Thursday, July 22, 2010

MOAMBA DE FRANGO

Estou siderado!

Precisei da receita da moamba e, naturalmente, vim procurá-la aqui. Pensava (estava convencido!) que entre os oitocentos e tal posts tinha encaixado um para a moamba e outro para o feijão de óleo de palma.

Afinal, nicles. Tinha, de facto partilhado estas minhas receitas, mas noutro local ( a revista da APOIAR).

Vou já corrigir o lapso.

Tomem nota:

MOAMBA DE GALINHA

INGREDIENTES:

Para a preparação deste prato são necessários os seguintes ingredientes, para cerca de 3,5 kg de galinha (asas, peitos, pernas, coxame):

- 1 lata grande de molho de moamba (0,9 litro);

- 1 lata de 3,6 dcl de óleo de palma (de lata, claro, não se metam a ferver o dendém...);

- 2 cebolas médias (entre uma bola de golfe e uma de ténis);

- 4 dentes de alho (dentes, ok? Nada de dentinhos...);

- 5 colheres de sopa de azeite;

- 2 caldos de galinha;

- 2 courgettes médias (cerca de 0,5 kg no total);

- Abóbora meio verde, cerca de 1 kg;

- 2 pimpinelas (ou xuxu), cerca de 0,5 kg;

- 250g de quiabos;

- sal e gindungo QB

PREPARAÇÃO

1. Descascar a cebola e os dentes de alho, cortá-los em bocados pequenos (não use a picadora 1 - 2- 3); reservar;

2. Lavar os bocados de frango (use frango do campo: é mais caro, mas não se desfaz com a mesma facilidade que os de aviário), tirar as peles e gordura, cortar os peitos em bocados mais pequenos, a seu gosto, cortar as asas em bocados (pelas articulações – deite fora as pontas). Reservar.

3. Descascar as pimpinelas, retirar os caroços e cortá-las em bocados, a seu gosto (a minha bitola é de cerca de 3 cm). Fazer o mesmo com a abóbora. Cortar metade dos quiabos em fatias com cerca de meio centímetro de espessura e deixar a outra metade intacta (corte apenas a ponta e a parte oposta, dura, que ligava ao caule).

4. Abrir a lata de óleo de palma, despejá-la num tacho grande (cerca de 10 litros), juntar-lhe o azeite, as cebolas e os alhos cortados e alourar em lume brando.

5. Deitar os bocados de frango no tacho e deixar refogar um bocado (15 minutos), mexendo de vez em quando, para fritar por igual. Deitar o sal, os caldos de galinha e o gindungo, a seu gosto.

6. Deitar no tacho os bocados de pimpinela, de abóbora e dos quiabos, cortados e inteiros, deitar água quente até cobrir tudo; não exagere para o molho não ficar aguado. Deixe levantar fervura e deixe ferver, mexendo de vez em quando durante cerca de 20 minutos. Prove e afine os temperos (sal e gindungo).

7. Abrir a lata de molho de moamba e vertê-la para dentro do tacho; mexa bem para desfazer o molho de moamba, que é uma pasta. Deixe ferver durante cerca de meia hora, mexendo de vez em quando.

Sirva com funge de fuba de mandioca ou de milho. Se não tiver o gosto adaptado às Áfricas, faça arroz branco, que também não vai nada mal.

Antes de servir, deixe assentar bem e retire com uma concha e... muito jeitinho parte do óleo de palma que fica a sobrenadar o cozinhado. Pode guardar o óleo retirado no congelador e voltar a usá-lo na próxima moamba.

Bons cozinhados!

2 comments:

septuagenário said...

Esse prato ajudou-me a poupar dinheiro e o meu estomago fugindo às rações de combate em 1961/2.

Torcendo o nariz e cheio de coragem, provei esse prato pela 1ª vez, perto da serra da Chela na Hunguéria.

O nosso 1º andou por lá ontem e a modos que incentivou as pessoas a investir. Cuidado e caldos de galinha!

Esse prato prefiro com peixe seco que se compra na rua da Alfandega.

Mas com fuba de mandioca.

Cumprimentos

Marques Correia said...

Curiosamente também iniciei na Huíla, na então Sá da Bandeira, o gosto nos sabores angolanos.
Os faxinas que serviam os sargentos, no bairro militar, recebiam o rancho trazido do quartel e que, quase invariavelmente, era pirão de mandioca com peixe seco, acompanhado de óleo de palma, onde se mergulhavam bocados de pirão e de peixe, à la manu, claro!
Era muito bom!
Muitos anos mais tarde, em Luanda, comi o mesmo mas, em vez de óleo de palma simples, usava-se feijão de óleo de palma como acompanhamento.
Um destes dias dou a minha receita de feijão de óleo de palma que fui afinando e que faz sempre muito sucesso.