Thursday, January 17, 2008

Os pobres e os profissionais

Estou a ler um livro que me foi oferecido por mão amiga, de um autor indonésio que me era totalmente desconhecido, Pramoedya Ananta Toer, sobre um período negro da história da indonésia - o desvario anti-comunista das duas primeiras décadas do regime do Suharto.

O livro, Solilóquio Mudo, tem muito que se lhe diga e cá voltarei para dizer de minha justiça. Tencionava acabá-lo aqui (em Tel Aviv) mas enganei-me: o tempo que tenho lido tem sido tempo roubado ao sono e a conclusão do dito fica para Lisboa.

Em tempo: cinco horas cinco no aeroporto deram-me mais que tempo para acabar o livro, que recomendo vivamente.

Uma das milhentas estoriazinhas:

Em casa dos pais do autor tinham alojamento os nove filhos, diversos primos e imensos afilhados. Um dia apareceu um mendigo da idade dos filhos mais velhos (12 - 13 anos), esfomeado, descalço (bom, isso também os da casa andavam...) e esfarrapado. A Mãe levou-o para a cozinha, cuidou que se alambazasse, deu-lhe roupa e acabou por lhe perguntar se queria ficar lá em casa, para estudar como os filhos. Ele disse que sim, e ficou.

Só que os filhos da casa, para além de estudarem, trabalhavam nas hortas da família, tinham criação, vendiam no mercado, estavam longe de ter uma vidinha de dolce far niente e foi essa vidinha que partilharam com o novo irmão.

Ao fim de três ou quatro dias o "novo irmão" deu de frosques: trabalhar não era com ele...

Era um pedinte profissional, uma vocação precoce!

1 comment:

Marques Correia said...

Veja mais sobre este escritor, falecido em 2006, no site http://www.radix.net/~bardsley/prampage.html