Tuesday, March 03, 2009

ESCOLA E EXCLUSÃO SOCIAL, COM DESIDÉRIO MURCHO

Clique para ampliar e ler.

Desidério Murcho ataca a questão dos cursos profissionais, criados como alternativa de formação para alunos mal sucedidos; contrariamente com o que se passava com os cursos tecnológicos, esta "solução" não permite uma progressão paralela ao ensino "normal", impedindo que os estudantes acedam à Universidade.

No fundo é um beco para onde se entra sem se encontrar saída.

Três excertos:

...(O facto de o número de inscritos em cursos profissionais ter passado de 3.676 em 2004 para 54.899 em 2008) "não é um sucesso porque os actuais cursos profissionais promovem ainda mais evidentemente a exclusão social do que os seus silenciosamente abandonados antecessores, os cursos tecnológicos."

..."Temos assim uma mentira política brilhante: mantêm-se os alunos na escola sem que na realidade estejam na escola."

"A escola tem que aprender a ensinar os jovens provenientes de famílias culturalmente carenciadas. Desistir de o fazer por ser difícil é uma perversidade inaceitável."

Read the man!

1 comment:

Alferes said...

Para ajudar esta "mentira política brilhante" ainda falta juntar os milhares de indivíduos que entram no ensino superior através dos concursos "dos maiores de 23". Mais uma brilhante estratégia de qualificação. São milhares que, todos os anos, frequentam o 1º ano dos cursos nos quais ingressaram. O que faltará dizer é quantos conseguem chegar ao 2º ano.