Saturday, April 02, 2011

AS REVOLUÇÕES E O RETROCESSO DA CONDIÇÃO DA MULHER

Cliquem nos textos para ampliar e ler

O texto que a Pública de hoje traz, do Paulo Varela (que saudades dos textos que escrevia quando estava na Índia) e que aqui publico na íntegra, como prometido, aborda uma questão muito pertinente: as revoluções, revoltas e movimentos quejandos que fazem cair ditadores têm, por vezes, m efeito nefasto sobre os direitos das mulheres. E não só.

Ele dá exemplos recentes, mas eu prefiro ir buscar um muito mais paradigmático do o do Iraque: o da Pérsia, quando o regime do Xá Rezza Pahlevi foi deposto e em seu lugar o famigerado aiatola Komeini estabeleceu a república Islâmica.

Não só a dita república (na realidade uma execrável teocracia com um Líder Supremo a servir de cereja no bolo) não se revelou mais democrática nem mais amiga das liberdades que o regime do Xá, como as mulheres foram reduzidas à pior condição que os islamitas radicais reservam para a mulher - pior, pior, só mesmo os Talibans no Afeganistão, nos tempos do zarolho líder (não me recordo do nome nem merece que perca o meu rico tempo a ir ver...).

Leiam o texto e meditem...

1 comment:

Maria de Fátima said...

eu penso, nisso, penso, sim...e temo