Thursday, October 23, 2008

O QUE DIZ O MULEIRO...

Vem este post a propósito de um artigo assinado por um deputado que começava, precisamente, com o dito:

QUEM DÁ O QUE TEM, A PEDIR VEM

O artigo não interessa muito, mas este dito representa muito do lixo que é despejado para dentro da cabeça dos putos, desde pequeninos, que aponta no sentido oposto ao da solidariedade, social, familiar, pessoal, solidariedade, tout court.

Felizmente, não me tenho apercebido que a malta nova tenha menos o sentido da solidariedade (e dos valores, em geral) que a malta da minha geração tinha há 40 anos - estou pertinho dos 60's - e tem no presente.

Isto contra o que muito comentador, político e "senhor" de verbo fácil, para quem atravessamos uma grave crise de valores...

Crise de valores my ass!!!

Voltando aos provérbios, para mim fazem muito mais sentido os ditos como:

QUEM DÁ O QUE TEM, A MAIS NÃO É OBRIGADO

QUEM DÁ AOS POBRES EMPRESTA A DEUS

FAZ BEM E NÃO OLHES A QUEM

mesmo quando traduzem (podem traduzir) um "negócio" com Deus ou com os outros: faço bem, para que também receba algum.

Que diabo, é melhor isso do que não dar nada aos outros com medo de vir a precisar e não ter. Como o sr Scrooge, o tio Patinhas e outros quejandos...

O meu amigo Eduardo Santos(*) tinha uma sabedoria pragmática, nem sempre muito condizente com a sua devoção religiosa, mas cheia de bom senso.

Dizia ele, qualquer coisa no género: é um disparate dizer-se que

MAIS VALE SER POBRE E COM SAÚDE QUE RICO E DOENTE,

quando o que interessa é: MAIS VALE SER RICO E TER SAÚDE QUE POBRE E DOENTE!

O Eduardo ficava perplexo com a "luta de classes" que muito boa gente traduzia por

OS RICOS QUE PAGUEM A CRISE

e que, para muitos, conduziria a uma sociedade sem ricos.

Dizia o Eduardo:

Acabar com os ricos?! Disparate, eu quero é acabar com pobres!

. . . . . .

(*) Eduardo Jorge Martins dos Santos, meu colega em Angola, na TAAG, e mais recentemente na AIP, durante cerca de 11 anos. Morreu já há alguns anos.

(O Muleiro é, naturalmente, o homem da mula)

No comments: