Saturday, December 03, 2011

PEDRO LOMBA - CONSELHOS A QUEM COMEÇA A UNIVERSIDADE

Clicar na imagem para ampliar e ler

Escavando a pasta Pictures, dei com este texto, digitalizado em Setembro e não utilizado, que aqui repesco e vo-lo apresento. Parece-me muito interessante, não só pelas sugestões (no título, chamei-lhes, maldosamente, conselhos...) que Pedro Lomba dá a quem começa agora os estudos mas pela referência que faz à carreira ou às carreiras que muitos terão ou não terão.

Isto fez-me lembrar o mundo à parte em que vivem os funcionários públicos (incluo, obviamente, a tropa nesse grupo) sempre chateados porque a "progressão nas carreiras" está bloqueada ou não singram como era suposto, porque um qualquer novo estatuto não acautela essa tão sacrossanta "progressão na carreira" ou que, pura e simplesmente, não define as "progressões na carreira".

Alguns mili-tares quase chegaram, aqui há uns vinte anos, talvez mais,  a fazer uma revolução (enfim, p'raí um pronunciamento) porque não havia meio de chegarem a coronel (um direito, carago, uma conquista de Abril...).

Os sindicalistas, malta com a cabeça formatada pelo molde de funcionário público, continuam a reclamar contra a indefinição de carreiras no "sector privado" onde a "precariedade" é cada vez maior e "as conquistas de Abril" estão sob o fogo cerrado do patronato.

Esta malta nunca saíu do PREC, benza-os S. Lenine virgem e mártir... 

No comments: