Saturday, May 28, 2011

AS VIRTUDES DA REPÚBLICA

Clique para ampliar e ler; use a lupa do cursor para ampliar mais

Que esta gaja é marada, basta ler as primeiras linhas do texto ao lado para suspeitar.

Mas quem leu (e eu li) os dois livros de memórias dela (o Bilhete de Identidade e o Passaporte) fica com essa ideia de ciência segura. Enfim, eu fiquei...

Não me entandam mal: os livros são bem interessantes, a juventude dela atravessou os últimos anos do Estado Novo e o pós 25 de Abril (parte do tempo um bocado longe, em Oxford), conta muita coisa daqueles tempos, se bem que se perceba que tudo lhe passou ao lado - tudo excepto, talvez, os homens, de quem conta coisas giras, por exemplo a respeito do VPV, eheheheheh!

Como historiadora não tenho nada de mal a dizer da Senhora, como "consumidor". Como não sou "colega" ela até nos poderia estar a meter o garruço que eu era capaz de não perceber.

Mas sobre as virtudes d' "A República" ou simplesmente da nossa 1ª República, o que ela "conta" bate certo com o que contam muitos outros historiadores, jornalistas ou, simplesmente, testemunhas que viveram aquela época.

Desgraçadamente, a verdade histórica é sistematicamente distorcida sobre aqueles tempos de arbitrariedade, semi ditadura e maniqueísmo doentio contra a Igreja e contra a Monarquia (versus, respectivamente, o laicismo e a república) por patetas como o Mário Soares e outros "republicanos e laicos", que a usura do tempo vai reduzindo a relíquias frágeis e pouco dignas de crédito. Além de poucas...

Que descansem em paz e... não nos chateiem.

Posto isto, leiam o texto da Filomena Mónica, tirado do Expresso de hoje, com a devida vénia.

No comments: