Sunday, April 25, 2010

O 25 DE ABRIL E A ARTE URBANA - TEXTO CORRIGIDO

Queridos leitorzinhos,

façamos vários minutos de silêncio enquanto contemplamos de vários ângulos esta obra de arte (?!) que o 25 de Abril permitiu que fosse construída e pespegada numa das praças mais amplas da cidade, na recém qualificada zona oriental, precisamente a Praça 25 de Abril.

Trata-se de um mamarracho de um dos artistas de regime (de esquerda da autarquia Lisboeta) José Guimarães.

Veja biografia AQUI.

Que mestre Lagoa Henriques, lá do assento etéreo a que subiu, me perdoe ter-lhe atribuído a autoria do mamarracho...

A peça chama-se Monumento aos Construtores de Cidades e está no centro da Praça 25 de Abril, junto à antiga fábrica Braço de Prata (croquis acima).

A peça lembra vagamente o monstro d'Os Caça Fantasmas, que aparecia no fim do filme e que tinha dimensões semelhantes ao presente mamarracho.

De qualquer modo, a peça parece antropomorfa (sabe-se lá se era essa a intenção do geronte) com braços a acenar a quem passa - ou a ameaçar esmagá-los se uma ventania a derrubar e desmembrar, como os mini tornados que estão na moda nos tempos mais recentes...

Um perigo público!!!

1 comment:

Marques Correia said...

O meu amigo João chamou-me a atenção para que o mamarracho não era da autoria do falecido mestre Lagoa Henriques mas do Zé Guimarães.
E tem toda a razão, daí a rectificação feita ao post.
Realmente, quando escrevi o post inicial, estranhei não encontrar nos sites sobre Lagoa Henriques qualquer referência ao mamarracho. Mas como sou teimoso e acho que a minha memória é fiável, pouco pestanejei.
Felizmente houve quem, mansamente, me chamasse à razão.
Tanks, João!