Tuesday, December 31, 2013

PARQUE DAS NAÇÕES - VALEU BEM O QUE CUSTOU!



 A zona oriental de Lisboa, anos antes da Expo 98, era uma zona industrial degradada, com lixo a montes, contentores escaqueirados, fábricas arruinadas, uma lixeira à moda antiga.

No limite norte, uma ribeira moribunda super poluída, o Trancão, não destoava da desolação dominante.

A decisão de candidatar Portugal (Lisboa, melhor dizendo) à realização da última feira mundial do século (há quem se ponha em bicos de pés e lhe chame universal - não foi, foi mundial) e a aposta forte em consegui-lo pode ter sido (e foi) polémica, a gestão dos dinheiros públicos, conseguida a escolha de Lisboa para realizar a Expo 98, foi polémica e não isenta de "casos" mais ou menos suspeitos. A distribuição de tachos, prebendas e sinecuras pelos amigos do Centrão foi quase um escândalo!

Mas a verdade verdadinha é que sem a Expo era mais que certo e seguro que não teríamos tido a ponte Vasco da Gama, não teríamos tido o combóio na 25 de Abril (previsto desde o início - até o túnel na margem sul estava feito...) e não teríamos a cidade nova, bela e verde, "amiga do rio", que temos agora.

Por mim (que não abichei um tusto com o negócio - mas tenho pena!), valeu a pena! 








É pena os vulcões já não "explodirem" em jatos vigorosos, de tempos a tempos, mas a poupança de energia impõe-se...





























Monday, December 30, 2013

SOLIDARIEDADE GERACIONAL E GUERRA AOS VELHOS?!!!!!



João Cravinho, um cromo de tomo na iconografia do PS, começa assim, como mostra a figura que junto, a sua coluna no Público de hoje, sobre o tema em título.

Fico perfeitamente panco como muito boa gente só parece pensar com os bolsos (ou com a bolsa) parecendo perfeitamente incapazes de produzir um pensamento que, por coincidência ou acaso, não coincida com os seus interesses - ou da sua bolsa.

Para desgraça minha (mas para meu descanso espiritual...) muito do que eu penso vai direitinho contra os meus interesses (ou os da minha bolsa). Deve ser eu que sou mazoquista...

É que eu acho que pertenço a uma geração que viveu de empréstimos (não pessoalmente mas como membro da sociedade) beneficiou de saúde, educação, auto estradas, estc, etc, etc, à borla ou quase e que, estando à beira dos 64 anos e a uns aninhos da reforma não imagina por que carga de água deve ser a geração do meu filho a arcar com a minha reforma a um nível perfeitamente irreal, muito superior ao que a suposta capitalização dos meus descontos proporcionaria.

Eu penso - contra mim o penso - que como reformado deverei continuar a contribuir para a recuperação das contas públicas, entre outras razões porque foi precisamente a minha geração que levou às ruas da amargura (e não a geração do meu filho).

Deixando-me de punhos de renda, é engraçado verificar que um cabrão como o Cravinho que beneficiou à grande e à francesa (muito mais do que eu) do descontrolo das contas públicas venha agora reivindicar que sejam as gerações seguintes que lhe paguem a choruda pensão e que esta seja intocada, que seja isento do esforço de recuperação das finanças públicas!

Que GRANDECÍSSIMO FILHO DE PUTA!!!!!!!

Sunday, December 29, 2013

CENTRO KULTURAL DO EX-CINEMA EUROPA!




A Junta de Freguesia de Campo de Ourique vai, finalmente, começar a tratar do futuro mini-centro kultural que funcionará (funcionará?!) no rés do chão do edifício contruído onde existiu o mamarracho do cinema Europa.

Com a alteração radical do perfil dos consumidores de cinema, consolidada nos anos 80 do século passado, o Europa, como todas as grandes salas de cinema, deixou de ser rentável mas os proprietários foram, desde logo, impedidos de ali construir outro edifício que o PDM permitisse e que lhes desse o rendimento a que (graças ao fim do PREC!) tinham todo o direito a aspirar. Só que os "moradores" nunca o permitiram pois, para eles, o edifício estava mesmo a pedir a reconversão em "espaço kultural" ao serviço das massas. 

Escrevo moradores entre aspas porque os ditos nunca tiveram oportunidade de manifestar o que querem ou deixam de querer, porque cá na Portuga os referendos são uma coisa muito complicada e cara que não se pode "lançar" por dá cá aquele centro kultural. O legislador considera-nos atrasados mentais profundos e não permite duas eleições e um referendo ao mesmo tempo: uma coisa de cada vez! Imaginam a confusão nas nossas cabecinhas se tivessemos, num único ato, que escolher o PR, os deputados para a Europa e a côr da fachada a Assembleia da República!  

E assim, em vez dos moradores, quem se manifesta (e cuja opinião é aceite!!!) são grupinhos de amigos, correlegionários e afins, sempre em nome das amplas massas compod'ouriquenses...


Finalmente, depois de décadas de marasmo, prevaleceu a razão (e o direito!) e os proprietários viram reconhecida a legitimidade para demolir o monstro e contruir outra coisa em seu lugar. 

Mas não sem terem que reservar um piso para instalação de um mini "centro kultural" que custou à autarquia mais de um milhão de euros. Na figura ao lado, o Europa está no vértice das duas linhas amarelas.

Agora vamos ter dois anos de preparação (talvez cinco seja mais realista...) e de despesas e lá para 2020 (a Junta diz que será em 2015...) teremos uma "estrutura" ao serviço dos moradores "posto de trabalho" de dois ou três (ou mais) zelosos funcionários públicos.

Resta saber se os ditos moradores não caberiam na casa Fernando Pessoa, a pouco mais de 300 metros em linha reta (figura à direita da linha de cima), ou se, ainda por cima, vai continuar a teimosia pela implantação de outro "espaço kultural" no defunto e arruinado cinema Paris, a menos de 500 m do Europa, que a CML comprou há uns bons 10 ou 15 anos para o efeito (à direita da linha de baixo).

Assim são (mal) geridos os dinheiros públicos!


Friday, December 27, 2013

JAIME QUESADO, QUE ZADO!!!



  • Não sei se já tinham reparado na existência deste verdadeiro cromo, especialista em estratégia, competitividade, inovação e matérias afins.
Usa uma redação redonda e cheia de "sustância" que, bem espremida, dá tudo o que quisermos que dê.
O homem tem solução para o País - e esta, hã?!
Sem vos fazer perder muito tempo, mirem só os desafios para 2014, "eixos estratégicos", como o cromo lhes chama:


1. O desafio da inclusão social;
2. O desafio da nova competitividade;
3. O desafio da excelência territorial;
4. O desafio da dimensão cultural;
5. O desafio da maioridade cívica;

Este homem é um verdadeiro bloqueiro - sabem o que é? Só precisa de uma bacia com água e uns blocos de qualquer coisa pesada (cimento, por exemplo).Vai deitando os blocos na bacia e eles, ao cair, fazem:

BLOC! BLOC! BLOC!

E (suponho) resolve-se qualquer problema sem esforço e sem sair de casa...

Sunday, December 22, 2013

NOVOS DEPUTADOS DO PCP, BE E "OS VERDES"



A bem da economia, os partidos da esquerda empenhada vão substituir os seus deputados por papagaios, a quem ensinaram a dizer simplesmente:

"Demissão! Demissão! Demissão!"

Jerónimo de Sousa explicou: 

- Os novos camaradas deputados ficam muito mais baratos e cumprem cabalmente com a sua missão.

(o "com" é dele, não é meu)