Sunday, April 29, 2012

Os valores de Abril ... e os do PREC

A propósito da posição assumida pelo Vasco Lourenço, Soares & Alegre, o Público, no Editorial do dia 24 teceu considerações muito oportunas sobre o que o 25 de Abril nos trouxe e algo do que deve ser considerado conquista de Abril e também do que não deve.
O 25 de Abril trouxe de volta a democracia não como um regime em que um bando de iluminados nos impõe uma vivência à luz de valores "corretos", segundo um modelo progressista, sobrepondo-se ao querer da população (como se passou durante o PREC), mas como um regime em que a tomada de decisões sobre a coisa pública se rege por regras que asseguram que essas decisões seguem a vontade da maioria da população. Estabelece ainda mecanismos para que a expressão dessa vontade seja o mais fiel e livre possível, por meio de eleições livres, por voto secreto.
Se a maioria da população prefere, num dado momento, políticas de esquerda e noutro políticas de direita isso é, simplesmente a democracia a funcionar.
Se "os militares", ou o PCP (ou a puta que os pariu...) não gostam do governo que saíu das últimas eleições, têm é que arranjar um programa melhor, apresentá-lo aos eleitores e esperar que eles lhes dêem a sua confiança.
Não agora, mas nas próximas eleições.
Ou, claro!, convencer o Presidente a demitir o Governo, dissolver a Assembleia e convocar  eleições antecipadas...

1 comment:

Anonymous said...

Mas que raio de discriminação é esta!... Porquê, chamar para aqui, as putas que pariram os "tropas" e os comunas e deixar de fora as que pariram os eme-erre-pê-pê's e os pê-pê-docas, não esquecendo, naturalmente, a que te pariu a ti?

WM