Do Ena Pá 2000 só conhecia a Marilú, que dediquei à dra Odete Santos pela sua eleição para o CC do PCP.
Mas a obra dos irmãos Catita é muito mais vasta, com canções tudo no mesmo género (putas e vinho verde), mas com arranjos musicais bastante elaborados e com qualidade.
Algumas das letras são muito curtidas, como é o caso da canção que vos deixo.
Aqui vai uma amostra:
As putas de Aveiro aceitam dinheiro,
mas as do Japão são pagas com cartão,
as putas do Minho enchem-se de vinho
a puta de Faro leva muita caro,
as putas de Moscovo pertenecem ao povo.
etc, etc, etc, uma desbunda total. Não percam: Putas em Portugal e no Mundo, Live 2001 .
Espreitem também Um mundo Catita e, se quiserem apreciar as letras (quais letras?! os poemas!) cliquem aqui.
11 comments:
tive a infinda graça de uma noite estar (que não se pode dizer ver...)num espectáculo deles no espaço em que eles actuavma, ali a Santos (café-concerto d’A Comuna ex-Cinearte): coisa indiscritível - eles e as pessoas e a mobília...
E vivam as piadas do xixi-cocó, que se em vez de putas fossem pasteleiros já ninguém achava graça...
disseste mesmo pasteleiros, foi?!
Máqui:
Se a coisa se resume ao tal xixi-cócó, por que será que eu não acho piada nenhuma ao "Levanta-te e ri" nem ao Fernando Rocha e torço-me de rir com os Catita. E olha que o Fernando Rocha, em termos de xixi cócó é uma verdadeira diarreia...
Isto para além de que, se cortares o pio aos artistas, as composições musicais e as interpretações dos Catitas são, grande parte delas, francamente boas.
O que se passa (digo eu) é que tu não consegues "ver" para além das letras xixi cócó. Bloqueias e perdes toda a curtição.
É pena.
Achas graça a isto?
Os restaurantes de Aveiro aceitam dinheiro,
mas os do Japão são pagos com cartão,
os restaurantes do Minho enchem-se de vinho
o restaurante de Faro leva muita caro,
os restaurantes de Moscovo pertencem ao povo.
Eu não. A suposta graça é apenas por se tratar de putas - xixi-cocó.
Mas mesmo o xixi-cocó não pode ser completamente atrasado mental, como o "Levanta-te e ri"... Que se trata de um espectáculo completamente fora de série, porque é muito difícil estragar o xixi-cocó.
You've missed the point: eu dise claramente que "a coisa (não) se resume ao tal xixi-cócó" ou seja, o xixi-cócó (neste caso, as putas) é relevante e contribui para a chalaça, para a coisa ter piada.
O que eu não concordo é que se considere que a piada está apenas no xixi-cócó.
Por outro lado não vejo porque é que as putas na boca dos gatos fedorentos são conversa de bom gosto (que as pessoas de bom gosto consideram de muito espírito) e nas dos Ena Pá 2000 são xixi cócó.
E pronto, Eu descanso a minha Pasta!
Só para arredondar a argumentação, deixo-te aqui a Geni e o Zeppelin na interpretação do Chico Buarque - as versões que encontrei no Youtube, tiradas da Ópera do Malandro, não se comparam à do Chico.
Eu descanso a minha pasta?
Que raio vem a ser isso?
É uma chalaça nossa, meu:
I rest my case:
I = eu;
rest = decansar, descanso, etc;
my = meu, minha;
case = pasta, caso;
Eu descanso a minha pasta.
See what I mean?
Gostei de rever e reouvir (só, só, só) a velha Marilú.
A resposta continua por aparecer, ou é impressão minha?
A Pupupu-tas de todos os tempos e lugares é uma bela canção e a verdade é que, com vernáculo ou sem ele, as pêgas sempre foram musas para muitos poetas e atravessam transversalmente a obra de muitos deles, por exemplo, do Jorges Brassen.
João Só
Certo!
Do Brassens, lembro-me, assim de repente, da Putain de toi (pauvre de moi), Complainte des filles de joie ...
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