Friday, June 25, 2010

A IMPUNIDADE DOS MÉDICOS

Clique na imagem para ampliar e ler (use a lupa no cursor)

A propósito da estória que veio a público há algumas semanas de um pacato cidadão que foi operado a um braço quando deveria ter sido operado ao outro, o "colega" José Ponte fala-nos (Público de hje, 25 de Junho) da cultura da responsabilização prevalecente nos países onde tem trabalhado (UK, Suécia, Holanda, States...), mas também da cultura da caça ao erro, da busca das suas causas e, para além da sua correcção, da implementação de medidas para evitar que eles voltem a acontecer.

... em clara oposição ao que prevalece entre nós, em que os médicos se encobrem uns aos outros (e a Ordem encobre-os a todos...), enterrarando os seus erros sob um manto espesso de omerta, quando não os enterram na verdadeira acepção da palavra.

Juramento de Hipócrates?

My ass!!!

AINDA A MORTE DE SARAMAGO, ESSE INJUSTIÇADO...

Clique na imagem para ampliar e ler (use a lupa no cursor)

A coluna de José Manuel Fernandes no Público de hoje tem alguns parágrafos dedicados à polémica que a esquerda bem pensante (dona e Senhora da kultura...) levantou a propósito de Cavaco não se ter dado ao trabalho de vir homenagear aquele merdoso, faccioso e irascível cidadão.

Pese embora ser um belíssimo escritor e ter ganho com todo o mérito o Nobel da literatura...

JMF escreve uma coisa certíssima: com a morte do cidadão Saramago, a obra do escritor Saramago vai poder ser apreciada sem a perturbação causada por aquilo que ele chama (para amenizar, diria eu) o seu "azedume político".

Bem dito!

O FUTEBOL É O ESPELHO DA NAÇÃO...

Grande Mourinho!

Clausewitz disse que o Exército era o espelho da Nação.

No tempo do serviço militar obrigatório, o Exército espelhava bem o que era a Nação, com os privilegiados a ficarem nos lugares mais confortáveis (o oficialato, o Estado Maior, etc) e no extremo oposto os campónios analfabetos, simples carne para canhão, conduzidos por rapazes das classes médias amanhados com uns meses de treino.

Meses ou umas escassas semanas, se a necessidade de carne fresca apertava...

Mourinho disse em relação ao futebol praticamente o mesmo que Clausewitz dissera em relação à tropa. E tem razão!

Talvez num sentido ligeiramente diferente de Clausewitz, mas as claques, os "torcedores", os "doentes", o comportamento da Federação, da Liga e das Comissões de Arbitragem e Disciplinar (para não ir para o Apito Dourado, a fruta para dormir e os barões da bola), não deixam de constituir uma fotografia bastante fiel do país que somos.

Para nosso mal e vergonha...

PORTUGAL COREIA NA TELEVISÃO DE PYONG YANG

Do meu amigo Toni Ferreira recebi este sketch com um excerto do noticiário da TV da Coreia do Norte sobre o jogo entre a selecção portuguesa e a da Coreia do Norte.

À notícia segue-se uma entrevista com Cristiano Ronaldo, devidamente traduzida para coreano e legendada, para a gente apanhar a coisa.

Não perca.

É só clicar no link Televisão norte Coreana .

Thursday, June 24, 2010

HIT THE ROAD, MAC!

Grande Obama!

A tropa não pode ser deixada à vara larga: tem que perceber e aceitar sem margem para dúvidas quem manda nela. Doutra forma voltamos à situação de os militares intervirem na vida pública (com armas e soldadesca) assumindo uma legitimidade (filha da sua alegada superioridade moral e ética...) que a sociedade (pelo menos a actual) nunca lhes outorgou. Situação que os States nunca conheceram, honra lhes seja!

A medida de Obama foi acertada até no timing - imediato, sem hesitação. Uma agradável surpresa para mim, confesso.

Muito bem!

ESPANHA PROIBE BURCA E NICAB

Mais um país que envereda pela proibição da humilhação pública das mulheres!

Espero que a proibição de despersonalizar a mulher reduzindo-a a um bom-bom para consumo (em privado) do seu marido, Senhor ou guardião se vá propagando, pelo menos a todo o mundo civilizado.

O Mundo Civilizado, para quem não saiba o que é, pode ser aferido pelo modo como as mulheres são tratadas, o modo como se podem afirmar por direito próprio.

Wednesday, June 23, 2010

BOMBARDEIRO MUITO PESADO K7 - URSS ANOS 30

Queridos leitorzinhos, vejam só o que o meu amigo Toni Ferreira foi desencantar!

Graças às paredes de chumbo da URSS fotos como estas devem ter ficado esquecidas sob montes de entulho e que vão agora, aos poucos, sendo desenterradas desde que a perestroika e a glasnost assentaram arraiais na Pátria dos amanhãs que cantavam.

Deliciem-se.

"Criado na Rússia durante a década de 1930, voou 11 vezes antes de despencar, matando 15 pessoas.

O designer, Konstantin Kalinin, queria construir mais dois aviões, mas o projecto foi desfeito.

Mais tarde Kalinin foi executado por Stalin.

Evidentemente não era bom falhar em um projecto caro sob comando de Stalin.

Ele tem hélices na parte traseira das asas também. Você pode contar com 12 motores na frente.

Não era apenas um punhado de motores, mas confira os canhões que a coisa estava carregando. Na década de 1930 o exército russo estava obcecado pela ideia da criação de grandes aviões.

Naquela época a ideia era para ter tantas hélices quanto possível para ajudar a impulsionar essas fortalezas enormes.

Propulsão a jacto ainda não existia. Não existem muitas fotos actualmente, por causa dos níveis elevados de sigilo de tais projectos e porque muito tempo já passou.

Ainda assim, nas fotos em anexo você pode ver um avião tal - um bombardeiro pesado K-7. "

Sunday, June 20, 2010

O SARAMAGO, A AMÁLIA E A MARILU

Não sei porquê, mas toda esta treta em torno da morte do Saramago, com uma verdadeira romaria comuna no cemitério de S. João, com o Carlos do Carmo e o Louçã a tecerem rasgados elogios ao Homem e ao Cidadão, com o Vasconcelos (José Carlos, creio) a baralhar-se e a trocar as pernas com a ética e a estética (segundo ele a ética seria uma forma de estética ou vice versa, não percebi...) não sei porquê, dizia eu, mas dei por mim a procurar no youtube o sketch dos Ena Pá 2000 "Marilu, Deixa-me ir-te ao cu".

Ñão deve ter nada que ver uma coisa com a outra, mas a romaria comuna também me fez lembrar, aquando da morte da Amália, a retórica de outro fadista, o João Braga, chateadíssimo por a diva não ter ido para os Jerónimos, ficando "apenas" no Panteão Nacional.

Era engraçado ouvirmos depoimentos cruzados do "facho" Braga sobre o comuna Saramago e do comuna Carlos do Carmo sobre a (tida por alguns como) "facha" Amália.

Era uma chatice; não só lá se ia por água abaixo a treta do cidadão exemplar e do ser humano impar como nem lhes restavam os superlativos sobre o escritor que revolucionou a língua portuguesa (?!) e colocou a literatura portuguesa no mundo e a fadista (uma grande intérprete, mas pouco mais do que intérprete) que revolucionou o fado e o tornou conhecido no mundo.

Mas deixemo-nos de mais palavriado e (re)vejam mas é os Ena Pá 2000 a desafiar a Marilú.

É só clicar Marilu !

Saturday, June 19, 2010

EFEITO DAS DROGAS NA CONDUÇÃO

Não perca. Clique no link abaixo e delicie-se!

Efeito das drogas na condução.wmv

JACARANDÁS NO CHINICATO

Afinal os jacarandás passam despercebidos porque a maior parte do ano não estão floridos.

E sem as florinhas azúis só quem percebe alguma coisa de horta (ou tem queda para esse lado) distinguiria a árvore das outras, para além de ela dar ou não dar boa sombra, fazer ou não fazer muito lixo, atacar ou atacar não as mucosas sensíveis dos alérgicos aos pólens & Cia.

Para além de ter encontrado muitos quase ao pé da porta, em Telheiras, sem nunca ter reparado neles, a minha mana manda-me de Lagos estas fotos que mostram que no Chinicato também os jacarandás estão representados e bem.

No último fim de semana estive lá (havia meses que lá não ia, for God sake!) e realmente lá estavam umas belas árvores floridas e lindas.

SARAMAGO FOI AO TELHADO DAR MILHO AOS PARDAIS...

Caros leitorzinhos, estou a dar-lhes a notícia com todo o cuidado.

Aliás o título do post vai também nesse sentido, para preparar os leitores mais sensíveis para um eventual desenlace que não se espera mas se receia.

Coragem, pois!

. . . . . . .

Queridos leitorzinhos, o nosso irmão espanholado Saramago escorregou e caíu do telhado e está muito mal, no hospital da ilha de Lanzarote, confortado pela companhia solícita de Dona Pilar.

Caros leitorzinhos, acaba de me chegar a notícia (acima, no Facebook) do passamento do vate pelo que me cumpre o ingrato dever de anunciar que o nosso irmão em Cristo, José Nobel de Jesus Saramago, se finou no seguimento de uma queda do telhado da sua dacha, onde subira para apaparicar os pardais.

O nosso José, dias antes do acidente, manifestara a Dona Pilar o desejo de se juntar prestes ao seu kamarada Álvaro, de quem tinha muitas, muitas saudades.

Presume-se que a ele se tenha juntado...

Requiem in pacem, José.

Sic transit gloria mundi.

Prima pardalorum est.

Et coetara.

UM ANO SOBRE A MORTE DE NEDA

Clique para ampliar e ler (use a lupa acoplada ao cursor)

Durante a campanha eleitoral no Irão, há um ano, foi morta uma estudante que se manifestava pela oposição, contra a fraude que deu a vitória ao Ahmadinejad.

Veja mais sobre ela e sobre a sua morte aqui .

Clara Ferreira Alves, na sua Pluma Caprichosa, coluna semanl no Expresso, traz-nos uma evocação de Neda, no aniversário do seu assassinato.

Assassinato, mesmo: não foi morta pela polícia a disparar sobre a multidão; foi morta por um tipo que disparou sobre ela à queima roupa.

A Clara Ferreira Alves porta-se, muitas vezes, como uma cabecita tonta que não diz duas juntas (aquele Eixo do Mal é uma coisa...), mas que de tempos a tempos se sai com um texto com todo o tino e a propósito, benza-a São Neutel!

Este é um desses casos. Não perca.

Se tiver oportunidade de ver, não perca também o documentário "For Neda" de Antony Thomas (veja sketch aqui).

Se apanhar o documentário na net (não encontrei), mande-me o link PLEASE!!!

Friday, June 18, 2010

AINDA OS JACARANDÁS EM LISBOA

Esta manhã, vindo do CUF Descobertas a caminho do Figo Maduro pela Joaqui Bensaúde (caminho que percorro imensas vezes, nos dois sentidos) dei de caras com uma coisa em que nunca tinha reparado: as árvores que habitam floreira central são jacarandás.

E não há lugar a dúvidas tão intensa é a floração, muito mais intensa que a que encontrei na D. Carlos I quando o António Barreto anunciou a eclosão do azul nos jacarandás de Lisboa.

Engraçado é que um mês depois daquele anúncio (veja detalhes aqui) eis que os jacarandás da Joaquim Bensaúde (entre o RALIS e a praça Zé Queirós) se encontram intensamente floridos.

Das duas, três: ou a floração é muito mais persistente do que eu pensava (e dura um mês, pelo menos) ou a dita não é tão simultânea como supunha.

JÁ NÃO HÁ PADRES ASSIM, CARAGO!!!!

O meu amigo Lucas de Sousa fez-me chegar o texto que a seguir transcrevo, mostrando bem a importância da Santa Madre Igreja na dilatação da Fé e do Império, bem como no povoamento do território nacional, ajudando a dissolver os restos de sangue mourisco nas veias da lusa gente:

Sentença de 1487 - Trancoso, Portugal Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5, maço 7) "Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado:

  • de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos;
  • de cinco irmãs teve dezoito filhas;
  • de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas;
  • de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas;
  • de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas;
  • dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas;
  • da própria mãe teve dois filhos.

Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres".

(...)

"El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou por em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e guardar no Real Arquivo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo".

CASA PIA - O MERDOSO QUER(IA) CACAU...

Depois do tribunal lhe ter atribuído, em primeira instância, uma indemnização de cento e tal mil Euros pelo tempo que passou atrás das grades devido a "erro grosseiro" do juiz Rui Teixeira, veio agora a Relação (com um desembargador a votar vencido) repor as coisas deliberando não ter havido erro grosseiro e a prisão ter sido legitimamente decretada.

Claro que o Merdoso mais o seu advogado Celso vão arrastar a coisa até ao Supremo onde, se calhar, até podem ganhar: afinal o rapaz, citado por tantas vítimas como "os outros", foi milagrosamente (?!) sacado do grupo dos acusados de quem se diferenciou não se percebeu bem porquê...

O Merdoso, entretanto, continua impante de importância política, desdobrando-se em declarações sobre tudo e mais umas botas, como político prometedor que era quando foi envolvido no affaire Casa Pia.

Monday, June 14, 2010

ANGOLA E A MOTO 4

Com a devida vénia ao meu kamba Victor Hugo, deixo-vos aqui uma foto de um meio de transporte muito popular em Angola: a moto 4.

Fantástica!!!

Thursday, June 03, 2010

CUS DESCAÍDOS E ANTES PELO CONTRÁRIO

Cus descaídos não são nada raros, mas um cu de tal modo "subido" que as bochechas ficam ao nível dos cotovelos da dona, francamente, nunca tinha visto nenhum.

E por falar em cus, conhecem aquela do tipo que tinha um olho de vidro que, ao deitar-se, era religiosamente tirado e colocado num copo com ágiua, na mesa de cabeceira?

Uma bela noite o homem teve sede e, 'tá-se mesmo a ver, bebeu a água com o olho de vidro à mistura.

Como, passados alguns dias, o olho não havia meio de "descer" e sair, o desgraçado foi ao hospital queixar-se do ocorrido.

O médico de serviço observou-o cuidadosamente e, virando-se para a enfermeira, saíu-se com esta:

- Olhos de cu tenho visto muitos, mas um olho do cu a olhar para mim é que nunca tinha visto...

TIRO AOS PATOS

Vamos ver se o link funciona no post.

Se funcionar, boa caçada!

Um abraço ao meu amigo João que me enviou o joguinho que alivia o stress...

http://sorisomail.com/email/1456/farto-de-politicos.html

A ALIMENTAÇÃO NO EXÉRCITO PORTUGUÊS

Vejam neste pequeno sketch o que pode fazer uma alimentação desadequada à prontidão combativa dos soldados portugueses.

A cena foi filmada algures na tapada de Mafra.

ACIDENTE MATA O CAVACO...

Carago! o post que aqui apareceu com esta estória da carochinha (que tem barbas, ainda por cima!) não fui eu que a meti cá, pelo menos conscientemente. Editando o post aparece um ecran diferente do habitual, com uma moldura a envolver o painel de edição habitual. ~ Espero que esta merda não se repita, se não lá terei que chatear os gajos do blogspot a ver o que raio se passa...

Tuesday, June 01, 2010

PIIGS À MESA!