Saturday, August 14, 2010

O DIABO (TAMBEM) VESTE ZARA

Finalmente encontrei à venda um livro da autoria do meu colega João Pedro Ribeiro sobre eqtiqueta, bom gosto, aprumo, descontracção ... muito do que num homem moderno pode ajudar a causar uma boa primeira imagem. E, naturalmente, também a segunda imagem e as imagens seguintes.

Mas a primeira imagem que causamos é marcante, é essencial. É que, como refere o João Pedro, não temos segunda chance de causar uma boa primeira impressão.

Ainda não li o livro todo - acho que é mais um livro para consulta, para se ler sobre um tema e deixar os outros para consultas seguintes - mas o que li pareceu-me muito interessante. Não é que eu seja versado na matéria e apto a criticar cabalmente a matéria lida.

O meu contacto com manuais de etiqueta é curto e superficial. Resume-se ao manual de etiqueta que me deram no primeiro ano da Academia Militar ("Saber viver" era, salvo erro, o título) e ao Manual de Etiqueta do Zé Vilhena.

Do primeiro, retive dois ensinamentos muito importantes: não olhar descaradamente pelas janelas das caves adentro nem perguntar a uma senhora se "Está BOA?" (pergunta-se, com ar seráfico, "como tem passado?").

Do segundo, retive que é recomendável tratar as meninas de 16 anos como se tivessem 17 porque elas, muitas vezes, reagem como se tivessem 18...

Retive ainda dos ensinamentos do Vilhena que não se come uma bacalhauzada com todos como se come uma espanhola do Maxime. O manual do Vilhena metia-se em aspectos do saber viver em que, muitas vezes, pensamos que as boas maneiras não têm cabimento. Nada mais errado!

O João Pedro dá-nos boas dicas sobre como (o que) vestir em diversas situações (bem me lixou com aquela de que os suspensórios têm que ser abotoados às calças e que suspensórios de molas são para putos...), sobre boas maneiras à mesa (por essas e outras é que tenho uma caixa de palitos no carro...), etc, etc.

Ainda por cima está bem escrito e com graça.

Parabéns, João Pedro!

No comments: