Sunday, January 04, 2009

JOSÉ PÓS DE MINA - AUTARCA DO FUTURO

O Presidente da CM Moura foi considerado pela revista norte americana One World uma das dez personalidades finalistas ao seu prémio internacional, ligado às energias renováveis. José Pós de Mina, de 50 anos, eleito pelo PCP a cujo Comité Central pertence, apostou na instalação no concelho de um parque de geração fotovoltaica, na Amareleja, que entrou já em produção.

Como seria de esperar, Pós de Mina teve que vencer dificuldades extremas com o bando de idiotas que licenciam os empreendimentos em Portugal, sendo tão difícil licenciar um empreendimento destes, "amigo do ambiente" (raio de frase!) como um central termoeléctrica queimando pó de carvão e bombeando para a atmosfera toneladas e toneladas de CO2.

A teia de burocracia é infernal, os montes de ministérios, direcções gerais, institutos, etc, etc, que têm que dar parecer e por cujo parecer é preciso esperar são de dar em doido.

Mas Pós de Mina perseverou e da sua pachorra havemos de beneficiar todos pois os precedentes criados vão tornar mais ágil o licenciamento de futuros parques fotovoltaicos. De qualquer modo, umas pancadas na madeira e uma boas figas não são demais...

Mesmo que não ganhe o tal prémio, o destaque dado à sua pessoa e a Moura vão permitir olhar com outros olhos aquela terra fronteiriça e ignota mas na vanguarda do aproveitamento de um recurso que temos com abundância: o sol.

Pós de Mina mostrou também que não é só o Turismo que aproveita o sol e o transforma em empregos e bem estar para a população.

1 comment:

Fátima Santos said...

amigo do ambiente" (raio de frase!)
raio de frase ou raio de expressão? aquilo é frase?

tá de parabéns o concelho da minha amiga MM - tenho que dar-lhe os parabéns