Sunday, September 25, 2011

John Kennedy - mais vale cair em graça...

O presidente Kennedy será sempre lembrado como um grande presidente, desgraçadamente morto antes de ter podido mostrar que o era.

Morto antes do envolvimento a fundo no Vietname, creditado com a vitória na crise dos mísseis e desculpado na derrota da Baía dos Porcos, invejado pelo contínuo cortejo de mulheres (desde a Marilyn Monroe...) que lhe eram servidas pela corte que o acompanhava desde os tempos da universidade, a verdade é que para uma presidência, tudo isso é muito, muito pouco.

Ainda por cima, a aventura da invasão a Cuba, se bem que preparada pelo seu antecessor, foi autorizada por ele depois de lhe ter tirado tudo o que poderia ter dado à invasão alguma hipótese de sucesso - o apoio aéreo.

E, do alto da sua "superioridade intelectual e cultural" (parece que tocava piano e falava francês...), fazia apreciações negativas sobre políticos com muito mais currículo que ele e que, após a sua morte, acarinharam mais os direitos civis, o apoio aos pobres (na educação, na saúde na proteção social) do que ele fez ou propôs fazer durante o seu encurtado mandato.

Lyndon Johnson, que ficou para a história como o Presidente que enterrou a América na guerra do Vietname foi quem deu o impulso que faltava para que os direitos civis dos negros fossem mais que uma simples e vã esperança.

Foi o principal responsável pela legislação da Grande Sociedade que incluía leis para impor os direitos civis dos negros, programas de apoio na saúde aos pobres (Medicare e Medicaid), proteção do ambiente, ajudas à educação dos pobres e pelo programa, que teve algum sucesso, de guerra à pobreza. Até incluía um programa  de radio e televisão públicas, tão populares entre a malta de esquerda dos nossos dias!

E o que dizia dele John Kennedy, entre duas quecas com amigas entroduzidas discretamente pelas traseiras da Casa Branca, lá onde décadas depois o desgraçado do Bill Clinton foi enxovalhado por uns simples bóbós feitos por uma estagiária?

Dizia: "podes imaginar o que aconteceria ao País se Lyndon fosse Presidente?"

Que grandecíssimo ass hole...

No comments: