Sunday, February 19, 2012

A MORTE - ESSA COMPANHEIRA QUE QUEREMOS À DISTÂNCIA

 Soube esta tarde que o Zé Penha morreu na passada quinta feira. Não sei pormenores mas sei que a malvada impediu de vez que o nosso distanciamento se tenha podido resolver. Afastei-me quando me apercebi que uma caricatura que publiquei sobre o holocausto tinha causado mal estar com a Rita, cuja família foi, em grande parte, ceifada nos campos de extermínio nazistas. Tive pena porque o Zé era um dos poucos amigos novos que fiz nos últimos dez ou 15 anos. Um homem bom e honesto. Paz à sua alma!


No mes passado tinha morrido o João Nunes Oliveira. Tinha-os apresentado e fizemos alguns almocitos com mais um ou dois amigos. A tertúlia que se desenhava não vingou por causa do meu afastamento do Zé Penha numa altura em que o relacionamento deles ainda não se tinha autonomizado. Foi pena, mas não podemos fazer nada contra a fatalidade quando ela, inexorável, nos sai ao caminho. Há que continuar e tirar as devidas lições, tratando as amizades com desvelo e cultivando-as com todo o cuidado.
.  .  .  .  .  .  .  .  .
Entretanto, o nosso mundo vai-se estreitando...

2 comments:

Maria de Fátima said...

O Zé Penha dos antigos alunos...
os amigos partem e a gente fica com eles na lista dos telefones, nos endreços de e-mail e sobretudo na lembrança: hoje fazia anos, ou pior que tudo quando era só com aquele que falaríamos daquele assunto e "vou ligar-lhe"...um n´so do caraças e a saudade
beijinhos mano

mac said...

xit!