Thursday, March 04, 2010

O PREÇO DA REPUBLICA - ATÉ NOS COMBÓIOS...

Clique para ampliar e ler

Há dias insurgia-me (noutro forum) contra as comemorações do centenário da República, pela confusão torpe e intencional que se faz entre ideais republicanos e democracia (entre outras "confusões"...) e recordando que a Presidência da República nos sai muito mais cara que a casa real da maioria das monarquias reinantes na Europa.

Nem de propósito, o Público de hoje chapa um artigo de duas páginas "Quando os combóios usavam coroa" onde a alturas tantas (ver texto acima, transcrito desse artigo onde figurava em caixa) se refere que a carruagem real (do tempo de D. Luiz) que será exposta em Utrech vai ser restaurada nas oficinas da CP no Entroncamento por € 55.000,00. Quanto ao "nosso"combóio presidencial dificilmente ficará pronto a tempo de integrar aquela exposição por o seu restauro estar orçamentado em € 2.000.000,00 (dois milhões!!!). Naturalmente não há cacau para essa extravagância e está-se, de mão estendida, a recorrer ao Mecenato, etc, etc.

Porquê?

Muito simples: um Presidente não se contenta com uma simples carruagem. Precisa de salão presidencial, salão do Chefe de Estado (não é a mesma coisa?!), carruagem dos ministros, restaurante, carruagem dos jornalistas e furgão.

See what I mean?

2 comments:

Septuagenario - transcricao said...

Bolas!!! Apaguei o comentário do Septuagenário quando tentava apagar a minha resposta para a substituir por um texto sem gralhas.
O comentário aqui fica transcrito, com o meu pedido de desculpas:

De: septuagenário
Data: 06-03-2010 14:59:22
Para: marques.correia@netcabo.pt
Assunto: [Pensar Não Dói, ai, ai!] New comment on O PREÇO DA REPUBLICA - ATÉ NOS COMBÓIOS....

septuagenário has left a new comment on your post "O PREÇO DA REPUBLICA - ATÉ NOS COMBÓIOS...":

Será que a seguir ao 5 de outubro/10, muitos dos nossos avós, tambem achavam que tinha sido mal feita a revolução, como hoje se ouve "que não foi para isto que se fez o 25 de Abril"?

Provavelmente sim, e talvez já no 1º de Dezembro de 1640, os cacaravós tambem já não gostaram da "restauração", daquela maneira.

É que sempre ouvimos que o Salazar, isto, que o rei aquilo, e que juntos aos espanhois é que era porreiro.

Parece que, nem hoje, com a capital em Bruxelas, ficamos contentes.

Talvez o Sócrates seja a "solução final"!

É que as melhores surpresas, saem de onde menos se espera!

Não podemos desanimar!

Marques Correia said...

Meu caro Septuagenário,

há que tempos não me dava o prazer dos seus comentários. Tanto tempo, tanto tempo ... que, entretanto, me tornei sexagenário, veja lá isto!

Realmente o nosso povão é uma coisa do caraças. Parece que eram os romanos que diziam que lá para os confins da Hispania vivia um povo tão rude, tão intratável que não se governava nem se deixava governar!

Eram os nossos antepassados, caraças!!!

E desde então as mudanças, nesse aspecto, não foram por aí além...