Sunday, April 10, 2011

ALDRABÃO É ASSIM...

Clique na imagem para ampliar e ler

No Público (melhor, na Pública) de hoje vem uma sucessão de frases proferidas com a assertividade e convicção (?!) que caracteriza o palhaço (acho que é a 2ª vez que uso esta palavra para classificar uma pessoa...) que tem feito de 1º ministro deste pobre país.

O gajo pode ser um zero à esquerda em quase tudo, mas em "números" para a comunicação social é um verdadeiro alho. O modo como deu um nó cego (um verdadeiro cheque mate) ao PSD com a questão do PEC 4 foi de mestre!

De facto, desde que é minoritário no parlamento, Sócrates sempre negociou com a oposição os sucessivos PEC's e o orçamento para 2011. Com o PEC 4 fez diferente, levou-o a Bruxelas (ou será Brochelas...) onde foi aceite com elogios, sem qualquer negociação prévia com a oposição, nem directa nem no parlamento, e sem ser dado conhecimento ao Presidente. Chegado de Bruxelas (ou...), perante o País perplexo, o Sócrates propôs negociações à oposição, se bem que Bruxelas (ou...) tivesse de imediato informado que no PEC 4 não havia nada a alterar. Nada, portanto, a negociar.

O PSD ficou num dilema: se aceitava o PEC 4 as is, ficava numa posição insustentável, atrelado ao Governo que nem cavaco lhe tinha dado antes de ir a Bruxelas com o dito PEC 4; se não aceitava, ficava na posição em que ficou, com o PS a chamar-lhe irresponsável , a culpá-lo pela queda do Governo, pela subida das taxas de juro, pela queda dos ratings, enfim, por todas as desgraças que Sócrates andou a semear nestes 6 anos de má gestão e mania das grandezas. Recordo que ele mantém o TGV porque "o financiamentio já está garantido"...

A minha caríssima metade e depois (só depois!) um comentador da nossa praça, alvitraram uma saída para o PSD: aceitar o PEC 4 na condição do Sócrates se demitir a seguir. Devolvia o dilema ao Governo. Talvez tivesse sido uma boa solução...

3 comments:

Fátima Santos said...

ora!! e essa teria sido a solução, mas "o rapaz dos lábios finos" não vê longe como a estimada mac eheheh essa mulher

Septuagenárioi said...

O país, o PS e toda a malta ficou baralhada com o malabarista que até se consegue entender com Kadafi, o espanhol e a alemã.

Até o Durão vai por ele.

Como dizem os nossos amigos "o cara é fogo"!

Marques Correia said...

Septuagenário, que é feito sde si?! Tudo bem consigo? Espero que sim.
Já sentia a falta das suas observções certeiras e às vezes contundentes.
Apareça, que é muito bem vindo!