Wednesday, November 19, 2008

Le Déserteur

A Antena 1 anda há um monte de tempo com um programa matinal, "as músicas da minha vida", em que uns cromos escolhidos debitam umas banalidades sobre os motivos que os levaram a eleger 4 ou 5 canções como as canções das suas vidas.

Volta não vira acontece o inesperado. Há pouco tempo entrou-me o desaparecido Brassens pelo carro adentro (num post mais abaixo); esta manhã (ontem, mais precisamente) deparei-me, assim de chapada, pela mão do Luis Filipe Costa, com "le déserteur" que já não ouvia há uma porrada de tempo. Em boa verdade já nem me lembrava que existia...

Aqui fica Le deserteur. Enjoy!

A versão não é a original, fanhosa e só com viola, mas é o mesmo Boris Vian (pouco mais velho, morreu 5 anos depois de fazer a canção), com um arranjo musical mais elaborado, mas o poema, um tanto naïf, esse está aí todinho.

É preciso lembrar à malta mais nova (e à da minha idade, já esquecida) que nos anos 50 (a canção é de 1954) as duas guerras mundiais estavam ainda bem vivas (ainda havia velhos gaseados na Grande Guerra), principalmente na França e Alemanha que em 70 anos estiveram envolvidas em três guerras que marcaram a grande maioria das famílias de ambos os países a ferro, fogo e sangue.

Para quem nasceu ou vive a sua juventude na Comunidade Europeia custa imaginar que há pouco mais de meio século a civilizadíssima Europa era palco de guerras fraticidas, era pasto de ódios tão intensos quanto os que, ainda hoje, encontramos na antiga Jugoslávia, entre servios, croatas, bósnios, etc, e pensamos: que primitivos...

Sobre o Boris Vian veja mais.

Tuesday, November 18, 2008

FILOSOFIA COM DESIDÉRIO MURCHO

Como os meus leitorzinhos já não dispensam, aqui fica a coluna semanal do Filósofo Desidério Murcho, às terças feiras no Público.

Já sabe: clique para aumentar e ler;

retorne com <-

Monday, November 17, 2008

FRANÇOISE HARDY - "J'SUIS D'ACCORD"

A propósito dos porquês, veio o Antoine e a reboque do Antoine vieram os anos 60 e a Françoise Hardy. Enjoy! Ela diz que está de acordo...

LES ÉLUCUBRATIONS D'ANTOINE

A propósito dos porquês da MAC no blog O resto da couve, veio o Pourquoi, pourquoi les canons do Antoine e, como não podia deixar de ser, aqui vai o grande sucesso do arquitecto cantor: les élucubrations d'Antoine

Sunday, November 16, 2008

DEFINIÇÃO DE CHARME - Albert Camus

O Público traz-nos hoje uma definição muito interessante de "Charme", da autoria do malogrado Albert Camus, filósofo existencialista morto num acidente de viação ainda meio jovem, deixando a arena existencial ao vesgo Jean Paul.

Se bem me lembro, Camus morreu numa recta ladeada de árvores, com um espaçamento tal que a uma dada velocidade, com o sol muito baixo, próximo do soleil couchant, a sombra dos troncos intercalada pela luz incidindo entre eles tinha um efeito hipnótico sobre os condutores, levando ao acidente.

Sim, não, talvez? Who cares?!

PEDIR A DEUS E O SPA DA VAGINA

Deixo aos meus queridos leitorzinhos esta bela peça de literatura, na qual acharão notícias interessantes que, certamente, não leram (eu não li) na imprensa diária ou periódica. Como de costume, cliquem na figura, para a leitura ser mais fácil (vá lá, arrumem a lupa e assobiem para o ar...).

Para além do texto, é verdade que este belo par de cus, se bem que previsivelmente lesbianos, cumprem cabalmente a sua função decorativa que, espero, fará este despretencioso blog acelerar para as 100.000 visitas mais cedo do que o previsível.

Realmente, não deixava de viver nestes tempos por nada deste mundo (força de expressão, claro). Tempos muito giros, sem dúvida, de contrastes, de progresso e também do seu contrário! Tempos que me deixam frustrado quando tento exprimir o quanto me agradam, interessam e motivam.

O à vontade com que se tratam temas tabú ainda há menos de meia geração contrasta de forma gritante com os bota de elástico que continuam a achar que os chatos comem alface e as criancinhas vêm-nos parar ao lar, esteja o berço pronto ou não, por obra e graça do Espírito Santo - o fantasminha (Holly Ghost) não o consorte da tia Kiki.

Ainda não há dois meses, no artigo da revista do Público sobre famílias numerosas, se dizia que os manos (5!) rezavam para que viesse ao mundo mais um deles para o grupo. Rezavam?! Então isso não é coisa de pedir aos pais?! A menos que ao acto coital se chame agora "rezar". Se calhar...

Realmente, numa família numerosa, catolicíssima, cheia de eufemismos para não pecar bela boca (...), não estranharia que o esposo (castíssimo!) se dirigisse à virtuosíssima esposa nestes termos:

- Docinho (está na moda...) não quer subir para rezar comigo?

Responde a visada:

- Não, bébé (também está na moda) ainda tenho os joelhos doridos da reza de ontem...

Isto está bonito, está...

Saturday, November 15, 2008

A RIQUEZA DAS NAÇÕES - PIB EM2007

Clique para ampliar; retorne com <-

Os valores são em milhões de dólares A pensar nos meus queridos leitorzinhos para quem os números não são uma chatice terrível, e para quem mil, um milhão e um bilião (american style) e o milliard não são iguais ao litro, deixo aqui, tirado do Público (where else?!), um gráfico de barras representado os 36 maiores PIB do mundo, em 2007.

36 foi para chegar até Portugal.

Esta informação é particularmente importante porque podemos ler jornais e ouvir/ver telejornais em barda e só ficamos a saber de PIB's per capita, mesmo assim o mais provável é ficarmos apenas com as variações anuais. Toda a gente já ouviu n vezes que o PIB da China cresce a dois dígitos (>10% ao ano) desde há dez anos, que o PIB angolano cresceu acima dos 20% nos últimos dois anos (salvo erro), que o PIB português, depois de muita ginástica contabilística, tem andado um bocado abaixo dos 2% e este ano anda abaixo de 1% (e a ver vamos como fica no fecho do ano).

Estamos marrecos de ouvir falar no G7 onde, misteriosamente, nos últimos anos, se tem sentado o Canadá (?!) mas não a China...

E ficamos (eu tenho-a atravessada) com a pergunta: porra, afinal, em valores absolutos, como é? A China já ultrapassou a Alemanha? A Índia por onde anda? e o Brasil? Fala-se dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) mas quanto valem (em termos de PIB, entenda-se)?

Este gráfico dá-nos a resposta. Atenção que a China, a crescer em 2007 acima dos 10% e a Alemanha na casa dos 2%, está visto que já está em 3º lugar e começa a morder as botas ao Japão.

Os States, esses estão ainda muito, muito longe.

Reparam na curiosidade da posição mano a mano de Portugal e da Venezuela? O nosso Zé Sócrates deve andar a tentar ultrapassar a Venezuela e, com jeitinho, o Irão.

A Grécia do tempo do Cavaco já vai longe...

Friday, November 14, 2008

NOJOOD, MULHER DO ANO!

Clique na imagem para ler o texto (vale a pena).

Retorne com <-

Não sei se se lembram de uma estória que contei aqui, que é em tudo semelhante à que teve agora o seu epílogo.

A ambas o Público deu o devido destaque, honra lhe seja por isso!

Os nomes são diferentes mas as miúdas são tão parecidas como as estórias.

A miúda (tem um ar espertíssimo, raio da miúda!) e a advogada que a defendeu e tem defendido outras "jovens esposas" em fuga foram consideradas entre as Women of the Year em 2008 e foram à Big Apple receber o prémio e o justo aplauso do mundo civilizado.

Parabéns a ambas!

Shame on you, muslim dark world...

Thursday, November 13, 2008

ERVA DANINHA ... ATÉ VER

Se pensarem bem, isto também se aplica às pessoas, se bem que, as mais das vezes, um grandecíssimo cabrão é-o não obstante lhe conhecermos algumas virtudes: classificamo-lo no cômputo geral do que conhecemos.

Talvez seja o caso do Saramago (nome dado a erva daninha, vá lá, vão ao dicionário) que, não obstante ter alguns livros que me enchem as medidas, considero-o um bardamerdas da pior espécie.

Mas, realmente (e eu que o diga), muitas vezes só conhecemos de uma pessoa o que de desagradável nos chegou e taxamo-la em função disso antes de termos a possibilidade (e o interesse...) de lhe conhecermos as virtudes.

HUMOR DE OSCAR WILDE

Segundo o Público, saíu um livro sobre o Oscar Wilde, a sua sabedoria e o seu humor.

Para variar, espero que seja mais sobre o Homem, e menos sobre as suas chatices, a tragédia do seu homo-activismo (muito) precoce, o choque com o papá Lorde de um "menino" mimado (Bosie, o nick name, se bem me lembro, do Lord Alfred "Rabeta" Douglas) que deu a volta à cabeça e ao mundo do divino Óscar.

Puta de sociedade aquela em que, em privado tudo passava mas quando as coisas vinham a público (ainda por cima sem dourar a pílula) a tolerância, já não digo aceitação, era um zero absoluto.

Wednesday, November 12, 2008

AS DELÍCIAS DOS VIOLINOS

Num site onde às vezes dou umas bicadas (e levo uns arrasos...) uma dondoca mandou-me calar mas teve a gentileza de me deixar um link para o Youtube em que o Menuhin tocava Bach ao violino. Aqui vai:

http://www.youtube.com/watch?v=julBoaxI10g

E, já que estamos com o queixo no violino, aqui vos deixo também o Capricho nº 24 de Paganini pela Hilary Hahn.

Então, vá:

http://www.youtube.com/watch?v=Lh3D_ujMjtM&feature=related

Para completar o ramalhete, vai o concerto para violino e orquestra de Tchaikovsky, com a Sarah Chang a solista. A gravação não está grande espingarda, mas, enfim...

http://www.youtube.com/watch?v=spjSYilnUmc&feature=related

OBAMA, Ó QUE LINDO OBAMA...

Como não consegui por a musiquinha num comment ao post do Obama (foram duas tentativas goradas...) deixo aqui o link, porque acho que vale a pena.

Obama, oh, que lindo Obama!

O OUTRO - COLUNA DE DESIDÉRIO MURCHO

Com a devida vénia, aqui fica a coluna do filósofo Desidério Murcho, no Público às terças feiras.

Sunday, November 09, 2008

Friday, November 07, 2008

TECNOLOGIA FRANCO-CANADIANA - PUM!!!!!

Não perca este teste, de uma arma que pode fazer a diferença em qualquer teatro de operações.

BUSH A CAMINHO DA REABILITAÇÃO

"É FÁCIL CRITICAR AS OPÇÕES DE BUSH. MAS AS GUERRAS DO AFEGANISTÃO E DO IRAQUE E O RECENTE RESGATE DOS BANCOS FORAM VOTADAS POR MAIORIAS DE AMBOS OS PARTIDOS"

Clique na imagem para aumentar e ler; clique na seta <- para retornar ao blog.

Não perca este texto do historiador Rui Ramos publicado, curiosamente no the day after da eleição do Obama (Público de 5/11).

Como eu sempre disse, não considero o Georges W particularmente mau, para além de encarnar a figura do que a Europa (e a costa Leste dos States...) mais detesta num Presidente americano:

  • não sabe nada da História da Europa (não saberá?...),
  • não percebe bem por que é que alguns maduros falam de Portugal e Espanha (não é o mesmo?!),
  • meteu-se forte nos copos, em tempos (e se calhar também nos últimos tempos) e, para cúmulo,
  • está-se cagando de alto e de repuxo para tudo isso (who cares?!)...

Mais, bateu numa eleição limpa (os tribunais dos States nem sequer foram incomodados, portanto...) o papa do politicamente correcto, esse presunçoso vendedor de banha da cobra que anda a dizer há 8 anos que era o próximo Presidente dos States (in your dreams, sucker!!!).

Ainda por cima, depois de fazer uma guerra com o beneplácito da Europa e da Costa Leste (sim, sim, da ONU), meteu-se noutra, estrategicamente identica, conjuntamente com a maioria dos países que contam (...), mas (caraças!!!!) sem a participação de la France (sim, sim, e sem a benção da ONU)...

Aí, o cara dançou!

Mas... leiam o homem e estejam atentos aos textos que, fatalmente, se seguirão versando, mais ou menos o mesmo tema.

Wednesday, November 05, 2008

USA - O PAÍS ONDE TUDO É POSSÍVEL!

BARACK OBAMA, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Duvido muito que os Founding Fathers ficassem orgulhosos com o resultado produzido pelo sistema que montaram para os States. Afinal eram esclavagistas e a chacina de milhões de índios não iria tirar o sono aos seus sucessores...

Mas a verdade é que o edifício que os Founding Fathers foundaram, tem permitido a gerações e gerações de famélicos da terra viver o sonho americano e, à força de muita luta, muita persitência, muito desengano, chegar onde provavelmente nunca chegariam noutro país.

Como muito bem lembrou o antigo Secretário de Estado e antigo Chefe do Estado Maior Conjunto Colin Powell, republicano, ao manifestar o seu apoio a Obama, este está sobre os ombros de muitos outros e, se os americanos descendem de emigrantes, aqueles de quem eles descendem chegaram acorrentados.

Não tenho nenhum motivo para pensar que Obama venha a dar um grande Presidente, nem o oposto. Mas deve ser dito que a chegada de um "negro" à presidência está longe de constituir um acaso; vem, isso sim, na sequência lógica da emancipação dos negros americanos que, ainda há bem poucas décadas (nos anos 60 do século passado) viviam, nalguns estados, em verdadeiro apartheid e nos restantes confinados a ghetos donde têm ascendido na escala social, política e militar.

Deixou de ser raro vermos "negros" como Mayors de grandes cidades, governadores, senadores, advogados em processos multimilionários, generais, membros do Supremo, membros do Governo (Secretários de Estado dos dois últimos Presidentes, um democrata outro republicano). A chegada ao topo foi o culminar desta ascenção, impossível em muitos países tidos como menos "racistas" que os States.

Por isso, mais do que Obama e os seus intelectualoides da costa leste (e da Europa...) está de parabéns a grande nação Americana.

Tuesday, November 04, 2008

WILSON NA PEDRA

Este Presidente apagadote (não fora a Grande Guerra e o afundamento do Lusitania e talvez só o João Carlos Espada o conhecesse...) produziu este pensamento que, não parecendo nada de espcial, é só uma espécie de princípio geral do funcionamento das equipas.

Não, não tem nada que ver com o Frankenstein, give me a break!!!

INSULTO, COM DESIDÉRIO MURCHO

E AQUI FICA A COLUNA SEMANAL DO FILÓSOFO DESIDÉRIO MURCHO NA p2, DO PÚBLICO.

A alusão (se bem percebi...) à queixa de alguém contra os Gatos Fedorentos por terem encenado uma missa ao Magalhães está um mimo:

"Uma cerimónia cheia de pompa - como um ritual religioso - só pode funcionar enquanto as pessoas não desatarem a rir perante tanto auto-engano: símios cheios de maneirismos a fazer coisas importantes quando toda a gente sabe que o importante não é o que se faz nas cerimónias pomposas e nos rituais, mas na vida real "..." Daí que qualquer humor baseado em cerimónias pomposas seja sempre insultuoso para os cerimonialistas: a gargalhada põe a nu o auto-engano".

Read the man!

Clique na imagem para ampliar e ler o texto.

Clique no retorno <- para voltar ao blog.

O SUAVE MILAGRE

"SE ANTES ERA PRECISO ESTUDAR AS CAUSAS DOS MAUS RESULTADOS A MATEMÁTICA, AGORA É URGENTE ESTUDAR AS CAUSAS DO MILAGRE"

Os resultados dos exames são um verdadeiro espanto? De modo algum: quem viu os testes opinou logo, em cima da hora, que eram excessivamente fáceis (intencionalmente fáceis...) e a prova está à vista.

Como é que se pode ter uma cara de pau tão grande que se admita uma progressão tão descomunal (ainda por cima em matemática!) num só ano, na maioria das escolas? Tomam-nos por burros?!

Parece que sim...

Leiam o que o António Barreto diz, no Público de domingo, a este respeito:

Clique na imagem para ampliar;

retorne com a seta para a esquerda.