Mais de 10 anos depois de encerrada a EXPO 98, podemos dizer que o que dela ficou, o Parque das Nações, a Parque EXPO ou como se lhe queira chamar foi das melhores intervenções urbanas de que Lisboa já beneficiou.
Desde que o Marquês de Pombal fez reconstruir a baixa, cujo estilo acabou por recebeu o seu nome, sobre os escombros de 1755, não se fez nada melhor que a Parque Expo.
Claro que muita gentinha preferia a zona oriental "como estava" ou preferia uma intervenção "diferente".
Pois, mas a que se fez foi esta, continua a haver espaço à brava para construir, com taxas de ocupação relativamente baixas, com espaços verdes generosos e (espantem-se!) bem tratados.
O passeio público à beira rio já se estende da Torre Vasco da Gama, à qual se "encosta" agora um hotel , até para lá da estátua da rainha Catarina de Bragança (rainha de Inglaterra, princesa de Portugal) é muito agradável e tranquilo, bom para passear, parar a olhar o rio ou o verde dos espaços entre este e os edifícios, namorar, ler, meditar.
A foto não faz justiça ao hotel: já vai nos 20 andares e ainda não parou de subir; a foto tem um bom par de meses.
Também dá para ir de bicicleta até à zona ocidental da Expo, ali na zona do Cervejanário.
Este já teve melhores dias, quer na comida quer no serviço: alguns dos empregados/as parecem mais arrumadores e drogadinhos que empregados de uma casa (que ainda é) conceituada.
A última vez que lá almocei, instintivamente agarrava a carteira quando uma sujeita muito esquisita se aproximava, como se esperasse que, no mínimo, me viesse pedir uma moedinha.
Uma pena...
Esta estátua é uma réplica da que esteve para ser "plantada" em New York, em Queens, com 10 m de altura.
Os pseudo intelectuais daquelas bandas, receando que os afro-americanos ficassem chateados por se estar a dar destaque a uma rainha "negreira" e esclavagista, fizeram imensa confusão para que a estátua fosse para outro sítio.
Acabou por não ser montada onde era suposto e aguarda agora ser refundida para aproveitamento do bronze.
Em nome do politicamente correcto que grassa entre as "elites" dos States.
Puta de sorte!
1 comment:
Por acaso tive oportunidade de dar um belo passeio por esta zona na minha última visita a Lisboa. Vale a pena! Especialmemte depois da torre Vasco da Gama e do dito hotel.
É também um dos melhores sitios de Lisboa para passear o cão, pois o animal terá (talvez pela primeira vez) uma noção do que é um espaço para correr sem ter de parar para atravessar a rua...
Post a Comment