Sunday, January 30, 2011

RELÍQUIAS DO PASSADO - O PCP

Não me canso de dizer que em Portugal temos uma situação perfeitamente anómala no espectro partidário, que é a existência de um partido comunista, ortodoxo e stalinista, em pleno século XXI.

Tem um peso eleitoral considerável, da ordem dos 10% que, em certos municípios do sul do País, chega mesmo a constituir a principal força política da região.

Para além do PCP, existe ainda um partido de extrema esquerda, o Bloco de (Extrema) Esquerda, com peso eleitoral semelhante, ou seja, quase 20% do eleitorado é comunista!

Isto, quando na Europa, depois da implosão da URSS e da queda do muro de Berlim, a generalidade dos partidos comunistas fizeram um esforço de actualizar a cartilha sem, com isso, terem evitado perder acentuadamente peso eleitoral ficando, muitos deles, com posições meramente residuais.

Cá, não.

Vejam a pérola que retirei do Facebook, representativa do "pensamento" comunista que embebe os murais de muitos kamaradas que falam em uníssono afinado a favor dos seus "ideais" e zurzem ainda mais afinados e raivosos nos infiéis que ousam escrever diferente.

Um exemplo do stalinismo desta gente, um louvor a Staline como não se via na URSS desde, pelo menos, o XX Congresso (o tal em que Krutchev denuncioou os crimes do Paizinho dos Povos):

"...no tempo de Staline, o homem que mais projectos fascistas para a Humanidade venceu, até hoje, nenhuma democracia ocidental era mais democrática do que a URSS, porque ele fez de uma terra de escravos uma terra de gente digna e culta ao ponto de obter índices de desenvolvimento económico, social e humano nunca antes vistos. Aqui andava-se de carroça quando operários e camponeses russos desfrutavam das artes, da cultura, do desporto, de férias, 8 horas diárias, não havia desemprego, tinham tempo e direitos que nunca a maioria do povo português teve, e sem esses direitos sociais consagrados na prática, nenhuma sociedade pode ser considerada livre e muito menos democrática..."

Espantoso!

HUMOR (QUASE) NEGRO

Fui visitar um amigo que teve um AVC. Espantei-me por vê-lo muito bem disposto.

Explicou-me:

- Estava a fazer a barba quando percebi que a face esquerda estava a perder sensibilidade; depois, o braço esquerdo começou a ficar dormente e pesado. Em pânico, joguei a mão à pila e puxei-a para o lado direito. Ufa! Foi mesmo a tempo...

Saturday, January 29, 2011

SAMARITANA, SEMPRE!

Sem nenhum propósito especial (andava à procura de outra coisa) delicie-se com a Samaritana - é só clicar.

Monday, January 24, 2011

ABAIXO O PRIMEIRO MINISTRO!!!!!!!

A questão da existência de um Presidente e de um Presidente do Conselho de Ministros, como era no tempo da cadeira de OPAN (organização política e administrativa da Nação), nunca me convenceu.

Ter um Presidente corta-fitas é, manifestamente, um disparate! Os poderes de dissolução da AR, convocação de eleições, dar posse ou demitir o Governo, podem perfeitamente estar na mão do Presidente da AR, que já é, aliás, a segunda figura do Estado.

Ter um PR acarreta, forçosamente, que se tente "encher" a sua descrição de funções com mais e mais palha, a Presidência da República com mais e mais institutos, casas militares e civis e outras tretas perfeitamente dispensáveis, pelo menos se o tal PR não existisse.

Quando se acaba com uma monarquia contitucional, o que parece fazer sentido é acabar com o cargo do rei, hereditário e sem poderes, sem criar um seu sucessor, eleito.

Bem andaram os USA, cujos celebrados Founding Fathers consignaram no seu sistema político um Presidente com funções executivas, sem Primeiro Ministro.

Os franceses, mais sofisticados (...) evoluíram para uma coisa esquisita que é um Presidente e um Primeiro Ministro, ambos com funções executivas, só se notando a existência deste último quando são de partidos diferentes...

De resto, como em Portugal, predominam por esse mundo fora os sistemas de Primeiro Ministro claramente executivo e Presidente mais ou menos corta fitas (e consumidor de recursos...).

Não irá sendo tempo de cortarmos mais esta despesa, ao que parece nada pequena, e acabarmos com a instituição Presidência da República?

Podíamos sempre chamar Presidente do Conselho de Ministros ao 1º Ministro...

VIV'Ó CAVACO, CARAÇAS!!!!!!!

E pronto!

Finalmente terminou esta seca sem sentido, estas eleições para um cargo perfeitamente desnecessário e vazio de poderes.

Ganhou o Cavaco, viv'ó Cavaco!

O Nobre também parece que ganhou (na sede fartaram-se de gritar VITÓRIA!!!...), viv'ó Fernando Nobre!

O Xico ficou todo contente, com uma votação "claramente acima dos 7%", coitado do homem. Mas ... viv'ó Xico Lopes (sempre, sempre, ao lado do povo, já!)!

O Coelho ganhou ao Cavaco no Funchal e teve 4,5% vindos do nada. Viv'ó Coelho!!!!!!

O Defensor ficou-se pelos 1,5%, mas foi coerente e não felicitou o Cabaco, reafirmando o que disse sobre ele desde o início da campanha. Viv'ó Defensor!!!

Resta o Manel Alegre, um verdadeiro Pateta Alegre, apoiado pelo PS e pelo BE, numa miscelânea contra natura. Vendo como o BE ataca o PS na Assembleia da República, percebe-se mal o que tem Alegre que ambos possam apoiar...

Os eleitores, pelos visto, também não perceberam.

Thursday, January 20, 2011

HUMOR NA VELHA SÓVIA

Numa célula do PCUS comenta-se a ida de um kamarada à decadente Berlim ocidental. Dizia o viajante:

- O desemprego é chocante, camaradas, a todas as horas do dia e da noite montes de pessoas a passear, a ir aos cafés, parados a conversar, sem estarem nos seus postos de trabalho que, certamente, perderam, camaradas.

- E a pobreza? É incrível! É triste ver lojas e lojas e lojas cheias de produtos e nem uma bicha à porta de gente para se abastecer.

Comentam todos em côro:

- QUE DECADÊNCIA!!!

Wednesday, January 12, 2011

A CRISE E OS VALORES SEGUNDO BRANDÃO FERREIRA - TEXTO COMPLETO

Clique na imagem para ampliar e ler

A pedido de várias famílias, aqui vos deixo o texto completo da crónica do tenente coronel reformado Brandão Ferreira, publicada ontem no Público, a quem dirijo a devida vénia.

Tuesday, January 11, 2011

A CRISE SEGUNDO BRANDÃO FERREIRA

Fantástico! Finalmente percebi, explicado em linguagem p'ra militar perceber, o porquê da crise em que Portugal (e arredores...) está mergulhado:

...por causa da falta de valores e da relativização dos mesmos.

Este antigo oficial piloto aviador é a coisinha mais esquisita que conheço. E comecei a "acompanhá-lo" há um monte de anos nos artigos que ele escrevia na revista da Liga dos Combatentes. Textos cheios de Honra, Pátria, Valores, Dever ... estão a ver o género?

Claro que tudo isso a tropa e tem aos montes...

E agora sai-se-me com esta! O homem é um colosso!!!

Tuesday, January 04, 2011

SÃO BOAVENTURA SOUSA SANTOS - GÉNIO DA PROVÍNCIA

Clique no texto para ampliar e ler (use a lupa no cursor)

Boaventura Sousa Santos, "génio" da província, sociólogo de merito reconhecido, é portador de um discurso de homem satisfeito consigo próprio, pela evidência de que as mais diversas razões tiveram (e têm) o condão de convergir num efeito único: ele ter sempre razão.

Quer fale sobre sociologia, economia, política (da regional e da nacional...), alta (e baixa) finança, o homem (perdão, o Homem) tem sempre razão!

Não há nada a fazer...

Como dizia o jornalista que há dias assinava um artigo sobre aquele vulto do centro Coimbrão, Boaventura Sousa Santos faz as delícias de qualquer entrevistador, sempre com frases bombásticas, ideias fracturantes, alternando atitudes de puto endiabrado e reguila com a postura do intelectual esquerdino, grave e sério. Tudo, claro, do alto da magestade e imponência da Cátedra que lhe pertence, na mais antiga Universidade Portuguesa...

E mais não vos digo. Leiam o Pedro Lomba que diz mais e melhor do que eu diria sobre aquele a quem se refere como S. Boaventura.

Eu acrescentaria, virgem e mártir...

O POPULISMO, OS EXAGEROS E OS ENCOBRIMENTOS DO MALHEIROS

Cliquem na imagem para ampliar e ler (usem a lupa do cursor)

O Público de hoje trazia uma crónica do José Vitor Malheiros (jornalista?) que reproduzo na íntegra.

É um belo exercício de má língua e ocultação da verdade, a pretexto de dois acontecimentos que facilmente mobilizam a simpatia do público:

Um deles, é a ofensiva do Governo Húngaro contra a imprensa que publique inconveniências (inclusive sobre sexo, álcool e outros crimes lesivos da moral pública, do interesse público e da ordem pública...) ou que distorça a realidade ou a descreva de forma desequilibrada.mas também contra e de cromo aqui ao lado até que tem razão!

O outro é o caso da Ensitel contra uma cliente (a Ensitel mal aconselhada, a cliente, como é natural, com tudo o que são redes sociais a seu favor - além disso, tudo indica que tinha razão).

Ora o nosso Malheiros, aproveita o caso da Hungria para tecer considerações sobre as os direitos dos cidadãos europeus, sujeitos a todos os atropelos (sublinho o todos) a pretexto do combate à crise, e sobre as liberdades na União Europeia, sujeita a todos os atropelos (volto a sublinhar o todos) a coberto do combate ao terrorismo.

O Malheiros deve viver na Lua, ou em Marte, pois a situação de duplo atropelo de todas as liberdades e todos os direitos nem nas democracias mais musculadas se verificam (States, Israel, Rússia?) quanto mais na abúlica e blasée União Europeia...

No segundo caso, o homem confunde uma acção no tribunal (por muito inábil, idiota e contraproducente que seja e foi) com uma acção cavilosa e maldosa para "amordaçar e intimidar um cidadão apenas porque não gostava do que ele dizia".

O Malheiros limita-se a apanhar a onda das redes sociais para dar uma de grande libertário.

Oculta (propositadamente?) que o Centro de Arbitragem deliberou contra a consumidora limitando-se a dizer que o Centro "também não resolveu a questão"...

A cliente da Ensitel conta tudo no seu blog e não oculta o pormenor da deliberação do Centro de Arbitragem. Não se conformou com ela, mas não a escondeu, como o escriba do Público.

A Insitel podia estar muito mal aconselhada (pelos vistos já não está - retirou a queixa e emitiu pelo menos um comunicado conciliador) mas a verdade é que actuou via tribunal, depois de o Centro de Arbitragem lhe ter dado razão.

No seu direito, portanto.

Sunday, January 02, 2011

VIVA DILMA ROUSSEF, PRESIDENTA DO BRASIL

É com muito prazer que celebro a tomada de posse de Dilma Roussef, como primeiro post de 2011.
Depois de "termos" um presidente americano mulato (para os americanos ele é preto, mesmo), temos a gora a prenda que os brasileiros nos dão elegendo uma mulher para Presidenta da República. Escrevo presidenta para repisar o feminino no cargo!
Realmente, com todo o choradinho dos arautos da desgraça, que só vêem retrocesso, pobreza, assimetrias, etc, etc, faz-me bem (a mim e aos meus argumentos) ver que muito no mundo vai avançando no sentido certo, mesmo que dê uns passos atrás de tempos a tempos.
Viva o BRASIL!
Viva a Democracia!
Viva Dilma Roussef!!!