Thursday, May 08, 2008

Bob Geldof e a África

O rapaz Geldof, com toda a autoridade moral que lhe dá o seu estatuto de bonzinho, resolveu aproveitar as luzes da ribalta acesas sobre o seu toutiço, no Pestana Palace, para descarregar um chorrilho de acusações tolas sobre "os governantes criminosos de Angola", sobre as casas em construção ao longo da costa de Luanda, as mais caras do mundo, segundo ele, mais caras que em Chelsea, "mais caras que um terreno de 1200m2" (esta unidade de preço desconsertou-me, confesso).

O rapaz não sabe, nem lhe deve interessar, que "este governo de criminosos" conduziu o país durante décadas de guerra alimentada pelas mentes bem pensantes deste mundo que viam em Savimbi uma luminária dos direitos humanos, o homem capaz de dar aos angolanos a "paz e o progresso" a que teriam direito.

Mas, enquanto a sua hora não chegava, o "ocidente" ia-lhe dando armas para ele, metodicamente, ir destruindo o país (pontes, estradas, centrais electricas, rede de alta tensão, institutos de investigação (um,pelo menos) etc, etc, etc, etc, etc). Por seu lado, "o governo de criminosos" era sujeito a um embargo de armas e de tudo o que pudesse ajudar ao esforço de guerra, obrigando-o a comprar a pronto, mais caro e em cash tudo o que necessitava para combater as tropas de Savimbi, ainda por cima encostado à querida aliada África do Sul (a do apartheid, não a de Mandela). Como dizem os franceses, qui se ressamble, s'assemble...

O poder e a riqueza dos generais enviados em missões de aquisição com malas de dinheiro (o tal cash...), como não podia deixar de ser, empolou a olhos vistos...

Como andei a dizer e escrever durante anos e anos, a solução para a guerra era matar Savimbi, tout court, pois a UNITA nunca foi mais que uma coutada sua, criada à sua imagem e semelhança, sistematicamente "desbastada" de todos os que pudessem fazer sombra ao Muata. Matá-lo pouparia anos e anos e guerra, mortes e destruição.

Mesmo perdendo as eleições, controladas pela ONU, com a falecida Margaret Anstee à frente, o velho cabrão persistiu na guerra, numa posição muito melhor que antes das eleições pois usou o processo eleitoral para expandir os seus domínios, espalhando as suas tropas por todo o território. Recordem-se gentes!

Morto o velho filho de puta, a guerra acabou na hora (eu não fálei?!) e a UNITA remeteu-se, finalmente, à dimensão e função de partido político.

Nestes poucos anos desde a morte daquele que arde (certamente) nas profundas do inferno, Angola transfigurou-se: pagou a dívida externa (creio que toda), reconstruiu grande parte das estradas (os orçamentos dos chineses eram muito inferiores aos das empresas portuguesas e francesas...), está em vias de concluir o restauro dos caminhos de ferro, grande parte das escolas e hospitais estão ou estiveram já em reconstrução ou beneficiação, a agricultura e a indústria estão, mais lentamente, a recuperar, uma classe média de empresários cheios de iniciativa desponta e prospera criando riqueza e emprego. O PIB cresce consistentemente a taxas de dois dígitos, na casa dos 20%, e, o que é melhor, só cerca de 50% desse crescimento tem raíz no petróleo!

Claro que o modelo "capitalista" não agrada à rapaziada de esquerda, que continua a sonhar com o "socialismo africano", que tão bons resultados tem dado ... (raio, não me lembro onde!), e descarrega a sua frustração sobre a "cleptocracia" ou o "governo de criminosos", como o pateta do antigo músico, agora rapaz bonzinho prefere chamar.

Ah! os antigos retornados vêem este desenvolvimento com um genuíno despeito: pudera, estavam à espera que, depois da guerra, o governo angolano "os chamasse" para ajudarem a por a economia nos eixos, que eles não conseguiam, sem essa preciosa ajuda...

. . . . . . . . .

Há quem viva no mundo da Lua e vive infeliz, ainda por cima...

22 comments:

renato gomes pereira said...

1. 08-05-2008 15:02
Publicidade paga pelo poder económico em


Este BOB só pode ter feito aquelas afirmações numa estratégia concertada com o poder económico emergente em Angola... Digo isto porque ele sabia dos projectos que irão ser levados aefeito na Baia... Só alguém endinheirada e de muito poder económico poderia dar a dica...E fundamentalmente interessa passar a mensagem para outros muito ricos...e amensagem sifrada que BOB foi transmissor foi esta:
venham fazer boas casas na Baia de Luanda venham viver conosco na Baia de Luanda...nós somos os senhores do mundo... esquece a Suiça... conosco na Baia TU RICAÇO proteges o nosso império e nós protegemos o teu... Uma mão lava a outra...

ou outra coisa que quer significar o mesmo...
Visitante
mandachuva

renato gomes pereira said...

http://www.club-k-angola.com/video/AngolaGeridaPorCriminosos.wmv

Zorze said...

Caro Marques Correia, concordo parcialmente com as suas ideias. Mas facto é que à uns anos Dos Santos, ou melhor, o Estado Angolano, ou melhor, quase a mesma coisa, comprou uma avião para seu uso pessoal de 4 milhões de contos e isto já há alguns anos, bem ...
Sua filha pertence a alguns conselhos de admnistração. Atenção não estamos a dizer que a menina não seja competente em seus dotes empresariais, mas, a parte ética ...
O rapaz cantor tem as suas incongruências é certo. Mas disse alguma mentira ?
Com os milhões de dólares que juntou nos Live Aids, parte destinou-se a plantações de café na Etiópia. A coisa não correu bem, mas, a culpa não é dele. Derivou que a Indónésia teve anos muito bons e inundou o mercado de café com preços muito baixos.
Caro cá fico, thanks pelo vídeo, pois já está no meu blog. É que não sou um perito informático e ainda não estou especialista na captura de vídeo. No meu blog tens um mail e podes dizer-me como fazer uma captura de vídeo porreira. Mais uma vez obrigado.
Podem ver em :
http://extrafisico.blogspot.com/2008/05/desenvolvimento-sustentvel.html

Abraço,
Zorze

Zorze said...

Errata: onde se lê Indónésia, deve-se ler Indonésia.

O link do vídeo do cá fico serviu para substituir um outro que tinha para mostrar Geldof. E já agora a minha fonte fidedigna a que me refiro no meu post aparece nesse vídeo, de relance.

O mundo da lua, caro Marques Correia, tem muito que se lhe diga.

Mais um Abraço,
Zorze

Marques Correia said...

Pois,pois, dar dinheiro para os pobrezinhos fazerem aplicações que depois (azar do caraças!) dão em nada, não me parece a maneira melhor de os ajudar.
A caridade (que muito prezo) que leva comida a quem dela precisa, material escolar, equipamento hospitalar, medicamentos, etc, deveria centrar-se nessa ajuda, normalmente de emergência e não a ensinar a pescar quem prefere comer chocolates.
Uma boa maneira de manter a África (o terceiro mundo, nos tempos que vão correndo resume-se, quase, a África) no estado actual é hostilizar os estados cujos governos promovem ou, pelo menos, permitem o desenvolvimento das actividades económicas (para além de se encherem..) e acarinharem os países cujos governos se limitam a uma retórica politicamente correcta, direitos humanos, democracia, etc, (para além de se encherem, também).
Esta de os governos se encherem, é apenas imitar os países em que vivemos, com maior ou menor expressão - maior, ao que se diz, no caso de Angola - mas sempre, sempre, com as famílias dos governantes (incluo Governo, Assembleia, autarquias, etc, etc, etc) a operarem, não um saque directo (os tempos serão outros), mas dividindo sistematica e sustentadamente os tachos existentes.
No meio desta "normalidade" toda, dou muito valor (mas mesmo muito valor!) a governos em cujos países se pode estudar, trabalhar, fazer negócios, ir à praia ao restaurante e à discoteca, onde a economia prospera e as oportunidades e empregos crescem consistentemente (sustentadamente...) permitindo à população olhar o futuro com (alguma) esperança.
Em África, não vejo muito mais países, para além de Angola, onde essa vivência seja possível e tem sido possível desde há muitos anos e anos, excepto em áreas controladas pela UNITA, durante a guerra, onde a vida normal, como referi acima, era, pura e simplesmente, imposível.
. . . . . . .
A contrapartida, claro!, é esse governo se governar (ao que se diz...) muito bem.
Deus (e os eleitores) mantenha o Zé Du no poder por muitos e felizes anos.

Anonymous said...

Até que enfim, Angola está a ser devidamente governada, principalmente em certas plataformas marítimas.

Anonymous said...

Nao sei se e mais um trombone de aluguer da Pigmentocracia comunista emepelense imposta pela casta neocolonial em Angola, ou sei la de que lhe beneficia este individuo ao escrever sobre um Pais onde nao possui nenhuma raiz, no sentido proprio, pah!
Quem disse que o mplapt alguma vez serviu interresses dos Angolanos? Mas afinal quais foram as verdadeiras razoes da guerra civil de Angola desde os maquis?
Matar o Savimbi e qualquer intelectual Angolano nao-(crioulo, portugues, katangues, das ex-colonias portuguesas,etc...)bufo ou assimilado, isto sim foi sempre o vosso moto de existencia....
Quem disse que o mpla quis c ongregar todos?
Sempre quiseram humiliar, encurar, "vencer", decapitar tudo que defendesse uma Angolanidade genuina e uma independencia autentica, genuina e completa de Angola e dos Angolanos.
Bob Geldof falou sim a verdade verdadeira. Angola esta entregue a governacao de arqui-CRIMINOSOS, ladroes e assassinos sem escrupulos.
Porque que nao vai perguntar os proprios Angolanos la no Cazombo, Damba, Ka,bundi katembo, Nsoso, Kuemba, Mavinga, etc?....
Procura outro tema.
Talvez investigue as incalculaveis riquesas da clan Eduardo dos Santos seus generais e afins?
Os Falcones e Gaydamacks, etc... como Angolanos de primeira versus os autoctones....

Anonymous said...

Antes de escrever sobre Angola, faziam bem em cá vir passar 1 mês e rodar pelo país e ouvir as pessoas e perceber até que ponto o governo que temos nos satisfaz. Venham ver o país da "gasosa", onde 1 miserável que ganha 100 dolares por mês tem de dar 50 dolares na escola publica para conseguir matricular o seu filho. Venham ver os miseráveis a pagar os medicamentos e até a cama que utilizam nos hospitais publicos, imundos e desaparelhados. Venham ver tudo, de bom e de mau e depois falem. Passem 1 mês com 4 horas de luz por dia, a circular em cidades esburacadas, sujas e abandonadas pelos poderes publicos. E vejam os Cayennes e os Prados reluzentes dos governantes a circular pelos restaurantes de luxo da ilha onde 1 refeição custa 100 dolares. Venham ! Eu cá estou à vossa espera. Depois escrevam com fundamentos.

Marques Correia said...

Realmente, já não vou a Luanda há 20 anos (faz este ano).
Mas estive lá cerca de 25, dos quais mais de 12 depois da independência e mantenho um contacto estreito com pessoas que continuam em Angola e mantenho-me informado, provavelmente mais informado do que quem está em Luanda e pouco mais vê do que esquina ao fim da rua.
Além disso, aparentemente, a rapaziada que vive em Angola parece só saber de Cayennes e da fortuna do clã Zé Du.
. . . .
Para saber tão pouco não me parece que seja preciso ir a Angola...

Marques Correia said...

... essa do "Savimbi e qualquer intelectual Angolano" era para rir, não era?

Ahhahahahahahahahah!

Anonymous said...

Pelo que escreve, deve manter-se informado lendo o "jornal de Angola", que só mostra o que interessa aos cleptocratas cá da terra...
Em Angola vemos as televisões do mundo inteiro, acedemos a internet,e tudo se sabe. Quem dera pudessemos bater palmas ao governo, era sinal que a independência tinha chegado a todos.

Marques Correia said...

Realmente, há muitos, muitos anos que não leio o jornal de Angola.
O seu último comentário mostra a sabedoria que referi...
Como disse, para saber tão pouco nem é preciso sair da Brandoa.

mac said...

"Savimbi e qualquer intelectual Angolano"?...

AHAHAHAHAHAH!

Anonymous, é uma pena que não tenha estado alguma vez, em pessoa, em discordância com esse intelectual. Perceberia muito melhor até onde chegava a sua intelectualidade!

Marques Correia said...

Ganda MAC, Estou siderado!

Caro Anónimo, tanto quanto sei os dissidentes da UNITA (melhor, do chefão da UNITA) não tinham grandes hipóteses de argumentar com esse grande "intelectual Angolano".

Ya, meu, o kota curtia pouco os muadiés refilões. Mandava-os p´ra Cuba na hora! O Wilson, as "bruxas", etc, etc, etc que o dissessem, se não tivessesm a boca cheia da boa terra do sul de Angola, uns sete palmos abaixo do nível do chão...

Anonymous said...

E no vosso querido MPLA os dissidentes eram tratados a pão de ló, não?
Leiam mas é os últimos livros que saíram sobre o 27 de Maio e aprendam alguma coisa!!!
O Zé Du paga-vos para falarem bem dele? Até parece que sim!!!

Marques Correia said...

Meu caro anónimo. Se te refers a "Holocausto em Angola", "Purga em Angola", "Massacres em África", não só li,como comprei antes do Professor os recomendar (é obra!).

Se não os leste, recomendo que leias os três, para perceberes umas (pouco) subtis diferenças.

O Holocausto, passe o deslocado e pretencioso do título, é um livro de referência e consulta, como repositório de depoimentos de presos pelo MPLA, principalmente no seguimento do 27 de Maio. Nada contém da visão "do outro lado", muito menos de depoimentos "isentos". Contém muitas incongrências, como tipos que estiveram presos em S. Paulo e contam imensas coisas passadas noutras prisões como se lá tivessem estado. Mas, enfim, são depoimentos como outros quaisquer e o leitor valoriza como quiser.

No livro sobre os massacres em África, a Felícia Cabrita, no que toca à revolução perdida de Sita Valles, traça uma descrição convincente e documentada do que foi a germinação, maturação, preparação e a execução do golpe do 27 de Maio, não se perdendo em muitos detalhes do que foi a sua repressão (detalhes que vamos colher, com muito detalhe nos outros dois livros).

No livro Purga em Angola, a autora reune vasta documentação sobre o golpe e a subsequente repressão, ambos sangrentos, não disfarçando a sua posição a priori: o golpe do 27 de Maio foi, provavelmente, engendrado pela camarilha do Neto, que engendrou o assassinato de alguns dos seus para ter o pretexto para para fazer a purga, extensa e sangrenta que se seguiu ao golpe. A autota é, contudo, pouco hábil: por vezes apresenta uma série de factos, que dá como provados e documentados, por exemplo, o assassinato do Saidi Mingas e do Bula e N'Zagi pelos apoiantes do Nito Alves, orquestrados pela Sita,uma misto de Passionária e Komissária Política, para, de repente, por um ponto e dizer: mas há muitos que pensam que foi o grupo de Agostinho Neto que encenou a coisa,para parecer que tinham sido os do Nito a cometer os assassinatos, e desembesta por aí fora. Escuso de referir a desonestidade intelectual que esta actitude representa...

Os três livros, no conjunto, mostram de forma credível o que aconteceu: um golpe "popular" sangrento, que não resistiu ao vote face apoiado pelos cubanos e a que se seguiu uma longa e ainda mais sangrenta repressão.

Anonymous said...

...please where can I buy a unicorn?

Marques Correia said...

Quien es esto cabrón?!

Anonymous said...

ELLEN DEGENERES GAY
[url=http://videoexclf1.vidiLife.com]ELLEN DEGENERES GAY[/url]
ELLEN DEGENERES GAY
[url= http://videoexclf1.vidiLife.com ] ELLEN DEGENERES GAY [/url]
SCARLETT JOHANSSON BUTT
[url=http://videoexclf7.vidiLife.com]SCARLETT JOHANSSON BUTT[/url]
SCARLETT JOHANSSON BUTT
[url= http://videoexclf7.vidiLife.com ] SCARLETT JOHANSSON BUTT [/url]
PAIGE DAVIS STRIPPING
[url=http://videoexclf8.vidiLife.com]PAIGE DAVIS STRIPPING[/url]
PAIGE DAVIS STRIPPING
[url= http://videoexclf8.vidiLife.com ] PAIGE DAVIS STRIPPING [/url]
STACY KEIBLER IN A BIKINI
[url=http://videoexclf9.vidiLife.com]STACY KEIBLER IN A BIKINI[/url]
STACY KEIBLER IN A BIKINI
[url= http://videoexclf9.vidiLife.com ] STACY KEIBLER IN A BIKINI [/url]
BREASTS CELEBRITIES
[url=http://videoexclf10.vidiLife.com]BREASTS CELEBRITIES[/url]
BREASTS CELEBRITIES
[url= http://videoexclf10.vidiLife.com ] BREASTS CELEBRITIES [/url]

Anonymous said...

CELEBRITY NIP SLIPS
[url=http://my.curse.com/members/LESHA7.aspx]CELEBRITY NIP SLIPS[/url]
CELEBRITY NIP SLIPS
[url= http://my.curse.com/members/LESHA7.aspx ] CELEBRITY NIP SLIPS [/url]
SELMA BLAIR NUDE
[url=http://my.curse.com/members/LESLEE3.aspx]SELMA BLAIR NUDE[/url]
SELMA BLAIR NUDE
[url= http://my.curse.com/members/LESLEE3.aspx ] SELMA BLAIR NUDE [/url]
BILLIE PIPER NUDE
[url=http://videoexclg1.vidiLife.com]BILLIE PIPER NUDE[/url]
BILLIE PIPER NUDE
[url= http://videoexclg1.vidiLife.com ] BILLIE PIPER NUDE [/url]
GALLERY OF PARIS HILTON
[url=http://videoexclg4.vidiLife.com]GALLERY OF PARIS HILTON[/url]
GALLERY OF PARIS HILTON
[url= http://videoexclg4.vidiLife.com ] GALLERY OF PARIS HILTON [/url]
MILEY CYRUS BOOBS
[url=http://videoexclg5.vidiLife.com]MILEY CYRUS BOOBS[/url]
MILEY CYRUS BOOBS
[url= http://videoexclg5.vidiLife.com ] MILEY CYRUS BOOBS [/url]

Anonymous said...

hi all
http://www.tor.com/community/users/telpassliter1986
http://www.tor.com/community/users/childtuvallo1975
http://www.tor.com/community/users/swatabtagmy1985
http://www.tor.com/community/users/childrimrabu1982
http://www.tor.com/community/users/thaudharunprech1978

Anonymous said...

Hey! This is kind of off topic but I need some help from an established
blog. Is it very hard to set up your own blog? I'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thinking about creating my own but I'm not sure where to begin. Do you have any tips or suggestions? Appreciate it

Here is my site ... buy african mango plus