Sunday, March 06, 2011

O ASILO DE SÃO LUÍS DOS FRANCESES

Quando o médico me disse que operava na clínica de São Luis, no Bairro Alto, não tinha a mínima ideia de que clínica se tratava.

A internet esclareceu um pouco, mas pouco mais: tratava-se do Hospital de Saint Louis, na rua Luz Soriano, coordenadas para o GPS, mapa e... mais nada.

Também conhecido por hospital Francês, trata-se de uma unidade de saúde, mais clínica que propriamente hospital, encravada no coração do Bairro Alto, com acessos difíceis, ruas estreitinhas...

O edifício em que está instalada é muito antigo (não encontrei a data em lado nenhum, no Brasil ainda havia uma imperatriz...), adaptado aos requisitos de um hospital modernos, com bloco operatório, UCI, etc.

Os quartos do bloco original do edifício estão numa zona que se desenvolve em torno de um jardim, com claustros fechados (em caixilharia de alumínio lacado, que o frio aperta...) com paredes revestidas a azulejos antigos, com painéis de santos (um deles com uma ponta coberta por uma calha técnica...).

Um dos painéis tem a assinatura da casa Viúva Lamego, mas não é claro que os restantes tenham a mesma orígem.

Andei pela net a ver se havia mais sobre o edifício ou sobre o Asyle de Saint Louis des Français, mas não encontrei nada...

Se encontrar, dou mais detalhes.

No comments: