a nascer a ritmo lento, mas encontrei muitas em construção, a par de muitas concluídas e habitadas.

O antigo aterro sanitário continua selado, com um certo ar de abandono (o capim, "coberto vegetal", cresce a esmo mas, se calhar, é mesmo assim nesse tipo de equipamento - será?!) não deita cheiros e quanto ao centro de triagem da Valorsul, que eu tinha ideia de ser uma coisa mal cheirosa, mesmo à distância, passei-lhe mesmo ao lado, devagar, e não me apercebi de cheiros, intensos nem ligeiros. Bom!

A ideia com que fico é que, quem tem dinheiro pode muito bom compar uma bela moradia num lugar com bons ares (assim o aterro selado e o centro de triagem o permitam) e tranquilo (a ciganagem que atirava pedras do alto do fortim/paiol já foi há muito realojada...), sem ter que viajar todos os dias quilómetros e perder horas e horas na estrada, como acontece a quem escolheu a Penha Longa ou a Beloura para habitar.

1 comment:

Anonymous said...

I take pleasure in, cause I discovered just what I was looking for.
You've ended my 4 day lengthy hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye

Also visit my blog: ポールスミス 時計