Sunday, March 07, 2010

SECÇÃO DE TAUROMAQUIA - E VIVA A GABRIELA CANAVILHAS!!!

A gajada anti touradas anda excitadíssima porque a Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, deliberou criar uma secção de Tauromaquia no CNP Centro Nacional de Cultura.

Caíu o Carmo e a Trindade! Então as lutas entre homens e animais, com a morte de um deles na arena, não eram também tradição? E perguntam, indignados:

Vamos voltar às lutas de morte na arena?!

Onde vai isto chegar?!

Não sei se a Ministra é contra ou a favor das touradas mas essa sua decisão indicia uma coisa muito importante em quem governa: isenção face aos agentes/lobies que a tentam puxar/empurrar nas direcções que lhes interessam e também (se possível) face aos seus próprios gostos e interesses.

Eu expilico:

Eu posso não gostar de vinho, pelo menos não sou apreciador da pinga e olho com ar galhofeiro para aquela malta mascarada que se reúne de tempos a tempos para entronizar (é assim?) mais um copofónico honorário (mesmo que seja um Cavaco semi abstémio...) ou militante que, para tal, alinha na mascarada e nos rituais iniciáticos.

Posso não gostar, mas seria rematada ignorância não reconhecer que associada ao vinho existe uma tradição, uma cultura por muito que as manifestações mais visíveis da dita sejam os bêbados a arrotar postas de pescada em jantaradas e a despejá-las de seguida, muitas vezes para a rua, de cabeça encostada ao antebraço e este apoiado a um poste de iluminação, enquanto o copofónico chama o Gregório em tom sofrido...

A rapaziada da Animal, do partido de defesa dos animais (não vai em maiúsculas porque não sei se o nome é mesmo este) e de outros grupos quejandos, manifestamente, têm outra visão da coisa: a cultura boa (ou a Kultura...) deve ser defendida, promovida, apoiada com dinheiros públicos; a cultura má deve ser escondida, estigmatizada, perseguida.

Só lhes falta mesmo um kamarada Staline para os conduzir ao sucesso.

Ou, talvez mais adequadamente, um porco Napoleão...

2 comments:

Anonymous said...

és uma verdadeira puta minha linda!

Marques Correia said...

... e tu um anónimo panasca, incapaz de dar a cara pelo que defende.