Saturday, December 03, 2011

UM ORTOPEDISTA DE FUGIR (MESMO A COXEAR...)

Clique no texto para ampliar e ler
Senhora que a foto do Expresso de hoje mostra foi operada ao tornozelo errado por um Senhor Doutor que não se terá dado ao trabalho de ler a papeleta que a acompanhava (assim a modos que ler as instruções...), terá discutido com a enfermeira que terá dito que não era aquela perna, era a outra, mas o Senhor Doutor  insistiu que era mesmo aquela que estava preparada para a ação. O Senhor Doutor terá deduzido que era aquela perna a operar, tudo isto, segundo o Expresso.

 
A doente, quando acordou, não queria acreditar e desatou num berreiro compreensível. É que o Senhor Doutor é que tinha descoberto o problema que a afligia e ela até tinha tido três consultas com Ele (com letra grande, que isto de sumidades é preciso ter respeitinho...).
 
Neste momento está tudo a caminho do Tribunal, pois o Senhor Doutor recusou-se a pagar a indemnização de 35.000,00 Euros que a ofendida reclama.

O Expresso conta a estória e dá nomes aos bois, inclusive ao  ortopedista, João Goulão. Leia o artigo completo, ao lado.

Não me lembro como é que foi quando, há trinta e tal anos fui operado ao joelho direito. Mas lembro-me distintamente, nas duas recentes operações que fiz, em 2010 e 2011, que, antes de me anestesiarem, confirmaram comigo que eu era fulano de tal e que ia ser operado a isto e àquilo.

Até no centro de medicina chinesa, antes da massagem (um luxo asiático, eheheheheh!) ou da acupunctura, a menina que me leva para o local do tratamento (todas  me conhecem há anos!) confirma que sou fulano de tal e que vou fazer este tratamento e não aquele. Obtida a confirmação, diz que o doutor já vem e retira-se.

Não sei qual é o protocolo no hospital onde o Senhor Doutor João Goulão opera os seus incautos pacientes, mas o bom senso recomenda que o cirurgião, antes de começar a cortar, confirme (pela papeleta, processo, ou pelo doente, se falou com ele antes da anestesia) que vai cortar a coisa certa.

Salvo seja...

1 comment:

Rogério Rodrigues said...

O Dr. João Goulão é um grande Ortopedista e eu que o diga,
Um grade abraço Rogério Rodrigues