Saturday, October 10, 2009

SE VAI JANTAR FORA, NÃO VÁ AO TORRICADO!

Será que parei no tempo? Para mim, um restaurante é um sítio onde se come, onde se valoriza a qualidade (e o preço associado), a variedade da escolha disponibilizada, o ambiente, a higiene, o serviço e por aí fora.

Mas é muito claro que a comida é o principal num restaurante e tudo o mais é a envolvente, são as condições para podermos apreciar (degustar, para ser mais fino...) aquilo que se escolheu.

Será que isto é ser antiquado? Será ter parado no tempo? Se é, que se lixe!

Vem isto a propósito de um domingo, o último, em que fui desaguar com a minha idolatrada (que não gosta de comer fora e é uma chatice para a tirar do remanso do lar...) a um tal Torricado, no Campo Pequeno.

Tínhamos falhado o Richard's (fechado ao domingo) e a Portugália (bicha enorme, para a saleta encolhida pelas obras...) e as hipóteses não eram grandes, dado que procurávamos uma sala para fumadores. Lembrámo-nos das esplanadas cobertas do Campo Pequeno e, depois de analisar os menus expostos cá fora, atacámos o tal Torricado.

O patrão recebeu-nos com uma breve explicação de que serviam comida tradicional (porreiro, pá!) mas não tinham batatas fritas e essas coisas. Comecei a ficar receoso, mas lá nos sentámos...

Ao lermos a lista, de trás para frente de de frente para trás, e depois de termos perguntado ao patrão se tinham alguma coisa parecida com bife (pela leitura da carta não tinhamos chegado a nenhuma conclusão) - disse que não tinham - apercebemo-nos de que estávamos num local onde a especialidade não era comida mas sim um conceito.

O tal conceito (que não se comia) era assim a modos que a gente dialogava longamente com o empregado de mesa e construía o menu que iríamos comer (dentre o que estava listado, bem entendido). Na mesa do lado, duas brasileiras e um brasileiro dialogaram com o empregado uns bons 20 minutos, depois de terem estudado (é o termo) a lista uma boa meia hora e pareciam estar deliciados com o conceito (com a comida, pareceu-me que não tanto).

Afinal, para não irmos (mais uma vez) cair à Churrasqueira do Campo Grande (tem uma ampla parte da sala principal para fumadores) lá encomendámos pastéis de massa tenra, ela, e pastéis de bacalhau, eu, acompanhados, ambos, por uma açorda que percebemos ser uma espécie de papas de milho malandrinhas, com legumes à mistura e uns bocados de tomate por ali espalhados.

Os pastéis de massa tenra não eram maus, mas não tão bons como os do Frut'Almeida; os pastéis de bacalhau eram muito bons, valha a verdade (bati os brazukas aos pontos: escolhi em cinco minutos o que eles levaram 50 a escolher, depois de muita análise, reflexão e consulta ao empregado). O interior dos pastéis era uma espécie de bacalhau à Brás, enrolados em aletria cozida (parecia...) e tudo passado pelo forno. Sem gozo, estavam excelentes!

À parte os pastéis de bacalhau (que, tal como os de massa tenra só como em snacks, ao balcão e a correr...) o restaurante é uma boa merda! Pouca variedade, muito barulho, ementa muito pouco explícita, um zero absoluto em pratos "normais" - devia mesmo ter provado o bacalhau torricado; como dá o nome à casa, talvez se aproveite.

Portanto, NÃO VÁ AO TORRICADO, mas se quiser ir, vá ao site e tire primeiro todas as dúvidas que a ementa (e o conceito...) não deixarão de lhe suscitar.

E depois... diga-nos como foi.

6 comments:

Anonymous said...

Realmente este comentario não deve ter sido feito ao Torricado do Campo Pequeno, de certeza. Também, quem quer um bife não vai a um Restaurante com este nível. Nem deve saber o que é comer bem.

Anonymous said...

Realmente... comparar um restaurante de possiveis grelhados a um restaurante que mistura nova cozinha com a nossa cozinha tradicional, não tem mesmo nada a ver. É o mesmo que querer muito comer pizza e parar num Japunes e comer sushi... Devemos desmistificar as coisas antes de cairmos nelas de pára-quedas. O Torricado é um grande restaurante sim senho... aconselho vivamente para quem gosta deste tipo de culinária.

Mário Silva

Zé Correia said...

Ao primeiro anónimo, recordo que eu não fiz um "comentário" mas uma descrição (nada curta) sobre o que se passou na minha mesa e na vizinha.
Se comer bem é isso, tenho muita pena do Anónimo. Está visto que pensa que comer bem é mergulhar num ambiente pretencioso (que ele julga sofisticado...) e comer pastéis de bacalhau. Tchhhhhh!
Quanto ao sr Mário Silva, desculpe-me lá mas essa de ter que fazer preparação para ir a um restaurante (para não cair de páraquedas) deve ser para rir. "Desmistificvar as coisas antes de cair de páraquedas"?! Num restaurante?!
"Este tipo de culinária"? Qual? Pastéis de bacalhau?
Give me a break... (a menos que tenha "parte" no tal "grande restaurante")...

Anonymous said...

ir a determinados restaurantes requer uma certa classe que nem todos os portugueses têm. com certeza não deu valor à excelente carta de vinhos que o restaurante tinha, nem nunca provou o magnifico arroz de pato com couve à portuguesa, sem comparação. é verdade que para ir a determinados restaurantes temos que analisá-los primeiro, para que não sejam suplentes da portugalia.

Marques Correia said...

Ó caro Anónimo, por amor da Santa...
Não vivo da crítica a restaurantes nem aprecio particularmente a sofisticação (a arte...) culinária.
Está fora de questão "analisá-los primeiro" (restaurantes) antes de lá ir. Quando muito dou uma vista de olhos à carta antes de me sentar.
Na verdade nunca me passou pela cabeça que o tal Turricado não tivesse um bife grelhado nem nada que se pareça e que o pateta do dono (gerente) ainda se orgulhasse disso.
O amigo "bate" na expressão "determinados restaurantes" - pois, mas como saber se um restaurante com "bom ar" não é um desses "determinados restaurantes" onde se tem que estudar, analisar para depois comer um pastel de bacalhau?...
O turricado fechou, ou só fechou a esplanada coberta, cá fora?

Anonymous said...

K exagerados, meninos, ambos! Nem é tao mau como diz um, nem tao bom como defende o anonimo...dele nao reza a historia, pronto, mas ta la e quer se quiser servir dele k dele faça bom proveito.... Bom sim é o restaurante do luis suspiro na ordem dos medicos, esse sim...nem se compara.
Beijinhos