Tuesday, June 09, 2009

TIANANMEN - 20 ANOS DEPOIS...

Reveja o tipo dos sacos de supermercado (?) à frente da coluna de tanques aqui . Este foi o episódio que ficou na memória de toda a gente que acompanhou a revolta dos estudantes (recorde aqui) contra o regime de Pequim, esperando que o PCC caísse de maduro como o PCUS caíu de podre.

Não caíu.

Manteve o rumo traçado pelo Pequeno Timoneiro, mantendo as rédeas do poder firmemente nas mãos e comandando (viabilizando) um desenvolvimento económico e social que levou a China à posição em que está, a caminho de se tornar a 1ª economia mundial. Mais dez anitos e deve lá chegar. Veja mais aqui: Deng Xiaoping.

Teria sido melhor que o PCC se tivesse desmoronado ante a força da razão (?) dos revoltosos pela Liberdade? Foi melhor usar a força necessária para acabar com a revolta e evitar veleidades semelhantes nos tempos mais próximos?

Olhando para o que se passou na URSS e nos dez anos de pobreza, marasmo e estagnação entre a queda de Gorbatchov e o advento de Putin, é legítimo perguntar:

Teria sido melhor, para quem?

1 comment:

Anonymous said...

O Mao não tem culpa que tenham instalado o social-facismo na China depois da sua morte e do cobarde assasínio do Bando dos Quatro.