Sunday, April 10, 2005

Pedofilia na Casa Pia - livro de Pedro Namora

Com a presença da provedora da Casa Pia, a esquisitíssima Catalina Pestana, que prefaciou o livro, e muitas pessoas ligadas ao processo, foi lançado a 4 deste mês na Bertrand o livro de Pedro Namora "A Dor das Crianças Não Mente".

Vou comprá-lo, lê-lo, e depois direi de minha justiça neste local.

Entretanto, sempre vou dizendo que não serei um leitor imparcial: tenho muita simpatia pelo papel que o Pedro Namora desempenha neste caso, dando a cara, com muita paixão, para que se faça justiça compensando, de algum modo, os lesados e castigando os abusadores. Castigando-os, por muito mediáticos, abonados e cheios de amigos que sejam, por muitas lágrimas que vertam para as câmaras, por muito simpáticas que sejam as esposas.

Estou à vontade para manifestar esta posição porque conheci o Pedro Namora quando fomos colegas na AIP, onde ele era a figura de proa da Comissão de Trabalhadores, conotado com o PCP, cursado na antiga União Soviética, e eu actuava em muitas assembleias como opositor acerrimo das posições dele. Não eramos amigos.

Mas em relação a abusos de crianças internadas numa instituição por adultos que deviam tomar conta delas e que, ainda por cima, os entregavam a terceiros para actividades afins, as minhas posições e as do Pedro Namora se não são coincidentes, não andarão longe.

Portanto, independentemente de questões de pormenor, daqui lhe envio um abraço e o meu apoio.

4 comments:

Anonymous said...

O Pedro Namora é um comuna que não foi abusado na Casa Pia.

Ele próprio conta que a única abordagem foi-lhe feita pelo Bibi que estava na sanita (?!), pediu-lhe para lhe passar um rolo de papel higiénico e, então, tentou agarrá-lo.

Se o Namora sabia tanto sobre os abusos, como é que só agora, já advogado, fez as denúncias, sabendo bem que a publicidade lhe iria trazer clientela no futuro. Porque é que não as fez antes?

Ele diz que suspendeu a sua actividade como advogado e eu acredito. Mas quando voltar a exercer, será um tipo conhecido, com ligações, com uma clientela potencial numerosa. Ele está a investir no futuro.

O tal livro que escreveu é de fazer chorar as pedrinhas da calçada e o título é um equívoco: claro que as crianças (e todos nós, afinal) mentem ou não mentem consoante a sua educação, a sua estrutura moral e também conforme as circunstâncias, a carga emocional do momento.

Mas também espero que os pedófilos sejam punidos exemplarmente.

Portanto, AO CADAFALSO com eles!!!!!

Unknown said...

Olá senhor Engenheiro,
encontrei o seu blogue por acaso e não podia deixar de lhe agradecer as palavras simpáticas.
Pedro Namora

Anonymous said...

Pois passaram seis anos desde que Namora soube e revelou os factos mas só hoje li o livro: numa manhã, em estado de choque. Recordo aquilo que uma cliente do meu pai disse a propósito do Carlos Cruz: "oh senhor Dr....eu acho que ninguém ia inventar aquelas acusações...mas eu gosto tanto do Carlos Cruz que não possso acreditar nisso". Pois foi isso que vergonhosamente toda uma classe política, intelectual e artística promoveu, tal igual como a ignorante que comentou isto. A sensação que tive de humilhação e vergonha pelo que alguns maçons e socialistas (salvo o Dr. Candal, claro, e poucos outros citados no livro) fizeram pelo descrédito da Justiça em Portugal continua a ser inexplicável no estrangeiro.
Espero que o povo perceba isto.
Um abraço ao Dr. Namora, que não conheço mas felicito. MJC

Anonymous said...

Para mim, o Dr Namora e' um heroi!! Assim como todas vitimas, sobreviventes a este caos, que de forma mais ou menos anonima expuseram o caso!!!
Toda a gente sabe que Portugal esta a saque, dos poderes economicos, do governo, e das respectivas piranhas que se aproveitam de estarem nesse lugares de destaque. a aproveitam as fragilidades de um sistema de justica, de advogado que quando chegar a hora certa, vao direitinhos pro INFERNO.

Portugal e' um T0, pequeno... toda a gente conhece alguem que conhece fulano... e fala-se no que passava na casa pia. Sabe-se. O Povo portugues sabe. De sua justica eles estavam condenados logo a' partida. Mas infelizmente a justica e' torpedeada a torto e direito.

Nunca mais de hei-de esquecer do amigo do carlos cruz que dizia "se o CC e' pedofilo, eu tambem sou!".

Olha... e nao e' que era mesmo? e onde esta esse senhor? PIROU-SE!!!

Por mim, untava-os com mel e punha-os perto de um ninho de formigas bala. para verem o que e' bom para a tosse!

ACHO BARBARO O CC TER DADO UMA CONFERENCIA DE IMPRENSA DEPOIS DE TER SIDO CONDENADO. VERGONHOSO! E SE ELE FOGE PRO BRASIL? COMO E'?

Ah, uma palavra final... Masonaria...