Tuesday, March 16, 2010

O CISNE E A GAIVOTA

Clique para ampliar
Um cisne negro e uma gaivota no lago de uma das urbanizações da marina de Lagos, neste útimo fim de semana.

FUGIR À POLÍCIA, PORQUÊ?!

Os jornais de hoje davam-nos conta da "indignação" dos amigos do rapper MC Snake morto pelas costas pela polícia por não ter parado numa operação stop.

Lendo a notícia com mais cuidado, vejo que, afinal, o dito rapper foi vozado nas docas, não parou, pos-se em fuga, a polícia foi no seu encalço e a perseguição deu-se por meia Lisboa, até S. Domingos de Benfica onde, finalmente, uma bala o fez parar.

Vejam no croquis ao lado: o tipo fugiu por desporto (ya, meu, como nos filmes!) ou então tinha mesmo muita coisa para esconder...

E parou de vez!

Os amigos perguntam por que é que o policia disparou? Dizem que o fez por ele ser preto e não estar de fato e gravata. Ter fugido terá sido uma forma de fazer desporto, de animar uma noite chata...

Até pode ser, mas o que me faz espécie é por que cargas de água o tipo não parou na operação stop e fugiu, atravessando mais de meia cidade? Isto, supondo que não tinha nada que esconder da Polícia, no carro ou no bucho.

Não terá sido por isso, e só por isso, que o polícia disparou?

GANDA BURACO!!!

Na noite da passada 5ª feira, ao vir do Prior Velho para entrar na 2ª circular, caí num buracão que me rebentou o pneu da frente, da direita, e me deu cabo da jante e deixou a direcção esquisita...

No dia seguinte fui ver o culpado à luz do dia e dei com este monumental buracão, onde não cai um carro mas encaixa uma roda, com um bordo abrupto e agressivo, capaz de ir mais além de uma jante e dar cabo de uma suspensão ou pior.

Nessa manhã, mão amiga já tinha despejado umas pedrocas no buraco, para atenuar a porrada; de qualquer modo já lá estavam expostas quatro jantes (recuperei a minha, na noite da porrada) e uma motoreta que tinha acabado de partir uma roda.

A CML paga a reparação, desde que se tenha a pachorra de chmar a Polícia, esperar que ela chegue ao local e levante o auto.
Hoje, finalmente, o buraco está sinalizado com barreira e reflector.

Sem isso, paga o Zé...

Wednesday, March 10, 2010

MODERNICES - CONFESSIONÁRIO ON LINE

O meu amigo João, do seu retiro na Beira Baixa, não perde uma: vejam só o que ele descobriu sobre o modo como a Igreja Católica se desenrasca para fazer face à falta de padres...

Tuesday, March 09, 2010

FUMO = SEXO ORAL?!

Depois da frase idiota do pateta do Makário Correia segundo o qual

beijar uma miúda que fuma é como lamber um cinzeiro

apareceram agora os autores de uma campanha contra o tabaco (em França, wherelse?...) segundo a qual (estou a reproduzir o que ouvi há pouco do insuspeito sexólogo do programa O Amor é...)

fumar o fumo dos outros é como ser obrigado a fazer sexo oral

E esta, hã?!

Porra, nem toda a minha imaginação chegaria para imaginar um slogan tão rebuscado, tão idiota, e de eficácia tão duvidosa.

Será que esta rapaziada acha que o sexo oral também faz mal? A quem? A quem sorri ou a quem está, temporariamente, impossibilitado de sorrir?

Este slogan não incitará os jovens a experimentar o cigarro?

Como diz a minha mais que tudo:

só coisas que me ralam...

Sunday, March 07, 2010

OS ANIMAIS SÃO NOSSOS AMIGOS MAS A ORCA TILIKUM MATA QUE SE FARTA

O avô cantigas e o Moniz (Carlos Alberto, o pai da Lúcia e ex de uma tal Maria do Amparo) bem andaram a meter ideias idiotas na catraiada, com o Fungàgà da bicharada e outros programas e canções, tudo a bater na mesma tecla:

Os animais são nossos amigos.

De tempos a tempos um garoto fica ferido quando tenta "fazer uma festinha" no leãozinho, mas isso agora não interessa nada: o que interessa é meter nos putos a ideia que os animais são uma espécie de pessoas que não sabem falar mas que são bué da inteligentes (os golfinhos, então!...), têm imensos direitos, sofrem imenso, de modo que o melhor, melhor, é a gente passar a comer só alpista e couves e esquecer de vez as bifalhadas, as costeletas, o entrecosto, a entremeada, as perninhas de frango fritas, as hot wings, a caldeirada de cabrito, os peitos de frango, as moelas, até mesmo os ovos e o leite.

- Eras capaz de comer o teu cãozinho? perguntam, com os olhos a dizer: "não eras, pois não?!"(*)

Clique na imagem para ampliar e ler

Bem, deixando-nos de tretas, parece que já não podemos afirmar com verdade que a orca Tilikum é nossa amiga.

Leiam a notícia aqui .

O bicho limpou o sebo à tratadora, em pleno espectáculo - deve ter sido um espectáculo e pêras, não haja dúvida!

No rescaldo do acontecimento ficou-se a saber que o bicho já tinha experiência no ramo, pois esse tratador foi só o segundo, havendo ainda um espectador que se infiltrou na piscina da Tilikum, vejam lá a habilidade e tineta do bicho!

. . . . . . .

(*) A resposta, se o pateta me deixasse responder, era que, se fosse preciso, nem hesitava. A chatice era que depois, quando a fome estivesse saciada e lhe estivesse, a desfastio, a roer os ossos, havia de me dar uma mágoa valente, de bater uma saudade enorme do bichinho e uma lágrima rebelde havia de rolar pensando no quanto o Bobi se havia de regalar com aqueles ossinhos.

Tadinho...

SECÇÃO DE TAUROMAQUIA - E VIVA A GABRIELA CANAVILHAS!!!

A gajada anti touradas anda excitadíssima porque a Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, deliberou criar uma secção de Tauromaquia no CNP Centro Nacional de Cultura.

Caíu o Carmo e a Trindade! Então as lutas entre homens e animais, com a morte de um deles na arena, não eram também tradição? E perguntam, indignados:

Vamos voltar às lutas de morte na arena?!

Onde vai isto chegar?!

Não sei se a Ministra é contra ou a favor das touradas mas essa sua decisão indicia uma coisa muito importante em quem governa: isenção face aos agentes/lobies que a tentam puxar/empurrar nas direcções que lhes interessam e também (se possível) face aos seus próprios gostos e interesses.

Eu expilico:

Eu posso não gostar de vinho, pelo menos não sou apreciador da pinga e olho com ar galhofeiro para aquela malta mascarada que se reúne de tempos a tempos para entronizar (é assim?) mais um copofónico honorário (mesmo que seja um Cavaco semi abstémio...) ou militante que, para tal, alinha na mascarada e nos rituais iniciáticos.

Posso não gostar, mas seria rematada ignorância não reconhecer que associada ao vinho existe uma tradição, uma cultura por muito que as manifestações mais visíveis da dita sejam os bêbados a arrotar postas de pescada em jantaradas e a despejá-las de seguida, muitas vezes para a rua, de cabeça encostada ao antebraço e este apoiado a um poste de iluminação, enquanto o copofónico chama o Gregório em tom sofrido...

A rapaziada da Animal, do partido de defesa dos animais (não vai em maiúsculas porque não sei se o nome é mesmo este) e de outros grupos quejandos, manifestamente, têm outra visão da coisa: a cultura boa (ou a Kultura...) deve ser defendida, promovida, apoiada com dinheiros públicos; a cultura má deve ser escondida, estigmatizada, perseguida.

Só lhes falta mesmo um kamarada Staline para os conduzir ao sucesso.

Ou, talvez mais adequadamente, um porco Napoleão...

Saturday, March 06, 2010

O PÚBLICO ERROU!

Não sei se chame burro se pateta à sumidade que, no Público, classifica pessoas e casos no tribunal do SOBE / DESCE.

Desta vez, essa sumidade não gostou que um tal Albino Almeida, presidente de uma tal Confederação das Associações de Pais tivesse dito o óbvio:

os pais cujos filhos se portam mal devem ser penalizados.

Qual é a dúvida?!

Sendo os menores inimputáveis são (ou deveriam ser) os pais a prestar contas quando os filhos faltam à escola, provocam diustúrbios, insultam ou agridem professores, roubam e/ou atacam os colegas, etc, etc.

O pateta do Público diz que essa é a direcção errada porque desresponsabiliza a escola e não ajuda a responsabilizar as famílias.

Disparate! A escola pode e deve exercer a sua acção disciplinadora mas os pais (qual raio é a diferença entre "pais" e "família"?!) devem ser chamados à escola para serem informados do comportamento e resultados dos filhos pela simples razão que é a eles (não à escola) que compete educá-los, estabelecer-lhes limites de actuação e também objectivos.

E castigá-los se disso for o caso.

E pagar pelos prejuízos que eles causem.

É, pois, aos pais que a escola se dirige para tomarem as devidas medidas correctivas para que o aluno estude mais, faça os trabalhos de casa, não falte à escola, não seja indisciplinado nem agressivo. Isso está no núcleo central da missão educativa dos pais.

Será que o Público acha que é à escola que compete educar as crianças? Não andará a ler muito Orwell?...

Eu pensava que a escola era para ensinar às crianças as matérias curriculares. Depois disso (e só depois disso), talvez lhe pudessemos atribuir outras funções.

Mas educar, meus lindos, educar é tarefa dos pais, pela qual devem ser louvados ou responsabilizados.

Disse!

FOI APANHADO O VIOLADOR DE TELHEIRAS, UFAAAA!!!!!

De há uns tempos para cá reparei que quando dizia às minhas colegas que vivia em Telheiras elas passavam a olhar-me com um ar receoso, deixavam de aceitar boleias minhas (excepto em grupo, de carro cheio) e manifestamente levantavam vôo sempre que chegava à fotocopiadora e estava lá uma delas sozinha a servir-se da máquina.

Senti-me muito mal, muito marginalizado!

Mudei de pasta de dentes, de desodorisante, passei a trocar de meias mais vezes por mês e de cuecas mais vezes por ano. Até passei a lavar a cara todas as semanas e as partes todos os meses!

Mas, vejam lá, não deu resultado.

Agora, finalmente, percebi: sendo eu engenheiro e dizendo-lhes que morava em Telheiras, as pobrezinhas ficavam imediatamente à tabela com receio que fosse eu o temido Violador de Telheiras.

Aí fica o retrato robot do tarado, para verem bem que ele não sou eu (nem eu sou ele, ok?!)

. . . . . . . .

Para além disso, as minhas necessidades lúdicas não se limitam à terça feira...

Thursday, March 04, 2010

O PREÇO DA REPUBLICA - ATÉ NOS COMBÓIOS...

Clique para ampliar e ler

Há dias insurgia-me (noutro forum) contra as comemorações do centenário da República, pela confusão torpe e intencional que se faz entre ideais republicanos e democracia (entre outras "confusões"...) e recordando que a Presidência da República nos sai muito mais cara que a casa real da maioria das monarquias reinantes na Europa.

Nem de propósito, o Público de hoje chapa um artigo de duas páginas "Quando os combóios usavam coroa" onde a alturas tantas (ver texto acima, transcrito desse artigo onde figurava em caixa) se refere que a carruagem real (do tempo de D. Luiz) que será exposta em Utrech vai ser restaurada nas oficinas da CP no Entroncamento por € 55.000,00. Quanto ao "nosso"combóio presidencial dificilmente ficará pronto a tempo de integrar aquela exposição por o seu restauro estar orçamentado em € 2.000.000,00 (dois milhões!!!). Naturalmente não há cacau para essa extravagância e está-se, de mão estendida, a recorrer ao Mecenato, etc, etc.

Porquê?

Muito simples: um Presidente não se contenta com uma simples carruagem. Precisa de salão presidencial, salão do Chefe de Estado (não é a mesma coisa?!), carruagem dos ministros, restaurante, carruagem dos jornalistas e furgão.

See what I mean?

Tuesday, March 02, 2010

MADDIE - PEÇA O LIVRO E EU ENVIO EM PDF (MENOS DE 4 MB!)

Caros leitores, se quiserem ler o livro do inspector Gonçalo Amaral, sobre o qual se abateu uma espécie de "censura legal" decretada pelos senhores doutores juízes, é só indicarem um endereço de e-mail e envio-vos o livro à borliú.

O ficheiro é pequeno, se bem que a qualidade seja bastante boa.

Veja também o vídeo aqui.

Os pais da miúda fizeram todos os possíveis para que não se conheça a linha de investigação vedada aos investigadores e agora, com o amparo amigo do tribunal, nem se pode falar disso.

Afinal de que teoria se trata? Muito simplesmente duma das mais corriqueiras neste tipo de crime: morte acidental seguida de ocultação do corpo. Uma chapada mais forte (a miúda era hiperactiva, não parava quieta...), um safanão e queda com a cabeça contra uma esquina, etc, etc. Ai Jesús, estamos tramados! E agora?!

Bem, dá-se um jeito; esta polícia é um bando de boçais, a gente dá sumiço ao cadáver e diz que a miúda foi raptada.

Boa, bora lá fazer isso. Bota um bocado de valium no leite dos putos que eles nem dão por nada.

Pode não ter sido assim, mas por que não investigar nessa linha?

Por que será que o casal teve tanto medo (?) dos cães farejadores de sangue, um, e de cadáver, outro? Veja o sketch

Aqui há gato (ou pior...)

Monday, March 01, 2010

AI MARQUES JÚNIOR, MARQUES JÚNIOR...

clique para ampliar e ler

Confesso que fiquei chocado com o despacho que mão amiga me fez chegar, em que o meu antigo colega da Academia Militar Marques Júnior (veja a biografia aqui) teve a sua carreira militar reconstituída, reingresso no Quadro Permanente, promoções de rajada a coronel, sem perder pitada da vida pela qual optou (carreira política) livremente, sem ninguém o forçar a tal.

Aparece agora como deficiente das Forças Armadas: devem estar a gozar com a nossa cara... mas até pode ser que seja; que dizer?!

Eu perceberia (enfim, pelo menos acharia alguma lógica) se o Marques Júnior se arrependesse do caminho que tomou depois do 25 de Abril, apagasse a carreira política e recuperasse a carreira militar. Isto, claro, desde que devolvesse os carcanhóis que ganhou como político; sem isso, vai recuperar a carreira de que desistiu, mantendo todas as mordomias e benefícios da que seguiu, em clara vantagem sobre os colegas que seguiram a carreira militar, com as suas chatices e as suas virtudes.

Mas afinal, por que carga de água se faz a reconstituição de carreiras? A ideia era compensar aqueles que foram prejudicados na carreira militar por terem participado no 25 de Abril e que, por isso, foram preteridos por quem manteve poder na tropa e não lhes perdoou essa tomada de posição.

A realidade é outra: a reconstituição de carreiras destina-se a forçar a promoção a coronel de todo o bicho careto que andou pelas politiquices de direita e esquerda, passou à reserva num posto baixo (major...) e, não tendo triunfado na política nem nos negócios voltam agora ao seu lugar à mangedoura, alegando terem sido prejudicados pela sua meritória passagem pela defesa das liberdades do povo (!).

É um reconhecimento da menoridade e irresponsabilidade dos militares que nem sequer assumem as consequências das suas escolhas - para o bem e para o mal.

Garante-se assim que todo o oficial chega a coronel (e cabos a sargentos - conheço alguns casos...) por muita asneira que tenham feito do 25 de Abril até aqui.

E nós sustentamos esse regabofe...

Vejam aqui o comentário ácido, como não podia deixar de ser, de um coronel - verdadeiro, não chegou lá por via da reconstituição da carreira...

Clique para ampliar e ler

Saturday, February 27, 2010

TELHEIRAS - VENTANIA E ÁRVORES TOMBADAS

CLIQUE SOBRE AS IMAGENS PARA AS AMPLIAR

Esta noite o vento fez das suas!

Ao sair de casa dei com um estendal de polícia, bombeiros e moradores de volta de uma árvore tombada sobre dois carros, na Delfim Santos.

Um cedro debaixo do qual me sentei a ler, saboreando a sombra, o cheiro que só os cedros exalam e (quando houve pachorra) um refresco.

Pensando bem, beneficiei do "nosso" cedro bem menos vezes do que gostaria.

A persistência da sua folhagem, proporcionando ao vento milhares de pontos a que se agarrar, puxar e sacudir, custou-lhe este fim inglório.

Por outro lado, aquelas árvores irritantes (plátanos, talvez) que, na primavera e verão, enchem o ar de esporos voadores (enfim, planadores), fazendo meio mundo espirrar e fungar de alergia, continuavam impávidas e serenas, despidas de folhas, sem que o vento lhes possa fazer grande dano.

O cedro não fez grandes estragos, nem vidros partidos nem grandes mossas, mas os dois carros que lhe suportaram a queda devem ter ficado com bastantes riscos.

Subindo a rua e virando à direita, dei com mais uma árvore tombada, esta mais pequena mas mesmo assim não deve ter deixado muito feliz o dono do carro sobre o qual tombou.

Wednesday, February 17, 2010

...ENTÃO E O CÃO QUE FALA; JÁ VIRAM?

Se não viram, cliquem já aqui e vejam!

Acima de tudo, oiçam!!!

FERNANDO NOBRE (O DA AMI) CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA!!!!!!

Realmente, depois do Manel Alegre mais o "seu" milhão de votos, só me faltava mesmo o atrasado mental do Fernando Nobre para as eleições para a Presidência da República serem pouco menos que um passeio para mestre Cavaco.
Veja aqui a mensagem do cromo.
É verdade que o Nobre é muito bom rapaz, muito amigo dos pobrezinhos, muito bloco e muito esquerda, sempre com o dedo no gatilho contra os Camones (em particular contra o odiado Bush...), contra os neo liberais (?) e contra tudo o que lhe cheire a capital, em particular aquele que não escorra o suficiente para lhe dar visibilidade nas suas campanhas a favor dos pobrezinhos deste mundo.
Já imaginaram termos um presidente bloquista, daqueles que sofrem de orfandade desde a queda do muro de Berlim que, para eles, protegia o bom povo da RDA da invasão iminente dos capitalistas da RFA?!
Estaremos a voltar a 1975, com o companheiro Vasco em S. Bento, o lunático do Otelo no COPCON e o Cunhal a manobrá-los na sombra? Espero bem que não, carago!
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Entretanto, para desfazer a terrível azia que a notícia me causou, aqui vos deixo um bocadinho de bom humor, que o meu amigo Toni Ferreira não me deixa cair, nestes maus momentos.
O que têm aí, em plena acção, é o cão-de-cego que ganhou o Grande Prémio ACAPO 2010, como o cão que melhor cuida do seu protegido (acho que já não se pode dizer dono, é incorrecto), nos mais ínfimos pormenores, nos mais inesperados detalhes.
Melhor que isto, só mesmo ... ver!

SE AOS SESSENTA ANOS CHEGARES...

E pronto; passou a meia noite, entrámos no 17 de Fevereiro e eu completei 60 anos.

Sessenta, carago!!!

Só me ocorre mesmo aquela quadrazinha atribuída ao Pitigrilli:

SE AOS SESSENTA ANOS CHEGARES
NÃO PENSES MAIS EM MULHERES
CORTA A PILA, DÁ-A AO GATO,
LEVA NO CÚ, SE QUISERES!

Bem, ou os sessentinhos do tempo do Pitigrilli eram velhos caquéticos, ao contrário dos de agora (nós outros), ou ele estava a inventar.

Vamos esperar pelos setenta a ver se a quadra colhe e depois conto-vos...

Wednesday, February 10, 2010

COMO BATER NA ESPOSA - THE ISLAMIC WAY

Mais uma vez o meu amigo João me presenteia com uma pérola da filosofia muçulmana.

No maravilhoso mundo islâmico, o clérigo Abdullah Aal Mahmud ensina, na TV do Bahraim, a arte de castigar as esposas com modéstia, sem violência excessiva e sem chocar os filhos.

Vejam o ar bondoso e paciente com que o senhor prega aos seus abrutalhados ouvintes as virtudes de umas boas chapadas sem fazer hematomas, nem partir ossos, nem deixar marcas. E, claro!, sem sangramentos desagradáveis que salpicam as paredes e deixam manchas nos tapetes.

Uma verdadeira arte!

Sunday, February 07, 2010

QUE PESADELO, AMOR!!!

O meu amigo João, sempre atento a estas coisas, mandou-me este filmezinho que ilustra uma situação terrível, um verdadeiro pesadelo, que terá sucedido com um homosexual assumido e bem casado.

Imaginem que sonhou que estava a engatar uma rapariga, ela correspondeu e quase, quase, chegaram a vias de facto. Não é de desesperar?!

Felizmente, ao acordar, constatou que tudo não tinha passado de um pesadelo...

UFA!!!!

Saturday, February 06, 2010

DESVENTURAS DE UM CASAL GAY E DO SEU (DELES) HAMMSTER

Deixo-vos aqui um filmezito (mais voz do que filme) com uma aventura de um casal de maricas que, para variar, meteram o seu querido ratinho no meio das suas brincadeiras amorosas.

Ouça e, por favor, não experimente em casa sem ter um extintor, um bombeiro e uma ambulância por perto.

Não dê ao bombeiro outro uso que não ultrapasse a sua nobre função de combate às chamas (em sentido estrito).

Clique aqui para passar o sketch.

Wednesday, February 03, 2010

ALEGRES LOMBADAS NO ESPÍRITO VELHO DOS REPUBLICANOS CADUCOS

O Público de hoje (este hoje já é ontem...) trazia na última página uma crónica do advogado Pedro Lomba, cronista que passou a escrever neste diário há poucos meses, com a saudável alternância de comentadores a que o jornal procede de tempos a tempos. Assim se foi o filósofo Desidério Murcho (uma pena e uma perda!), assim se manteve Paulo Varela Gomes, já não com as cartas de lá (Goa) mas com crónicas de cá, na P2. O Pedro Lomba já lá tinha deixado alguns textos com interesse, mas este encheu-me as medidas: nos tempos que vão correndo em que muitos jeunes blan' becs insistem em pensar como les vieux mecs seus antepassados (copiando-lhes o pensamento, os tiques e as idiossincrasias, as mais das vezes), é muito refrescante e inspirador ver jovens a pensar pelas suas cabeças em função das realidades do seu tempo.

Pedro Lomba zurze no lombo do Manel Alegre, considerando-o um homem enterrado no passado, apresentando-se como anti-fascista, combatente contra Salazar e outras referências curriculares perfeitamente desligadas das realidades do dia a dia de hoje.

Nascido em 1977, pertencente a uma geração de "...gente suficientemente distanciada para reconhecer os erros criminosos que foram cometidos na 1ª República, no Estado Novo e também nesta democracia", não tem pejo em interrogar-se:

"...o que é o antifascismo senão um narcisismo histórico daqueles que, por terem combatido a ditadura, ainda acham que são eles e sempre eles a consciência ética da nação?"

Sobre as referências que Manuel Alegre insiste em atirar sobre nós, refere que "O "junqueirismo", popular entre os republicanos de há mais de 100 anos, foi a versão literária de um certo nacionalismo fin-de-sècle que Manuel Alegre parece querer agora revisitar em 2010."

E remata com:

"só que na geração de Alegre tudo se resume a isso: conversa patrioteira. Serve quando estamos a lutar contra um regime. Não resulta quando precisamos de construir outro."

Leiam o texto, que vos transcrevo, com a devida vénia para o Público e para o Pedro Lomba.

Cliquem no texto para ampliar.