Hoje deixo-vos aqui uma das sinfonias que mais marcaram a minha incipiente iniciação musical: a sinfonia do Novo Mundo de Dvorjak.
Ouvi-a pela primeira vez (não conhecia nem a peça nem o seu autor...) no Coliseu de Lisboa, pela orquestra sinfónica de Viena, aí por volta de 1970. Saí de lá siderado, ainda com o quarto andamente às voltas na cabeça!
A interpretação que vão ouvir é de uma orquestra que não consegui identificar dirigida por von Karajan. Atenção que o 2º andamento "está partido" em dois ficheiros, o que é uma pena, mas não arranjei melhor. Sorry...
Veja um pouco sobre o compositor aqui.
2 comments:
Esta sinfonia é, realmente, avassaladora, especialmente o quarto movimento.
Permita-se só que corrija o nome do compositor, checo: Dvorak, Antonin Dvorak.
Continue a seleccionar música boa que eu me vou deliciando. Não tem nada para trompa?
João Só
De facto vê-se muitas vezes escrito Dvorak; outras vezes, o nome aparece com um acento circunflexo invertido sobre o r.
Há muitos anos, estava eu em diligência em Benguela, ao serviço da TAAG e dei boleia a uma médica Checa para o Lobito, onde eu estava alojado.
Durante o trajecto (30 km, para aí) ela explicou-me que o R com o acento esquisito se lia RJ, ou seja, o nome do senhor, segundo a médica Checa, deve pronunciar-se DVORJAC e não DVORAC.
E assim o digo e escrevo, à falta do tal acento.
Sobre concertos para trompa, tenho em CD (inclusive um do Brahms que é muito bom) mas não em mp3, o que é uma chatice para meter na net. Mas hei-de conseguir. Entretanto, console-se com a Marcha Militar nº 1 de Schubert.
Post a Comment