Sunday, June 14, 2009

MEMÓRIAS DO MEU CATIVEIRO - DE CLARA ROJAS

Em primeiro lugar, se tencionam comprar o livro para se inteirarem daqueles pormenores picantes - quem é o pai da criança (era guerrilheiro? era polícia ou soldado? era um dos outros "colegas" de cativeiro? qual deles? como foi?), quem dormia com quem (em particular a Ingrid...), como foram as peixeiradas entre as duas senhoras, etc, etc - desengane-se.

Sobre o puto limita-se a dizer que teve uma experiência de que resultou a gravidez...

O livro dá uma imagem, um bocado desfocada (deve ser intencional) do que era a vida nos sucessivos acampamentos das FARC e das sucessivas caminhadas entre eles e pouco mais.

Pouco mais não: grande parte do livro serve à autora para exibir a sua religiosidade (a sujeita é de um beatismo absolutamente insuportável!), as suas crenças nas várias virgens lá do sítio, as várias rezas diárias do rosário (um rosário = três terços, para quem já não se lembre destas coisas), o quão perdoa aos que lhe fizeram mal, uma coisa absolutamente chata, chata, chata!

Insuportável a beata, raios a partam!

Alguns exemplos (só das últimas páginas):

"... o que me fez reparar que há muitos anjinhos que nos rodeiam com os seus bons pensamentos e a sua luz."

"...decidi deixar isso nas mãos de Deus, para que o todo-poderoso me ajude com esse pesado fardo, como já antes fez."

"...quando alguém nos faz mal, em vez de lhe desejarmos mal, há que o abençoar."

Thursday, June 11, 2009

ESCRITO NA PEDRA - VERY, VERY DEEP

Esta realmente foi totalmente inesperada, mas não deixa de parecer muito certa, pelo menos quando a idade que o geronte aparenta na fotografia não deixa lugar a outros amores, porventura mais sinceros:

NÃO HÁ AMOR MAIS SINCERO DO QUE O AMOR PELA COMIDA

E esta, hã?!...

Wednesday, June 10, 2009

CARTAS DE CÁ - Park Street

Clique na imagem para ampliar e ler

Leio quase sempre com agrado as crónicas do Paulo Varela Gomes, as Cartas de Cá, que a P2 do Público publica em dia da semana variável, ao que me pareceu. As cartas são escritas da Índia, provavelmente em Goa, e os temas são quase sempre (sempre?) sobre a Índia não se limitando a Goa, como é a presente crónica.

Depois de ter acabado a série de artigos do filósofo Desidério Murcho, esta é a crónica da P2 que mais me agrada.

A imagem que traça da chegada da monção é dum colorido e de um pormenor deveras notável, para o espaço que a crónica ocupa.

Poupo-vos tempo caso queiram ver alguma coisa sobre o pintor Giovanni Battista Piranesi (foto ao lado) é só clicar no nome.

As pinturas que encontrei na net são muitas de monumentos, edifícios, paisagem urbana. Deixo-vos aqui uma dessas paisagens urbanas; veja mais aqui .

Deixo-vos também alguns links de entrada, caso queiram ir ver o que há sobre o cemitério de Park Street, em Kolkata (Calcutá, à portuguesa), referido pelo Paulo Varela:

Fotos;

romance;

alguns detalhes;

imagens de Calcutta;

Mother Teresa Sarani (que deu o nome ao cemitério).

VIOLÊNCIA NA NOITE - ESPANCAMENTO OU EXECUÇÃO? NOVOS DADOS

No post Violencia na noite foram colocadas informações actuais sobre o ocorrido, nomeadamente sobre o agredido (que ficou em estado semi vegetativo) e o principal agressor, o herói que a foto mostra, acolitado por sete "colegas de ofício".

Clique no link e actualize a informação.

Entretanto, transcrevo a seguir o último comemtário sobre o assunto, feito por Fernando Guimarães:

Lembram, um rapaz foi espancado por uma gangue de 8 marginais em Sorocaba/Sp faz 1 ano, vejam notícias atuais?

Acusados deverão ir a júri popular daqui a um ano.Notícia publicada na edição de 29/04/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h. O prazo mínimo para os três acusados da agressão praticada contra o metalúrgico Fabiano Dias Rodrigues ir para júri popular é de um ano, caso não haja apresentação de recurso por parte dos advogados de defesa, informou ontem o juiz da Vara de Execuções Criminais de Sorocaba, Émerson Tadeu Pires de Camargo.

Outros cinco acusados estão livres. Enquanto a justiça não é feita, Fabiano luta ao lado de sua mãe, a aposentada Sebastiana Dias Rodrigues, de 60 anos, que tem sofrido e vem passando por muitas dificuldades financeiras.

"Enquanto meu filho fica aí deitado, os seus agressores continuam levando a vida sem problemas, mas eu não tenho sentimento de ódio por ninguém", afirma a mãe do rapaz que desabafou, dizendo que sequer os familiares dos acusados telefonaram para ela para saber como anda o seu filho.

"Se fosse o meu filho que tivesse feito o que fizeram, eu não iria pagar advogado não, ajudaria a família de quem o meu filho espancou".

Em 1º de junho, completará um ano do espancamento sofrido por Fabiano que completará em 11 de junho 25 anos de idade. Ele só responde o que perguntam a ele, não ordena ideias nem inicia uma conversa. Passa a maior parte do tempo deitado, assiste à tevê, mas não tem consciência do que acontece a sua volta.

"Meu filho está vegetando". Dona Sebastiana luta para manter a casa da família, que é simples. Vez ou outra conta com a solidariedade de pessoas que levam cesta básica à casa da aposentada, que fica na Árvore Grande.

O gabinete do vereador Tonão Silvano ajuda a mulher com remédio para o filho. Com uma renda de pouco mais de R$ 700, dona Sebastiana tem conhecimento das dívidas que ainda têm com a Unimed, com uma farmácia e outras do dia-a-dia, como a taxistas que fazem, pela metade do preço, o transporte de Fabiano até o médico, o neurologista André Simes, que vem acompanhando o rapaz.

Ela tem esperança em um milagre para que o filho volte a ser o que era antes de 1º de junho de 2008.

De acordo com o advogado de defesa de Fabiano, Márcio Roberto de Castilho Leme, o quadro clínico do rapaz não é de esperança. Ele foi violentamente espancado. As sequelas são graves, afirma.

Fabiano foi chutado por diversas vezes na cabeça, tendo, ainda, um dos agressores pulado mais de uma vez na cabeça do rapaz, que ficou caído no chão, em frente à casa noturna Soft Music Hall, cujas câmeras filmaram toda a cena do crime.

Fabiano ficou em coma por 27 dias, recebendo alta posteriormente. Fez tratamentos com terapeuta ocupacional, mas tem muita dificuldade de se manter em pé, de tomar banho, de se alimentar e até mesmo de fazer as necessidades fisiológicas sozinho.

A situação da família é tão difícil que até cartas foram escritas para os programas dos apresentadores de televisão Sílvio Santos e Gugu Liberato. Os remédios de pressão alta e colesterol que dona Sebastiana precisa tomar são caros e ela está passando sem medicamentos.

"Eu não tenho como fazer nada, pois preciso cuidar do meu filho, mas ao mesmo tempo tenho medo de morrer e deixá-lo aqui. Quem vai ter paciência de cuidar dele como eu cuido?", chora dona Sebastiana que tem muita fé em Deus que tudo será resolvido. Fabiano passa a maior parte do tempo deitado e não tem consciência do que acontece em sua volta.

O rapaz, que completará 25 anos dia 11/06/09 antes da agressão e agora. Era alegre, esbelto. Hoje é triste, obeso, sem vida social.

(Fernando Guimarães).

Daqui envio os meus agradecimentos ao Fernando Guimarães por nos manter ao corrente deste crime perfeitamente a sangue frio e com requintes de malvadez e violência.

10 DE JUNHO ALTERNATIVO - UM POUCO MAIS INSTITUCIONAL

Clique nas imagens para ampliar

O 10 de Junho alternativo, comemorado junto ao forte do Bom Sucesso, foi este ano o que costuma ser: a missa só para os madrugadores, muita espera, mais espera, ainda mais espera, alguns discursos "domésticos" outros de artistas convidados.

O artista principal costuma ser uma personalidade cuja ligação aos combatentes dificilmente se descortina: este ano coube a vez ao adiantado mental Braga da Cruz, nos outros anos o Paulo Teixeira Pinto, o Barão Horta te Costa, etc, etc.

Grama-se a cerimónia bi-religiosa de um padre mais o inevitável Iman da mesquita de Lisboa (como é que se chama o homem, carago? não me vem...).

Canta-se a Portuguesa (este anos "amparados" pela Cátia Guerreiro), depõem-se flores aos mortos, olha-se para o ar para ver passar a FAP, põe-se a cara à banda para que o ouvido em melhor estado apanhe a salva da corveta do outro lado do forte (dentro de água, claro), e depois é o almoço campal para quem comprou a senha ou trouxe farnel de casa.

Este ano (confesso!) cheguei a meio da coisa (pensava eu!) para ver se via o fim da cerimónia - nos outros anos chego cedinho, espero, espero, espero e desespero: ponho-me nas ditas muito antes do fim das actividades.

Na foto ao lado, o recém promovido Jaime Neves. O homem está reformado há um monte de anos, está a cair da tripeça mas... vai mais um par de estrelas para cima dos ombros! O Delgado não foi promovido a Marechal depois anos e anos a fazer tijolo? Pois então...

Este ano cheguei quase ao meio dia, nem um único discurso tinha sido proferido, de modo que me pisguei aí à uma da tarde, estava a mensagem do Cavaco a ser lida.

É verdade! O Presidente, enquanto distribuía medalhas em Sanatrém, honrou-nos com a sua palavra ainda que não com a sua presença. Fantástico!

Acho que a monumental vaia que o Soares apanhou, no primeiro ano em que se realizou esta comemoração, serviu de exemplo aos restantes. O mais que lá vi foi o Secretário de Estado (da Defesa e do Mar - será assim? da Defesa e dos antigos combatentes, etc).

Saindo mais cedo, perdi a alocução do meu antigo colega Henriques sobre o Condestável. Paciência, já estava farto...

Afinal, lendo o programa, vejo que o horário até foi cumprido - eu é que alinhei pelo programa dos anos anteriores...

De resto, a causa monárquica estava mal representada, só o sr D. Duarte (ao lado) mais o primo, D. Francisco van Uden, mas nada de representantes da causa monárquica, recentemente unificada sob a batuta do reformado de luxo, Paulo Teixeira Pinto.

Na foto vê-se ainda o general Bruno, à direita, de Torre e Espada ao pescoço.

As fotos não são grande espingarda porque não me credenciei e não quis ser escovado por indecente e má figura se tentasse aceder aos locais por onde os reporteres credenciados circulavam...

Enquanto pude circular pelos "espaços nobres", ainda localizei a inscrição no mármore com o nome do Zé Bação, na lista de mortos de 1965. Não o estou a ver muito agradado com a coisa, mas a inscrição pode fazer sossegar as consciências dos "médicos" (mérdicos...) que se recusaram a dar-lhe mais que aspirinas quando o hematoma, no seguimento do rebentamento da mina, lhe provocava dores de cabeça terríveis.

Bando de charlatães, para não dizer mesmo filhos de puta!

A ESCOLA...

Em Portugal é igualito, coño!

Tuesday, June 09, 2009

TIANANMEN - 20 ANOS DEPOIS...

Reveja o tipo dos sacos de supermercado (?) à frente da coluna de tanques aqui . Este foi o episódio que ficou na memória de toda a gente que acompanhou a revolta dos estudantes (recorde aqui) contra o regime de Pequim, esperando que o PCC caísse de maduro como o PCUS caíu de podre.

Não caíu.

Manteve o rumo traçado pelo Pequeno Timoneiro, mantendo as rédeas do poder firmemente nas mãos e comandando (viabilizando) um desenvolvimento económico e social que levou a China à posição em que está, a caminho de se tornar a 1ª economia mundial. Mais dez anitos e deve lá chegar. Veja mais aqui: Deng Xiaoping.

Teria sido melhor que o PCC se tivesse desmoronado ante a força da razão (?) dos revoltosos pela Liberdade? Foi melhor usar a força necessária para acabar com a revolta e evitar veleidades semelhantes nos tempos mais próximos?

Olhando para o que se passou na URSS e nos dez anos de pobreza, marasmo e estagnação entre a queda de Gorbatchov e o advento de Putin, é legítimo perguntar:

Teria sido melhor, para quem?

Monday, June 08, 2009

O CLUBE DOS MARCIANOS

Às vezes sinto-me completamente marciano. O que me vale é que, quase sempre penso que marcianos são os outros.

Serão mesmo?!

Num jantar, este fim de semana, fiquei siderado com duas pessoas que habitualmente me deixam siderado. Portanto, até aí, tudo normal.

Só que que desta vez a coisa foi muito para além do que eu consideraria simples marcianismo. Ora vejam:

Um dos convivas defendia com calor e ardor que estamos em plena decadência e que um dos sinais desses tempos decadentes é que vemos, por exemplo, artistas de cinema como presidentes, putas como deputadas (ou coisa que o valha), etc.

Defendia ele que para cargos políticos os candidatos teriam que ter algum tipo de filtragem para evitar que uns tipos desqualificados fossem eleitos para cargos de responsabilidade, para os quais não têm competência. E insistia em alta (e alterada) voz: vocês acham que um actor pode ser Presidente, mas eu acho que não podia ser e devia ser impedido de se candidatar. Insistia no exemplo do Reagan e alegava, a crédito da sua posição, que se um advogado não podia pilotar um avião, também um actor não podia ser Presidente (Governador, PM, etc).

Sobre os economistas, juristas, engenheiros e outras gentes desqualificadas não se falou - se calhar só os funcionários públicos com cursos na École Nationale d'Administration Publique seriam competentes para cargos de responsabilidade.

Será assim?

O outro, depois de perorar contra os palhaços (Durão Barroso, Pacheco Pereira, a "Leite Azedo" - Ferreira Leite, suponho, etc) e os ladrões (80% dos políticos, incluindo o Sócrates, que devia ser preso), depois de zurzir nos defensores do capitalismo neo liberal (euzinho...) e em tudo o que mexia, à despedida, conciliador, diz que isto está a mudar, tem mesmo que mudar, porque a civilização ocidental está a dar o berro, por culpa do Bush e companhia, que não conseguiu impedir que o comércio e a economia mundiais se estejam a passar para "o lado de lá".

O lado de lá era a China! Desgraçadamente já não deu para aprofundar, mas parece que o homem acha que os malandros dos americanos deveriam ter sabido manter a China no seu canto e, não o tendo conseguido, a civilização ocidental vai pelo cano abaixo.

Ambos são cultos, inteligentes e informados (conheço-os há mais de 40 anos) mas... há ali qualquer coisa que não funciona bem!

Até aqui só tinha ouvido, a uma senhora já muito entradota, uma opinião semelhante: que só pessoas com alguma cultura deveriam poder votar, para evitar que fossem votar sem fazerem a mínima ideia do que está em causa, sem perceberem o que lá vão fazer, etc. Claro que não explica como é que a coisa se processaria: um exame de cultura política? Uma entrevista com umapessoa culta, de confiança? ...?

Devo ser mesmo marciano, carago!!!

(e não é que existe um blog dos Marcianos?! Visite-os: os Marcianos .)

Sunday, June 07, 2009

O DISCURSO DO OBAMA NO CAIRO - E VIVA O BUSH!!!!!

O presidente Obama fez um belo discurso no Cairo que poderá ter sido o começo de alguma coisa, de uma melhor convivência entre os States e o mundo árabe. Para o mundo árabe moderado, entenda-se, pois para o "mundo árabe fundamentalista" o discurso do Obama são é mais que um amontoado de palavras de infiel (duplamente infiel...) que o vento há-le levar e que não hão-de evitar a sua destruição implacável sob a espada dos filhos dilectos de Allah.

Para os nossos intelectuais de esquerda (e não só, caraças! e não só) foi mais uma pérola de um político de eleição que, até agora, tem feito o que "eles" esperavam que fizesse.

A menina da foto ao lado, P2 do Público de hoje, (tão burrinha, benza-a Deus; mas ela é pequenina, ainda tem desculpa...) depois de despejar sobre nós a habitual descarga de cosmopolitismo (que mete um diálogo numa chat room com um colega em Cabul) e os panegíricos ao Obama, diz a alturas tantas:

"A estupidez é perigosa. Mais perigosa é a vontade de domar o Mundo. Bush é estúpido e quis domar o Mundo. Tudo o que Obama disse no Cairo é o contrário."

Será que é assim tão difícil perceber que Obama pode ser magnânimo, "compreensivo" e aberto porque alguém antes dele mostrou que a América se e quando fôr preciso sabe pôr as garras de forra e ir atrás dos que a ameaçam ou atacam, mesmo que se escondam nos confins do Afeganistão ou do Iraque (or else)?!

Deve ser mesmo difícil, 'tá visto...

Grande parte da credibilidade do Presidente Americano Obama na cena internacional vem directamente do modo como o anterior detentor do cargo lidou com uma agressão violenta ao coração da América, sem receio de começar duas guerras caras e desgastantes em muito pouco tempo (a primeira delas menos de um mês depois do ataque às torres gêmeas).

Mesmo que nem sempre o tenha feito com o melhor discernimento.

Teria Obama (ou o tonto Clintóris) feito melhor?

Duvido, e faço pouco!

DIA "D" - SE O RIDÍCULO MATASSE...

Na foto ao lado vêem-se dirigentes de vários países cujas tropas tomaram parte na invasão da Normandia, iniciada com uma série de desembarques extremamente mortíferos em 6 de Junho de 1944.

Como vem sendo habitual desde o fim da guerra, homenageiam-se, acima de tudo, os cerca de 20.000 soldados que nos primeiros dias ali morreram, sendo figuras centrais os veteranos ainda vivos, cada vez menos à medida que os anos passam.

E já passaram 65 anos.

Na foto identificam-se o Obama, o príncipe Carlos de Inglaterra, o primeiro ministro Gordon Brown, talvez o Sarkozy na extrema direita da foto. A foto parece normal, mas, de repente, há um pormenor que me salta à vista de maneira gritante: o peito fartamente medalhado que aparece na foto não é o de um veterano, mas o do príncipe Carlos de Inglaterra.

Ó diabo! não será mau gosto esta exibição medalhística, numa cerimónia em que as medalhas dos antigos combatentes assinalam, no mínimo, a sua presença na campanha que levou à vitória sobre a Alemanha, representando muitas vezes a participação em batalhas, ferimentos em combate, actos relevantes heróicos ou abnegados debaixo de fogo, etc, etc?! Ora as medalhas do príncipe, se bem que, certamente, conferidas regularmente (e, se calhar, com mérito) referem-se a actos de militar "de aviário", serviços distintos, comportamento exemplar, medalhas atribuídas por países estrangeiros, medalhas comemorativas, etc, etc, etc.

Não será de um mau gosto extremo o controverso príncipe aparecer nas comemorações do dia D com o peito coberto de medalhas "desse tipo"?

Certamente que sim, para além de o cobrir de ridículo...

Friday, June 05, 2009

CONFRARIA DA PUNHETA DE BACALHAU (E ESTA, HÃ?!)

Ouvindo a Antena 1, esta manhã, nem queria acreditar: foi criada e vai ser oficializada em Cacilhas a Confraria da Punheta de Bacalhau, pela mão (tinha mesmo de ser pela mão...) de Hernani Magalhães (veja no Público ).

A confraria já conta com 30 punheteiros.

Estou com uma certa curiosidade para ver qual será a farpela que irão escolher. Can you guess?...

Hernani Magalhães referiu que "A confraria não quer combater nada nem ninguém mas apenas afirmar a Punheta de Bacalhau como uma das marcas portuguesas, procurando preservar a gastronomia de elevada qualidade, sem preocupações estéticas".

Concluiu com um sonoro e vibrante:

"A punheta é do povo!"

Lindo!!!

Monday, June 01, 2009

ODE AO POETA ARY DOS SANTOS - Le Cul

Atenção: a ode não é o poema que se transcreve a seguir, que é do Ary dos Santos. Para ouvir a ode, declamada, clique no botão de PLAY, na imagem acima.

  • A cidade é um chão de palavras pisadas
  • a palavra criança a palavra segredo.
  • A cidade é um céu de palavras paradas
  • a palavra distância e a palavra medo.
  • A cidade é um saco um pulmão que respira
  • pela palavra água pela palavra brisa
  • A cidade é um poro um corpo que transpira
  • pela palavra sangue pela palavra ira.
  • A cidade tem praças de palavras abertas
  • como estátuas mandadas apear.
  • A cidade tem ruas de palavras desertas
  • como jardins mandados arrancar.
  • A palavra sarcasmo é uma rosa rubra.
  • A palavra silêncio é uma rosa chá.
  • Não há céu de palavras que a cidade não cubra
  • não há rua de sons que a palavra não corra
  • à procura da sombra de uma luz que não há.

Ouça este poema musicado e cantado pelo Zeca Afonso.

O Ary dos Santos foi um dos maiores poetas da segunda metade do século XX e a sua morte prematura impediu que a torrente impetuosa, expressiva e profundamente humana que brotava da sua pena continuasse a dar-nos poemas belíssimos como o que acima vos deixei.

O PODER DOS TRIBUNAIS RABÍNICOS - MUDOU ALGUMA COISA?

Relendo coisas antigas, se bem que recentemente transplantadas para o presente num processo que tenho vindo a empreender, dei de caras com um fait divers de que já não me lembrava: é sobre um tipo que esteve 32 (trinta e dois!) anos preso à ordem do conde Vintém (perdão, de um tribunal rabínico) por se ter recusado a dar o divórcio à sua cara metade (veja aqui ).

O caso, já quando foi noticiado, naquela altura, me pareceu uma aberração completa num país em que a democracia funciona (e bem) há décadas. Como é possível uma interferência tão grosseira e prepotente na vida de um cidadão, num país como Israel?

Na net só encontrei um link sobre o assunto, que apenas dá umas dicas sobre o ponto de vista da ortodoxia judaica: o Yehia foi um herói que se sacrificou para que a lei de Deus fosse cumprida e o matrimónio se mantivesse indissolúvel (como Deus, aparentemente, quer): clique aqui, e procure lá para o final do texto .

Alguém me dá alguma achega sobre isto?

Thursday, May 28, 2009

LE GRAND DISEUR DU BOCAGE, MOI MÊME! TARÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃNNNNNN

Oiça uma versão curta (não quis ler, só disse o que a memória debitou) do Um tabelião caduco do Bocage.

No youtube tem mais umas coisinhas...

Monday, May 25, 2009

A PEIXEIRADA DO DIA

A peixeira e malcriada da Manuela Moura Guedes apanhou pela frente finalmente um gajo que não teve papas na língua nem receio de ficar mal na fotografia.

Não percam o filme da peixeirada.

Clique aqui

Saturday, May 23, 2009

O DECLÍNIO DO DANDY - ANTÓNIO BOTO, O BEATO

Toda agente conhece (ou pensa que conhece) António Boto, poeta da primeira metade do século XX, a quem são atribuídos poemas eróticos do tipo do "Nunca te foram ao cu nem às perninhas, aposto..." e das "Balofas carnes de compridas tetas caindo aos montões em duas mamas pretas..."

Estava eu a preparar uns sketches para meter no youtube (aqui vai um) quando me lembrei que o António Boto (o roto, como diz o Toni Ferreira, sempre mordaz) tinha um poema dedicado ao cardeal Cerejeira que me apetecia incluir no sketch, como exemplo do que a velhice e o medo da morte podem fazer à sanidade mental de um indivíduo.

Procurei ali na estante dos livros e desenterrei um livro de poemas (As Canções de António Boto, com um artigo de Fernando Pessoa sobre o autor, à guisa de prefácio), sem nada de especial a assinalar, mas eu não sou nada versado nestas matérias...

Desenterrei também na secção sobre Fátima, um palmo de prateleira, o livro onde está o tal poema.

O livro, Fátima poema do mundo, é uma enfiada de sabujices à Igreja e em particular ao cardeal Cerejeira, de quem obteve o imprimatur (precisava?!) e a quem o autor dedica o tal poema, um soneto com um ritmo muito bem conseguido, um verdadeiro desperdício para o tema que tratava... (pode ouvi-lo aqui)

Pesando o que li (em diagonal, claro) e dando uma volta pela net (veja, por exemplo, aqui ), ficou-me a ideia de que talvez o homem não se tenha degradado com a idade, mas tenha sido sempre "assim", mais a dar para o beato (lá por ser larilas não podia ser beato?!), com uns arroubos de libertinagem desde a juventude, que o temor a Deus, à Nossa Senhora e à Santa Madre Igreja não conseguiram castrar totalmente.

Já a mão de ferro de Salazar, que o expulsou da função pública, parece ter sido mais eficaz. O desterro no Brasil, a pobreza e a doença poderão ter feito vir ao de cima e refinar o lado beato do escritor.

Vitorino Nemésio dedicou-lhe um poema no qual figura, à guisa de epitáfio:

Ai, pobre de António Boto

Tão dandy naquele Chiado!

Antes sujinho, antes roto

Que suspeito condenado!”.

Vitorino Nemésio talvez tenha sido mauzinho ao usar a palavra roto, sabidamente ambígua. O que seria uma injustiça, já que António Boto não cultivava a ambiguidade, tão em voga entre os "artistas" dos nossos dias, antes se dizia o único homossexual assumido de Portugal...

LUANDA - ADEUS SAUDOSISMO, OLÁ FUTURO

Clique AQUI se quiser aceder a desenvolvimentos no post LUANDA - adeus saudosismo, olá futuro.

E, claro!, é muito bem vindo se quiser participar com o seu ponto de vista sobre a nossa colonização exemplar.

Vá lá não se limite a espreitar, escreva, diga de sua justiça mesmo achando que sabe muito mais (porra!...) que nós todos juntos, pobres ignorantes que ousamos esgravatar a terra com o nosso pauzinho e escrever umas garatujas dispersas.

Exponha-se, não se esconda!

TORTURA TALIBAN

Foto enviada pelo meu amigo João (onde é que raio ele as descobre?!)

Andam o Obama e os seus seguidores intelectuais da costa leste preocupados com o water boarding; andam os PC's e outros "anti fascistas" agitadíssimos para que não se apaguem as memórias das terríveis torturas a que foram sujeitos (a estátua e a privação de sono)...

Vê-se mesmo que não fazem a menor ideia do que seja tortura "a sério"!

Outra versão diz-me que o senhor na foto é anormalmente pouco membrudo, tendo adoptado esta terapeutica para corrigir o defeito.

Como diria o diácono Remédios aos alunos mal comportados, "Estico-te, pá, estico-te!".

Saturday, May 16, 2009

A PARQUE EXPO 10 ANOS DEPOIS DA EXPO 98

Cliquem nas imagens para as ampliar

Mais de 10 anos depois de encerrada a EXPO 98, podemos dizer que o que dela ficou, o Parque das Nações, a Parque EXPO ou como se lhe queira chamar foi das melhores intervenções urbanas de que Lisboa já beneficiou.

Desde que o Marquês de Pombal fez reconstruir a baixa, cujo estilo acabou por recebeu o seu nome, sobre os escombros de 1755, não se fez nada melhor que a Parque Expo.

Claro que muita gentinha preferia a zona oriental "como estava" ou preferia uma intervenção "diferente".

Pois, mas a que se fez foi esta, continua a haver espaço à brava para construir, com taxas de ocupação relativamente baixas, com espaços verdes generosos e (espantem-se!) bem tratados.

O passeio público à beira rio já se estende da Torre Vasco da Gama, à qual se "encosta" agora um hotel , até para lá da estátua da rainha Catarina de Bragança (rainha de Inglaterra, princesa de Portugal) é muito agradável e tranquilo, bom para passear, parar a olhar o rio ou o verde dos espaços entre este e os edifícios, namorar, ler, meditar.

A foto não faz justiça ao hotel: já vai nos 20 andares e ainda não parou de subir; a foto tem um bom par de meses.

Também dá para ir de bicicleta até à zona ocidental da Expo, ali na zona do Cervejanário.

Este já teve melhores dias, quer na comida quer no serviço: alguns dos empregados/as parecem mais arrumadores e drogadinhos que empregados de uma casa (que ainda é) conceituada.

A última vez que lá almocei, instintivamente agarrava a carteira quando uma sujeita muito esquisita se aproximava, como se esperasse que, no mínimo, me viesse pedir uma moedinha.

Uma pena...

Esta estátua é uma réplica da que esteve para ser "plantada" em New York, em Queens, com 10 m de altura.

Os pseudo intelectuais daquelas bandas, receando que os afro-americanos ficassem chateados por se estar a dar destaque a uma rainha "negreira" e esclavagista, fizeram imensa confusão para que a estátua fosse para outro sítio.

Acabou por não ser montada onde era suposto e aguarda agora ser refundida para aproveitamento do bronze.

Em nome do politicamente correcto que grassa entre as "elites" dos States.

Puta de sorte!

COMPRIIIIIIIIIDA, MAS BOA!

Mão amiga fez-me chegar esta delícia (claro que não fui eu que fiz!):

Mulher - Onde vais?

Homem - Vou sair um pouco.

Mulher - Vais de carro?

Homem - Sim.

Mulher - Tem gasolina?

Homem - Sim.... coloquei.

Mulher - Vais demorar?

Homem - Não... coisa de uma hora.

Mulher - Vais a algum lugar específico?

Homem - Não... só andar por aí.

Mulher - Não preferes ir a pé?

Homem - Não... vou de carro.

Mulher - Traz-me um gelado!

Homem - Trago... que sabor?

Mulher - Morango.

Homem - Ok... na volta pra casa eu passo na loja e compro.

Mulher - Na volta?

Homem - Sim... senão derrete.

Mulher - Passa lá agora, compra e deixa aqui..

Homem - Não... é melhor não! Na volta... é rápido!

Mulher - Ahhhhh!

Homem - Quando eu voltar eu como um contigo!

Mulher - Mas tu não gostas de morango!

Homem - Eu compro outro... de outro sabor.

Mulher - Assim fica mais caro... traz de ananás!

Homem - Eu também não gosto de ananás.

Mulher - Traz de chocolate... nós os dois gostamos.

Homem - Ok! Beijo... já venho....

Mulher - Ei!

Homem - O que é?

Mulher - Chocolate não... Flocos...

Homem - Não gosto de flocos!

Mulher - Então traz de morango pra mim e do que quiseres pra ti.

Homem - Foi o que eu sugeri desde o princípio!

Mulher - Estás a ser ironico?

Homem - Não, não tou! Vou indo.

Mulher - Vem cá dar-me um beijo de despedida!

Homem - Querida! Eu já venho... depois.

Mulher - Depois não... quero agora!

Homem - Tá bom! (Beijo.)

Mulher - Vais no teu carro ou no meu?

Homem - No meu.

Mulher - Vai com o meu... tem leitor de cd... o teu não!

Homem - Não vou ouvir música... vou espairecer...

Mulher - Tás a precisar?

Homem - Não sei... vou ver quando sair!

Mulher - Não demores!

Homem - É rápido... (Abre a porta de casa.)

Mulher - Ei!

Homem - Que foi agora?

Mulher - Bolas!!! Que bruto! Vai, vai-te embora!

Homem - Calma... estou a tentar sair e não consigo!

Mulher - Por que queres ir sozinho? Vais-te encontrar com alguém?

Homem - O que queres dizer com isso?

Mulher - Nada... não quero dizer nada!

Homem - Que é... achas que te estou a trair?

Mulher - Não... claro que não... mas sabes como é?

Homem - Como é o quê?

Mulher - Homens!

Homem - Generalizando ou falando de mim?

Mulher - Generalizando.

Homem - Então não é meu caso... sabes que eu não faria isso!

Mulher - Tá bem... então vai.

Homem - Vou.

Mulher - Ei!

Homem - Que foi, porra?

Mulher - Leva o telémovel, estúpido!

Homem - Pra quê? Pra ma estares sempre a ligar?

Mulher - Não... caso aconteça algo, tens o telémovel.

Homem - Não... deixa estar...

Mulher - Olha... desculpa pela desconfiança, estou com saudades, só isso!

Homem - Ok, meu amor... Desculpa-me se fui bruto. Amo-te muito!

Mulher - Eu também! Posso cuscar no teu telémovel?

Homem - Pra quê?

Mulher - Sei lá! Jogar um joguinho!

Homem - Queres o meu telémovel pra jogar?

Mulher - É.

Homem - Tens a certeza?

Mulher - Sim.

Homem - Liga o computador... tá cheio de joguinhos!

Mulher - Não sei mexer naquela lata velha!

Homem - Lata velha? Comprei-o o mês passado!

Mulher - Tá..ok... então leva o telémovel senão eu vou cuscar...

Homem - Podes mexer à vontade... não tem lá nada, mesmo...

Mulher - É?

Homem - É.

Mulher - Então onde está?

Homem - O quê?

Mulher - O que deveria estar no telémovel mas não está...

Homem - Como!?

Mulher - Nada! Esquece!

Homem - Tas nervosa?

Mulher - Não... não tou...

Homem - Então eu vou!

Mulher - Ei!

Homem - O que ééééééé?

Mulher - Já não quero o gelado!

Homem - Ah é?

Mulher - É!

Homem - Então eu também já não vou sair!

Mulher - Ah é?

Homem - É.

Mulher - Boa! Vais ficar aqui comigo?

Homem - Não ...tou cansado... vou dormir!

Mulher - Preferes dormir a ficar comigo?

Homem - Não... vou dormir, só isso!

Mulher - Estás nervoso?

Homem - Claro, porra!!!

Mulher - Porque é que não vais dar uma volta para espairecer?!?!...