Sunday, December 29, 2013

CENTRO KULTURAL DO EX-CINEMA EUROPA!




A Junta de Freguesia de Campo de Ourique vai, finalmente, começar a tratar do futuro mini-centro kultural que funcionará (funcionará?!) no rés do chão do edifício contruído onde existiu o mamarracho do cinema Europa.

Com a alteração radical do perfil dos consumidores de cinema, consolidada nos anos 80 do século passado, o Europa, como todas as grandes salas de cinema, deixou de ser rentável mas os proprietários foram, desde logo, impedidos de ali construir outro edifício que o PDM permitisse e que lhes desse o rendimento a que (graças ao fim do PREC!) tinham todo o direito a aspirar. Só que os "moradores" nunca o permitiram pois, para eles, o edifício estava mesmo a pedir a reconversão em "espaço kultural" ao serviço das massas. 

Escrevo moradores entre aspas porque os ditos nunca tiveram oportunidade de manifestar o que querem ou deixam de querer, porque cá na Portuga os referendos são uma coisa muito complicada e cara que não se pode "lançar" por dá cá aquele centro kultural. O legislador considera-nos atrasados mentais profundos e não permite duas eleições e um referendo ao mesmo tempo: uma coisa de cada vez! Imaginam a confusão nas nossas cabecinhas se tivessemos, num único ato, que escolher o PR, os deputados para a Europa e a côr da fachada a Assembleia da República!  

E assim, em vez dos moradores, quem se manifesta (e cuja opinião é aceite!!!) são grupinhos de amigos, correlegionários e afins, sempre em nome das amplas massas compod'ouriquenses...


Finalmente, depois de décadas de marasmo, prevaleceu a razão (e o direito!) e os proprietários viram reconhecida a legitimidade para demolir o monstro e contruir outra coisa em seu lugar. 

Mas não sem terem que reservar um piso para instalação de um mini "centro kultural" que custou à autarquia mais de um milhão de euros. Na figura ao lado, o Europa está no vértice das duas linhas amarelas.

Agora vamos ter dois anos de preparação (talvez cinco seja mais realista...) e de despesas e lá para 2020 (a Junta diz que será em 2015...) teremos uma "estrutura" ao serviço dos moradores "posto de trabalho" de dois ou três (ou mais) zelosos funcionários públicos.

Resta saber se os ditos moradores não caberiam na casa Fernando Pessoa, a pouco mais de 300 metros em linha reta (figura à direita da linha de cima), ou se, ainda por cima, vai continuar a teimosia pela implantação de outro "espaço kultural" no defunto e arruinado cinema Paris, a menos de 500 m do Europa, que a CML comprou há uns bons 10 ou 15 anos para o efeito (à direita da linha de baixo).

Assim são (mal) geridos os dinheiros públicos!


No comments: