Sunday, October 21, 2007

Ainda a famigerada classe dos médicos...

Se bem que com muuuuuito atraso, não queria deixar passar em branco mais uma boutade do exemplar de homo (pouco)sapiens que detem o cacete na Ordem dos Médicos.

O Ministro, vendo o que toda a gente já vê desde sempre, resolveu, e bem, começar a moralizar um bocadinho o modo como os divinos físicos (o dr Africano Neto, um verdadeiro cromo, referia-se aos seus pares como os deuses da medicina, os únicos que podem apalpar as vossas mulheres, etc, etc) resolveu, dizia eu, controlar o tempo que os tipos passam no hospital, de uma forma mais efectiva que o livro de ponto.

Com o "ponto" feito pela apresentação da impressão digital, ou pelo reconhecimento ocular, ou outro elemento biométrico, é mais difícil o clínico fazer o ponto de vários dias, de uma assentada, e com as horas de entrada e saída a baterem certo com o horário que lhe é exigido (se alguma coisa se pode exigir a esta gente...).

O caceteiro mor, mais a batucada dos sindicatos, manifestou de pronto a sua oposição a tão absurda (?) forma de controlo que iria fazer baixar imenso a motivação dos médicos. O bastonário afirmou mesmo estar cientificamente provado que a produtividade dos médicos baixa quando a sua efectividade no serviço é controlada de forma tão taxativa. O tipo tem uma cara de pau que me espanta!

Senhor Ministro, não ceda perante esta cambada de cazukuteiros, tipos desqualificados e sem escrúpulos que têm conseguido manter uma situação de pleno emprego e plena impunidade para a classe, enquanto o desgraçado do cidadão tem que se sujeitar a longuíssimas esperas porque suas excelências pouco consultam e pouco operam ... nos hospitais públicos. Em benefício, claro, da sua actividade privada para onde, muitas vezes, o desgraçado do doente é obrigado a passar, para obter um atendimento razoável. Isto, quando tem "disponibilidades", naturalmente.

Até quando?

4 comments:

Anonymous said...

Falar mal é muito fácil, mas quando precisamos de um médico sabe bem ter um por perto, dedicado e competente. E a verdade é que temos entre nós muito bons médicos que não merecem o tratamento rasca que este blogue lhes dá.
Até parece que o seu autor estudou para medicina e teve que desistir ou nem sequer teve média para entrar.

Marques Correia said...

Meu caro anónimo!
Então o meu amigo não é capaz de distinguir a espiga da seara, a árvore da floresta, o cão da matilha, o homem da multidão?!
E, já agora, o indivíduo da classe (profissional, neste caso) a que pertence, não consegue?!
Claro que há muitos médicos dedicados, competentes, etc, etc, o que não impede que, como grupo (classe, seita, como lhe aprouver) sejam do que há de pior em termos de defenderem o grupo contra tudo o que o ameace, inclusivé a família de doentes que "tiveram azar" e foram desta para melhor porque o médico que lhe coube na rifa (cirurgião, anestesista, whatever) estava num dia menos bom...
A classe cerra fileiras e a morte mais macaca torna-se "natural"...
Lembra-se da posição da Ordem sobre os genéricos? Não eram de confiança, os "de marca" é que eram bons e outros disparates que hoje deixaram de se ouvir. Porquê? É simples, perderam a guerra e ... adaptaram-se.
Lembra-se da posição da Ordem e dos sindicatos sobre a abertura de novos cursos de medicina e de mais vagas nos existentes, lembra-se? Sempre foram totalmente contra, com argumentos merdosos de que a qualidade, etc e tal... repare que o Instituto Abel Salazar (acho que é assim que se chama) no Porto, continua a ser olhado pelo médicos mais velhos como uma espécie de escola médica de segunda linha.
Como é que acha que se chegou a este estado, com uma falta de médicos absolutamente gritante, mesmo com os espanhóis e os "de leste", cada vez mais omnipresentes?
Por que é que acha que é preciso mais de 19 valores para se entrar para medicina? Será por acaso, ou porque o curso é muito difícil e só acessível a malta sobredotada?
Já pensou nisso?
Deixo-lhe estas pistas para o meu amigo pensar que, como diz o nome deste blog, não doi, ai ai!

Anonymous said...

pensarnaodoiaiai.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading pensarnaodoiaiai.blogspot.com every day.
bad credit cash loans
payday advance

Marques Correia said...

Fuck you!!!