Saturday, April 22, 2006

O Irão e os Amaricanos

Desta vez (carago!) não consigo concordar, sem sequer compreender bem os camones: por que raio é que andam com tanta tanga em relação ao programa nuclear do Irão?

Não será claro que cada país tem o direito de desenvolver os meios de produção de energia que entender? Afinal o petróleo não é eterno e quando a China e a Índia começarem a beber dele à tripa forra a pressão sobre os países produtores vai ser muito maior do que é hoje. E as reservas vão-se em poucas décadas.

E mesmo que o Irão produza armas atómicas, qual é o galho? Claro que a generalização do Nuke Club a toda a maltosa não é propriamente o cenário mais seguro para o planeta e o apoio dos Aiatolas ao radicalismo islâmico não augura nada de bom.

Mas ... e então?

Não será fatal como o destino que com o "progresso" tecnológico cada vez mais países terão acesso ao know how e aos meios para fazerem bombas atómicas? É preciso aprender a viver com essa realidade em vez de apenas tentar-se evitá-la com uma autoridade global que não existe. A ONU, para além dos tachos que distribui e de ir controlando guerrinhas locais, de pouco mais serve.

Com este escarcéu todo, o que os Camones conseguem é que o preço da gasolina continue a subir. E se resolverem atacar o Irão, aí é que temos que começar a pensar mais em andar de bicicleta.

Que porra!!!

2 comments:

Anonymous said...

Pergunta de ignorante: sera que mesmo com aquela zona do globo toda radioactiva (pelo menos por 100 mil anos)ainda da para se tirar de la petroleo?...porque se der, missil a mais ou missil a menos...

joaninha

Anonymous said...

Ó Joaninha,
andaste na escolinha do mestre Maozedong?!
Bolas, bolas...